Buscar

CCJ0128 SM 201402276761 V.1

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DA PESQUISA EM DIREITO
	Avaliação Parcial: CCJ0128_SM_201402276761 V.1 
	Aluno(a): DARLAN SILVA BARROS
	Matrícula: 201402276761
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 25/04/2018 16:09:53 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201403102669)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Complete o texto abaixo com o tipo de pesquisa adequado. A pesquisa _________ se utiliza de informações arquivadas, cartas, pareceres, atas, relatórios, obras originais de qualquer natureza, notas, diários, projetos de lei, ofícios, discursos, mapas, testamentos, inventários, informativos, depoimentos orais e escritos, certidões, correspondência pessoal ou comercial, materiais informativos arquivados em repartições públicas, associações, igrejas, hospitais, sindicatos.
		
	
	bibliográfica
	
	de campo
	
	exploratória
	
	experimental
	 
	documental
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201403102670)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma empresa de pesquisa e consultoria  pretende estudar as prioridades  de consumo entre  jovens da classe média  que residem nas cidades do Fortaleza  e de Belo Horizonte. A coleta de dados será feita com amostragem elevada de sujeitos residentes nas duas cidades. Neste caso,  o tipo de pesquisa  mais adequado para verificar as semelhanças e diferenças entre os grupos  é:
 
		
	
	Estudo de caso
	
	Experimental 
	
	Pesquisa teórica
	 
	Comparativo 
	
	Documental
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201403102486)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	 
 
Quando dizemos que um tema amplo possibilita omissões, estamos afirmando que ele precisa ter:
 
		
	
	amplitude
 
	
	objetividade
 
	
	abrangência
 
	 
	especificidade
	
	generalização
 
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201403102509)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma pesquisa acadêmica ou científica exige o desenvolvimento de habilidades e competências que não são espontâneas no mundo da vida. Uma verdadeira pesquisa não pode ser um trabalho que apresente uma abordagem aborrecida de "fulano disse", "Beltrano falou", sem uma problematização que apresente uma reflexão pessoal e consistente do pesquisador. Estudamos que a Metodologia da Pesquisa sugere alguns critérios para a escolha do tema. Assim, leia atentamente as quatro afirmativas e, em seguida, marque a opção que apresenta corretamente os critérios que devem ser considerados na ocasião da escolha de um tema para pesquisa. I - O tema deve ser amplo o bastante para que o pesquisador evite críticas a qualquer ponto específico do seu trabalho. II - A escolha do tema não exige a preocupação com idiomas estrangeiros, já que quase tudo já foi traduzido para Língua Portuguesa; III - O tema deve ser tão específico quanto possível, para que o pesquisador possa esgotá-lo e se sinta mais seguro perante uma banca examinadora; IV - Além de específico o tema deve ser acessível, ou seja, as fontes primárias devem ser manejáveis pelo pesquisador.
		
	 
	Os itens III e IV estão corretos.
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	Os itens I e IV estão corretos.
	
	Os itens I e III estão corretos.
	
	Os itens II e IV estão corretos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201403102831)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	As __________________, na investigação e na pesquisa, seriam consideradas matrizes explicativas do objeto em estudo, em sua maioria são produzidas por consulta direta ao autor original e estão no início do processo de produção de pesquisas científicas. Complete esta afirmativa com a opção correta:
		
	 
	Fontes primárias
	
	Fontes bibliográficas
	
	Fontes secundárias
	
	Fontes documentais
	
	Fontes Terciárias
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201403102762)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Pesquisar na internet é algo viável e interessante hoje em dia, mas necessita de normas que possam orientar os pesquisadores. Nesse sentido, é importante respeitar:
		
	
	os critérios de cada professor-orientador
	
	os critérios de cada Universidade
	
	os critérios discentes
	 
	às normas de utilização da ABNT
	
	os critérios do Governo vigente sobre a pesquisa acadêmica
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201403102425)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	O olhar do cientista acha-se impregnado por pressupostos que lhe permitem ver o que o leigo não percebe. Assim, precisamos estar de posse de uma teoria para aprender a ver. (ARANHA; MARTINS, 2003, p. 186)
Este texto demonstra como o pesquisador orientado pelo saber científico desenvolve uma nova percepção da realidade e é capaz de formular questões e respostas originais. Estes dois itens em negrito são respectivamente:
		
	
	O tema e as hipóteses.
	
	O tema da pesquisa e seu delineamento.
	
	As hipóteses e o delineamento da pesquisa.
	
	As hipóteses e as variáveis.
	 
	O problema científico e a hipótese.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201403102588)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	QUANDO REALIZAMOS UMA PESQUISA, NÃO BASTA DELIMITAR O TEMA E O OBJETO DE PESQUISA. É PRECISO IDENTIFICAR UM PROBLEMA ESPECÍFICO QUE SERÁ ANALISADO NO TRABALHO. MARQUE A OPÇÃO QUE APRESENTA CORRETAMENTE DUAS CARACTERÍSTICAS QUE ESSA FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DEVE TER:
		
	
	CLAREZA E CONTIGUIDADE
	
	ESPECIFICIDADE E CONCLUSÃO
	
	AMBIGUIDADE E OBJETIVIDADE
	 
	OBJETIVIDADE E CONCISÃO
	
	CLAREZA E GLOBALIZAÇÃO
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201403102863)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Analise as opções abaixo e identifique em qual  aparece um objetivo corretamente formulado segundo as regras metodológicas:
		
	
	As discussões propostas neste trabalho nos permitem concluir, embora provisoriamente, que a geração do conhecimento na sociedade da aprendizagem não pode ocorrer, a não ser que seja conduzida por meio do pensamento reflexivo.
	
	Segundo Vergara (2000, p.35) entre outros aspectos de contextualização e consistência à investigação, a precisão dos dados levantados leva à elaboração das recomendações oferecidas.
	
	A revisão da literatura existente, realizada de forma preliminar pelo autor, oferece algumas pistas para a compreensão da questão tratada.
	
	Evidencia-se o tema escolhido (estado da arte), o alcance que o pesquisador pretende atribuir ao seu projeto e as vantagens, oriundas das respostas alcançadas.
	 
	Analisar o surgimento da questão social, discutir sobre as novas expressões da questão social e identificar a fetichização das relações sociais e suas influências no mundo do trabalho.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201403102489)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A elaboração de um projeto de pesquisa exige justificativa, dentre outros cuidados técnicos. Ao justificar o motivo da escolha e a importância do problema tema a ser pesquisado, o estudante-pesquisador deve
		
	
	incluir diversas citações extraídas de sites e livros didáticos.
	
	destacar reflexões teóricas dos autores lidos ao longo do curso.
	
	explanar o assunto de modo detalhado e fundamentado.
	
	apresentar as fases da pesquisa a ser realizada.
	 
	esclarecer as contribuições do objeto estudado para área de formação.
	
	
	Gabarito Coment.

Continue navegando