Buscar

Bacia do Uruguai

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bacia do Uruguai.
Nomes: Eric, Leonardo J. Sipert, Mateus Zimmermann. 
	A bacia do rio Uruguai está localizada na região sul do Brasil (sul de Santa Catarina, todo Rio Grande do Sul), norte do Uruguai e leste da Argentina.
	Principal rio, Uruguai.
	
	Abrange uma área de 385.000 km² de extensão.
	A região possui um total de 384 municípios brasileiros, dos quais merecem destaque Lages e Chapecó, em Santa Catarina; Erechim, Ijuí, Uruguaiana, Santana do Livramento e Bagé, no Rio Grande do Sul.
	
	Esta bacia hidrográfica é composta pelo rio Uruguai (principal rio da bacia) e seus afluentes.
	Principais afluentes do rio Uruguai: rio do Peixe, rio Chapecó, rio Peperi-Guaçu, rio Icamaquã, rio Apuauê, rio Passo Fundo, rio Ijuí, rio da Várzea, rio Quaraí e rio Inhandava.
 Rio Ijuí. 
	A região hidrográfica do Uruguai tem grande importância para o país, pois atende a agroindústria e tem grande potencial hidrelétrico são muito utilizadas para irrigação, principalmente da cultura do arroz; indústria e abastecimento urbano e rural.
Principais hidrelétricas e suas localizações 
Usina Hidrelétrica de Itá (no rio Uruguai) 
Usina Hidrelétrica de Machadinho (no rio Uruguai) 
 Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó (no rio Uruguai)
 Usina Hidrelétrica Binacional de Salto Grande (no rio Uruguai)
Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó (no rio Uruguai)
	Em relação à vegetação, a bacia apresentava, originalmente, nas nascentes do rio Uruguai, os Campos e a Mata com Araucária e, na direção sudoeste a Mata do Alto Uruguai, Mata Atlântica. Atualmente, a região encontra-se intensamente desmatada e apenas regiões restritas conservam a vegetação original.
	A navegação nos rios da bacia é viável somente no trecho inferior, partindo da foz da Prata. À medida que se sobe o rio, a navegação torna-se gradualmente inviável. Até a região de Salto temos a navegação de pequenas embarcações; acima desse ponto, torna-se a navegação dificultosa pela presença de rápidos e corredeiras. Um pouco mais acima deste ponto, entre São Borja e Uruguaiana pratica-se a navegação, porém com embarcações de pequeno porte.
	Na região destacam-se os impactos ambientais relacionados ao lançamento de esgotos in natura em seus principais centros urbanos (Lages, Chapecó, Erechim, Uruguaiana, Alegrete), e em suas áreas rurais associadas à suinocultura, avicultura, agrotóxicos, mineração e efluentes das indústrias de celulose.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando