Buscar

RESENHA CRITICA FILMES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

RESENHA CRITICA FILMES:
WAR DANCE e BILLY ELLIOT
Mateus de Sousa Ferreira
Resenha critica
 
Mateus de Sousa Ferreira
Curso: Educação Física/Noturno
Disciplina:
Obras resenhadas: War Dance, filme documentário de 2007, escrito e dirigido por Sean Fine e Andra Nix Fine. 
Billy Elliot, filme de drama comédia de 2000, dirigido por Stephen Daldry.
Resenha:
O primeiro filme, o documentário War Dance, retrata como é a vida em um acampamento de refugiados que fica em uma vila em Patongo, cidade da Uganda. O documentário tem o foco em três personagens principais, três crianças que irão participar de um grande festival competitivo de dança e música junto com mais uma grande quantidade de crianças do acampamento. Durante a preparação para a competição, essas três crianças, que são Dominic um menino que toca xilofone, Rose uma menina que dança e Nanci uma menina que canta, vão sendo acompanhadas no seu dia a dia e contam suas histórias de como chegaram ali. Uma história mais triste que a outra é contada pelas crianças, Dominic conta como virou um rebelde depois que foi capturado com mais uma dezena de crianças em uma escola, também conta como matou um casal de trabalhadores rurais e como escapou dos rebeldes. A também a história de uma das meninas que se escondeu no matagal para não ser levada e quando voltou para sua aldeia encontrou seus pais decapitados. O documentário vai mostrando como é a preparação dessas crianças e no final como foi a competição no festival onde o acampamento deles, os Acholi, ganha na categoria da dança e Dominic ganha como melhor xilofonista. 
O segundo filme, o drama que conta a história de Billy Elliot, um menino nascido na Inglaterra, filho de um pai que trabalha em uma mina de carvão, assim como seu irmão, sua mãe é falecida, sua avó mora com ele também. Billy tem aulas de boxe e com a greve dos mineiros de carvão a sala onde dançavam as meninas do ballet acaba ocupada por estes e o treinador de boxe deixa que a professora de ballet com suas meninas use a área ao lado da do treino de boxe, nesse momento Billy acaba tendo contato com o ballet e acaba se apaixonando pela dança, a trama se desenvolve a partir daí com Billy fazendo aulas escondido e contra a vontade de seu pai. Billy com o passar do tempo torna-se muito bom no ballet e passa a sonhar com a Royal Ballet School, maior e mais conceituada escola de ballet da Inglaterra, durante a busca por esse sonho muita coisa acontece, e no final seu pai que era contra seu filho fazer ballet passa a apoia-lo, ele enfim consegue entrar na Royal Ballet School, e encerra-se o filme com uma apresentação de Billy alguns anos mais velho em uma grande apresentação e seu pai, seu irmão e Michael, seu melhor amigo, na plateia assistindo. 
Os filmes tem, em minha opinião, como principal mensagem a força transformadora da dança, como ela pode tirar uma pessoa de uma realidade triste ou até mesmo horrível e devastadora, seja por alguns segundos mágicos, a dança tira essas pessoas de suas duras realidades e as transporta para um mundo diferente onde eles esquecem de seus problemas. E passam essa mensagem mostrando realidades diferentes das nossas, mostrando dificuldades enfrentadas em outras culturas e tempos. O documentário War Dance traz uma visão mais impactante, onde você pode ver a realidade de refugiados em situação de constante ameaça, e você pode realmente enxergar um pouco da importância da arte na vida dessas pessoas, como é importante para estes fugirem um pouco de sua realidade e terem um momento de felicidade. O segundo filme, me passa um pouco de como a dança pode combater o preconceito, e como esta pode ser bonita.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando