Buscar

PIM I COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
3.1 Resumo Sobre Comunicação Empresarial
A comunicação dos homens entre si surgiu da necessidade de compartilhar suas ideias, vontades e necessidades. Um número cada vez maior de meios de comunicação são colocados à disposição das organizações para tornar possível a troca de informações entre os funcionários, e na relação empresa-cliente. A comunicação é algo vital, nos comunicamos até mesmo sem querer necessariamente dizer algo.
No quesito linguagem, temos a não verbal (sons, linguagem corporal, expressões, sons, etc.), e verbal (escrita ou falada). As companhias utilizam as duas formas de linguagem para se comunicar interna e externamente, pois uma complementa a outra.
A comunicação é nos dias de hoje tão importante quanto a produção do produto nas empresas, pois é utilizada para divulgar a qualidade, despertar o desejo, a necessidade por determinada marca ou produto, apresentar os diferenciais e vantagens sobre os concorrentes. 
A forma com que a corporação vai usar para se comunicar com clientes, fornecedores e funcionários determina seu sucesso, atingir o público alvo de maneira positiva exige muito estudo sobre Comunicação, público alvo, e o produto ou serviço ofertado, bem como a boa comunicação, valorização e respeito aos colaboradores determina o sucesso também interno, com funcionários responsáveis, motivados e comprometidos, realizando um trabalho efetivo.
	
3.2 Estrutura da Função de Comunicação na Empresa
	Trazemos neste Projeto as formas de comunicação utilizadas pela empresa, tanto interna, quanto externa, e como ela tem o poder de influenciar desde os funcionários com palestras, os motivando, até o consumidor final que sente a “necessidade” de matar sua sede com uma Coca-cola (e exclusivamente com uma Coca-cola!).
	A Coca-cola Brasil construiu uma imensa estrutura de comunicação, investindo “pesado” na equipe de Marketing, Atendimento ao Cliente (eficiente, e sempre resoluto), Merchandising, Comunicação Interna (sempre motivando com palestras e promoções internas). Hoje colhe bons frutos desta estrutura e preocupação, mas sempre inovando e investindo mais e mais, mesmo estando consolidada no Brasil (que representa a quarta posição entre os países que mais consomem seu produto)
3.3 A Comunicação na Empresa e Veículos Utilizados
Podemos notar que a empresa se comunica com os mais variados tipos de técnicas e tecnologias. 
Bons exemplos de veículos de Comunicação interna são e-mails, palestras, reuniões das equipes e feedbacks (diretoria, chefia, força de vendas, logística, produção, administração, financeiro, qualidade, etc.), memorandos para formalizar a informação de algum acontecimento importante, entre outros. A empresa também se preocupa com a família do funcionário, cria ações e eventos anuais para promover a integração desses familiares na companhia, e usar toda essa influência da família de forma positiva, de modo a trazê-los para próximo de si.
Temos na Comunicação externa os anúncios online: e-mail, redes sociais, anúncios em sites parceiros. E offline: cartazes nos PDVs, comerciais na TV, adesivos nos carros das equipes de vendas e nos caminhões, displays e expositores de produtos, revistas, outdoors, refrigeradores fornecidos aos pontos de venda, etc.
3.3.1 Comunicação Interna	
A Coca-cola tem como um de seus princípios, manter uma boa comunicação com seu extenso quadro de funcionários. Uma Pesquisa de Clima Organizacional é aplicada constantemente dentro da organização sendo considerada por eles como uma ferramenta estratégica. Aplicada em toda empresa desde diretoria até os operários, abordando temas como a comunicação, engajamento, imagem, liderança, gerência, remuneração e benefícios, entre outros. Sua implementação necessitou de um bom planejamento e um forte processo de comunicação aos funcionários, cujos resultados obtidos são tabulados e servem de base para a criação de planos de ações dentro da empresa. Utiliza e-mail, palestras, murais nas fábricas, memorandos, e os próprios superiores diretos para realizar a “ponte empresa-funcionário” aos seus subordinados, por meio de reuniões e feedbacks.
              Em uma matéria ao site RH, a Coca-Cola declarou “nós acreditamos que o trabalho é mais do que um lugar que você vai todos os dias. Deve ser um lugar para criatividade, crescimento pessoal e relações interpessoais". Com isso a organização demonstra seu comprometimento com tudo que envolve os seus funcionários, e consequentemente mantém sua equipe motivados e em um ambiente agradável.
	A empresa também realiza eventos para as famílias dos funcionários como acampamentos para filhos adolescentes com palestras, noite da pizza, o programa “Mulheres de Valor”, que é um dia todo dedicado às esposas dos funcionários com palestras, sorteios, ações sociais. Fica evidente a preocupação da corporação em manter as famílias dos colaboradores próximas e satisfeitos com a empresa.
3.3.2 Comunicação Externa
A Coca-Cola é se não a principal, uma das companhias que mais nos faz pensar em Publicidade e Marketing, mundialmente conhecida por seus comerciais, campanhas e promoções, investiu em 2017 cerca de R$3 bilhões em comunicação externa (ou seja, investiu em comerciais na TV, cartazes nos pontos de venda, contratação de uma nova agência de Publicidade, cujo montante é 10% maior do que investiu nos últimos 5 anos), e junto ao marketing da própria empresa, tem trabalhado pesado na divulgação dos produtos: Coca-Cola Zero Açúcar, e Coca-Cola Verde (com stevia e 50% menos açúcar), buscando atingir um público que vem se informando cada vez mais, e buscando produtos com teor de açúcar reduzido. Alterando as embalagens dos refrigerantes da linda Coca-Cola. Tal medida tem como objetivo, crescer a distribuição do refrigerante Zero Açúcar e Com Stevia em 50%; e passar a tratar as outras versões como variantes de uma mesma marca e não marcas distintas, unificando a publicidade com o produto tradicional.
Um excelente exemplo de comunicação externa extremamente eficaz por parte da empresa, são os comerciais na TV por exemplo, onde o tradicional urso polar abre uma Coca-cola com sua família na noite de natal junto ao Papai Noel, vestido com uma roupa vermelha, a mesma cor utilizada nas embalagens do produto, virou uma marca registrada, que simplesmente não temos como não relacionar mais o Natal com a Coca-cola.
Caminhões vermelhos com o Logotipo, realizam as entregas diariamente por todo o país, inconscientemente relacionamos a visão do caminhão vermelho com a sede (de Coca-cola, claro!). Também é um excelente exemplo de como a empresa se comunica mesmo que não-verbalmente para vender mais que um refrigerante, vender uma ideia, a ideia da sede, a ideia de que essa sede só pode ser saciada com um refrigerante!
As promoções que a empresa realiza regularmente, como nas Olimpíadas, Copa do Mundo da FIFA, entre outras ocasiões como dia das mães e Natal marcam presença mais fortemente nas residências dos consumidores para aumentar as chances de ser premiado ou sorteado pela marca. Estas campanhas e promoções alavancam as vendas e divulgam ainda mais a empresa como marca Coca-cola.
Além disso, a empresa ainda conta com a loja online www.loja.cocacola.com.br, onde fornece a experiência de vender diretamente ao consumidor final, que por sua vez, tem a oportunidade de reabastecer seu “estoque”, sem se deslocar ao Ponto de Venda, e receber seus produtos no conforto de sua casa sempre que precisar.
 3.4 Atendimento ao Cliente
A Coca-Cola também investe muito no atendimento ao consumidor, onde o mesmo tem a possibilidade de fazer sugestões, registrar reclamações, ou até mesmo tirar dúvidas. Abaixo encontramos as formas de comunicação, e Centrais de Relacionamento:
Telefone (0800 021 21 21): Uma equipe de mais de 50 funcionários recebe ligações de todo o país todos os dias, solicitando a solução de problemas, recebendo elogios e reclamações;
Carta via correios: Mesmo nos dias atuais, ainda há uma pequena parcelados consumidores da marca que não abrem mão de enviar uma carta feita a mão. A resposta da empresa se dá por correspondência, ou telefone.
Chat online e envio de e-mail no site (www.cocacolabrasil.com.br): O cliente encontra as opções de se comunicar com a companhia com apenas alguns cliques, e registrar sua solicitação formalmente.
Área “Dúvidas frequentes (FAQ)”: Também no site www.cocacolabrasil.com.br localizamos muitas perguntas que frequentemente são realizadas pelos cliente nos demais canais de atendimento, área criada para minimizar a demanda de ligações e e-mails a responder, por exemplo, que fossem somente com intuito de tirar algumas dúvidas que podem ser solucionadas com este campo.
Redes Sociais (Facebook, Twitter, Instagram, etc.): Além de serem utilizadas para divulgar novos produtos, promoções, e novidades, a marca também utiliza as redes sociais para responder às dúvidas, reclamações e solicitações dos consumidores.
Fontes:
www.cocacolabrasil.com.br
www.economia.estadao.com.br
www.loja.cocacola.com.br
www.promocao.cocacola.com.br
www.cocacolabrasil.com.br/historias

Outros materiais