Buscar

GABARITO DA 2A PROVA DE TEORIA GERAL DO ESTADO UNIPAMPA 1O SEMESTRE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA
CIÊNCIA POLÍTICA
PROVA INDIVIDUAL 2 (GABARITO)
a) Abaixo estão listadas características dos Estados liberal, democrático e comunista, segundo as teorias estudadas em sala de aula. Escrever no quadro ao lado de cada característica (numeradas de 1 a 14) um X no número 1 caso se trate de sociedade política liberal, no número 2 se democrática e no número 3 se comunista. Caso a característica se refira a mais de um modelo de Estado, marcá-la da mesma forma. Valor de cada questão: 0,625.
	1
	2
	3
	CARACTERÍSTICAS
	X
	X
	X
	1) Existência de uma Constituição. 
	
	
	
X
	2) O sistema não retira a ninguém o poder de apropriar-se de sua parte dos produtos sociais, apenas suprime o poder de escravizar o trabalho de outrem por meio dessa apropriação. 
	
X
	
	
	3) Limitação do poder, não adoção do sufrágio universal, descentralização da administração pública (com eleição para tais cargos sob a responsabilidade de população) liberdades públicas, garantidoras do indivíduo em relação à autoridade, preocupação com o ensino laico, retirada de privilégios da Igreja e proposta de liberdade religiosa.
	
	X
	
	4) Supremacia da vontade popular, preservação da liberdade e Igualdade de direitos.
	
	
	X
	5) O movimento proletário é o movimento independente da imensa maioria em proveito da imensa maioria. 
	X
	
	
	6) É uma ideia e, ao mesmo tempo, um fenômeno histórico, que domina os cenários político e econômico do século XIX.
	
X
	
	
	7) Desconfia profundamente do Estado e do poder, e todo integrante deste sistema afirma que o poder é mau em si, seu uso é pernicioso e, se for preciso acomodar-se a ele, será preciso reduzi-lo tanto quanto possível.
	
	
X
	
	8) Trata-se de um sistema que não se preocupa apenas com a liberdade do indivíduo em si, mas, com as condições do exercício de tal liberdade. Permite-se aqui a existência de sindicatos e corporações.
	
	
	
X
	9) Trata-se de um sistema que quer abolir algumas verdades eternas, quer abolir a religião e a moral, dando-lhes uma nova forma e isso contradiz todo o desenvolvimento histórico anterior. 
	
	
X
	
	10) O Curso Superior continua a ser uma barreira, a linha de demarcação entre a burguesia tradicional e as classes médias. À difusão do ensino, porém, assumido pelo setor público, permite um fortalecimento maior da cidadania pelo fato de aumentar o acesso às publicações midiáticas.
	
	
	
X
	11) É a ruptura mais radical com as relações tradicionais de propriedade; nada de estranho, portanto, que no curso de seu desenvolvimento, rompa, do modo mais radical, com as ideias tradicionais.
	
	
X
	
	12) A sociedade aristocrática continua a ser poderosa, por trás de uma fachada democrática. Acomoda-se ao sufrágio universal e encontra meios para fazer com que ele ratifique suas preferências e escolhas.
	
	
	X
	13) Uma corporação de trabalho, executiva e legislativa, um governo da classe operária, fruto da luta da classe produtora contra a classe proprietária. 
	X
	
	
	14) Trata-se de um sistema contrário não à forma monárquica de Estado, mas, contrário à forma monárquica absolutista. Não adota o sufrágio universal.

Continue navegando