Buscar

Sócrates e a Filosofia Grega

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Sócrates foi o grande filósofo da dialética, herança de seus tempos de sofista, e nas narrações de Platão ele foi um homem extremamente virtuoso, sábio, justo e democrático. Sócrates como toda grande figura mundial morreu pela justiça, foi acusado injustamente de corromper os jovens e foi condenado a morte por envenenamento. Reza a tradição de que seus discípulos ainda tentaram salvá-lo da morte, prepararam um barco, subornaram o carcereiro e tentaram levá-lo, mas ele prontamente se recusou a ir, pois tinha sido condenado de forma democrática. Toda essa história é narrada pelo seu mais ilustre discípulo Platão no Mito da Caverna. Aí é que se encontra o cerne da história, como tudo isso surgiu na Grécia, os europeus cheios de orgulho amam falar que a filosofia surgiu na Grécia, ou mesmo que Sócrates é o marco de toda a filosofia por sua forma de pensar, por suas indagações, contudo a filosofia já existia no Egito, na China antiga, na região da Mesopotania, e em diversos lugares do mundo, no entanto, Sócrates, Platão e posteriormente Aristóteletes, todos esses na Grécia fundaram ideias que se reiteraram e estão vivas até os dias de hoje.
2- Os sofistas elaboravam muito nas perguntas, mas tecnicamente o conteúdo era vazio. Se denomina como um argumento falso. Eles pregavam argumentos falsos, não iam pela razão e achavam que apenas por discutir a tal assunto, já tinham uma certa opinião formada. O que causou muita confusão entre eles e Sócrates
3-Os sofistas se compunham de grupos de mestres que viajavam de cidade em cidade realizando aparições públicas (discursos, etc) para atrair estudantes, de quem cobravam taxas para oferecer-lhes educação. O foco central de seus ensinamentos concentrava-se no logos ou discurso, com foco em estratégias de argumentação.
4-O método dialético de Sócrates está ligado à sua descoberta da essência do homem como alma (psyché) e tendo o modo consciente a despojar a alma da ilusão do saber. Como sistema de ensinamento usava o dialogo em sintonia com a razão para levar o interlocutor ao encontro da sua alma, fundamentalmente de natureza ética e educativa. 
5-A mãe de Sócrates era parteira e ele costumava dizer que sua mãe ajudava no nascimento dos corpos e que ele também era parteiro, mas não de corpos e sim de almas, pois através da maiêutica ele auxiliava as mentes das pessoas a se libertarem das aparências e buscarem a verdade.
6- Sócrates foi condenado sob acusação de corromper os jovens e de não crer nos deuses de Atenas, essa condenação é injusta. Na verdade ele só foi acusado porque começou a incomodar os "sábios" e os poderosos de sua época, Sócrates ensinava qualquer um sem nada cobrar, para Sócrates filosofia não é profissão é atividade do homem livre, ele ensinava o povo a conceber suas próprias ideias, verdades e a questionar. Quando questionamos e buscamos a verdade incomodamos aqueles que possuem poder seja ele político ou econômico, pode ser perigoso ter a verdade à mostra!
7-Não era bem desobedecer as leis, ele preferia não fazer parte em um mundo onde a lei não era confiável.
9A- Foi condenado por "corromper a juventude". Xantipa, sua mulher, ao visitá-lo na prisão, reprovou a sua passividade, revoltando-se contra a sentença injusta e mentirosa. 
"Então,"respondeu Sócrates, "terias preferido que fosse verdadeira?" 
Sócrates morreu para mostrar que a sentença era injusta, e isso fez com que suas idéias, divulgadas por Platão, seu discípulo preferido, sobrevivessem até hoje. 
9B- Pois ele justifica o exterior pelos valores que vêm do interior.

Outros materiais