Buscar

Biblioteca 1243115

Prévia do material em texto

Prof. Dr. Mauro Leão
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Aula 4 – A atualidade das Ciências Sociais na compreensão da sociedade contemporânea: globalização, multiculturalismo, desenvolvimento sustentável e exclusão social
AULA 2
Nesta aula iremos refletir sobre:
 As questões relacionadas à desigualdade, pobreza e exclusão na sociedade contemporânea, marcada pela globalização.
 O conceito de desenvolvimento ecologicamente sustentável e sua relação com o desenvolvimento da sociedade.
 O movimento de globalização visto como mais uma etapa de desenvolvimento do capitalismo.
Aula 1- A análise antropológica da cultura
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 2
A atualidade das Ciências Sociais na compreensão da sociedade contemporânea: globalização, multiculturalismo, sustentabilidade e exclusão social
AULA 2
A globalização pode assim ser definida como a intensificação das relações sociais em escala mundial, que ligam localidades distantes de tal maneira que acontecimentos locais são modelados por eventos ocorrendo a muitas milhas de distância e vice-versa.
(Giddens, Anthony. As consequências da modernidade, pg. 69.)
 A GLOBALIZAÇÃO CULTURAL
AULA 2
Em regiões como a América Latina assistimos a um processo de hibridização cultural, que ressalta a consciência do caráter multicultural das diferentes sociedades latino-americanas. Contudo, nem sempre a evidência desta diversidade tem apontado num sentido de um convívio mais democrático entre as diferentes culturas. 
Aula 10
 A multiculturalismo
AULA 2
   Esta visão da formação do povo brasileiro começa com a explicação biologizante da mescla de três raças: a branca, a indígena e a africana. Se nossa formação é esta, a chegada posterior de imigrantes europeus instigava a visão biológica, salientando nossa capacidade singular de absorção do "outro". Mas, esta fábula de três raças surge ainda no Brasil Império, entre os pesquisadores naturalistas, e ganha a adesão de cronistas e escritores, em meio às teorias da época que reuniam os saberes biológicos com os sociais.
A formação do povo brasileiro
AULA 2
 Para alguns intelectuais brasileiros, do século XIX, a mestiçagem seria, então, um entrave aos anseios progressistas da nação que pretendia desempenhar seu papel no mundo civilizado. Ela é, no primeiro momento, a marca racial para se tornar, então, a marca cultural do Brasil.
As teses eugenistas e racistas
AULA 2
 A sociedade brasileira se identifica com o traço multi-étnico e cultural que lhe é constitutivo, mas não estabelece relações democráticas e de diálogo entre as diferentes culturas presentes na sociedade.
O mito da democracia racial
AULA 2
A globalização do mundo expressa um novo ciclo de expansão do capitalismo, como modo de produção e processo civilizatório de alcance mundial.
 (Ianni, Octavio. Globalização e a nova ordem internacional, pg. 207)
 A economia globalizada
AULA 2
É claro que a globalização não tem nada a ver com homogeneização. Esse é um universo de diversidades, desigualdades, tensões e antagonismos,simultaneamente às articulações, associações e integrações regionais, transnacionais, e globais.
(Idem, pg. 220)
 Globalizar é homogeneizar?
AULA 2
Ao lado da tendência em direção à homogeneização global, há também uma fascinação com a diferença com a mercantilização da etnia e da alteridade.
(Hall, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade, pg. 77)
 
 O global e o regional
AULA 2
Embora tenha se projetado a si próprio como trans-histórico e transnacional, como a força transcendente e universalizadora da modernização e da modernidade, o capitalismo global é, na verdade, um processo de ocidentalização – a exportação das mercadorias, dos valores, das prioridades, das formas de vida ocidentais. 
 (citado por Hall, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade, pg. 79).
 O capitalismo global
AULA 2
Os consumidores são primeiro e acima de tudo acumuladores de sensações. O desejo não deseja satisfação. Ao contrário, o desejo deseja o desejo.
(Bauman, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas, Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed. pg. 91)
 UMA SOCIEDADE DE CONSUMIDORES
AULA 2
O mundo unificado é um mundo dividido. O modelo da industrialização capitalista visivelmente não é universalizável. Ele possui um lado ordeiro no norte e um lado caótico no sul.
(Altvater, Elmar. O preço da riqueza, São Paulo, Ed. UNESP, 1995, pg. 25)
 DESIGULADADE E EXCLUSÃO
AULA 2
 A PEGADA ECOLÓGICA
Seriam necessários 6 planetas iguais a Terra, para proporcionar a todos os 7 bilhões de habitantes, um padrão de vida semelhante ao de um norte-americano de classe média.
AULA 2
 O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Desenvolver de modo ecologicamente sustentável significa usar os recursos naturais, de modo a atender as necessidades das populações hoje, sem comprometer as possibilidades de satisfação das gerações futuras.
AULA 2
O moderno sistema industrial capitalista depende de recursos naturais numa dimensão desconhecida a qualquer outro sistema social na história da humanidade, liberando emissões tóxicas no ar, nas águas e nos solos e portanto, também na biosfera.
(Altvater, Elmar. O preço da riqueza, São Paulo, Ed. UNESP, 1995, pg. 29)
 Os limites ambientais para 
 o desenvolvimento industrial
AULA 2
Explorando o tema
FILMES:
A História das Coisas
http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw
Encontro com Milton Santos – O mundo globalizado visto do lado de cá.
http://www.youtube.com/watch?v=-UUB5DW_mnM&feature=related
 
Aula 1- A análise antropológica da cultura
FUNDAMENTOS DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
AULA 2

Continue navegando