Buscar

Geologia 11

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Capítulo 11
Relógio nas Rochas: Datando o Registro Geológico
Idade absoluta: evento no registro geológico: número de anos transcorridos desse evento até os dias atuais.
Fóssil é um artefato de vida preservada no registro geológico.
Princípio da Horizontalidade original: sedimentos depositados sob influencia da gravidade como camadas quase horizontais.
Princípio da superposição: cada camada de rocha sedimentar é mais nova que aquela sotoposta e mais antiga que a sobreposta.
Sucessão Estratigráfica: sequência cronologicamente ordenada de estratos.
Dois problemas: lacunas na sucessão estratigráfica de uma região. Difícil determinar as idades relativas das duas formações que estavam amplamente separadas no espaço.
WILLIAM SMITH: diferentes camadas tinham diferentes tipos de fósseis e foi capaz de posicionar cada camada a partir da outra pelas características dos fósseis que continham. Ordem estratigráfica de fósseis de espécies animais produz uma sequência faunística.
PRINCÍPIO DA SUCESSÃO FAUNÍSTICA: os estratos sedimentares em um afloramento contêm fósseis em uma sequência definida. A mesma sequência pode ser encontrada em afloramentos em outras localidades, de forma que os estratos de um local podem ser correlacionados com os do outro.
Paleontologia: estudo da história de antigas formas de vida.
Discordância: lacunas
Superfície entre duas camadas que foram depositadas com um intervalo de tempo entre elas – o limite ao longo do qual as duas formações existentes encontram-se. 
Sequência sedimentar: série de camadas delimitadas acima e abaixo por discordâncias. 
~DESCONFORMIDADE: discordância em que o conjunto superior de camadas assenta-se em uma superfície erosiva desenvolvida sobre um pacote de camadas não deformadas e disposta na posição horizontal.
~NÃO CONFORMIDADE: discordância em que o pacote superior de camadas recobre rochas metamórficas ou ígenas intrusivas
~ANGULAR: discordância em que o pacote superior de camadas sobrepõe-se a um inferior cujas camadas foram dobradas por processos tectônicos e depois sofreram erosão em uma superfície mais ou menos plana.
Relações de Seccionamento
Podem ser usadas para estabelecer as idades relativas de intrusões ígneas ou falhas na sucessão estratigráfica. Eventos deformacionais ou intrusivos ocorrem depois que as camadas sedimentares afetadas foram depositadas.
Intervalo de Tempo Geológico
A escala do tempo geológico divide a história da Terra em intervalos marcados por conjuntos distintos de fósseis, impondo limites nesses intervalos.
- ERAS: Paleozoica, Mesozoico, Cenozoica.
- PERÍODOS: Jurássico, Carbonífero, Terciário e Quaternário.
- ÉPOCAS: Miocena, Pilocena, Pleistocena, Holocena.
Datação isotópica: elementos radioativos naturais para determinar as idades das rochas.
No momento da morte, a quantidade de Carbono-14 em relação aos isótopos estáveis de carbono-12 no vegetal é idêntica àquela da atmosfera. A quantidade decresce à medida que o carbono-14 no tecido morto se desintrega. Podemos estimar a idade absoluta do material vegetal extrapolando a razão entre c14 e c12 medida no material voltando no tempo para comparar a razão na atmosfera quando o vegetal morreu.
- ÉON HADEAN: 4,56 bilhões a ± 3,9 bilhões de anos atrás.
- ÉON ARQUEANO: ± 3,9 bilhões a ± 2,5 bilhões de anos atrás. Sistemas do geodínamo, da tectônica de placas e do clima forma estabelecidos. 
- ÉON PROTEROZOICO: ± 2,5 bilhões a 542 milhões de anos atrás. Última fase do pré-cambriano. Sistemas da tectônica de placas e do clima. Aumento da quantidade de oxigênio na atmosfera terrestre. 
- ÉON FANEROZOICO: marcado pela aparição de fósseis de conchas no começo do período cambriano.
Estratigrafia: SEQUÊNCIAS (imagens sísmicas de rochas sedimentares, mapear em três dimensões); QUÍMICA (variações químicas podem ser preservadas > impressões digitais); PALEOMAGNÉTICA (campo magnético reverte-se a intervalos irregulares, observados em núcleos sedimentares, impressões magnéticas datadas usando sucessões faunísticas).

Continue navegando