Buscar

Desafio Cris

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO: 
CURSO PEDAGOGIA
BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL; DIDÁTICA E CONTAR HISTÓRIAS; LITERATURA INFANTOJUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS A EDUCAÇÃO.
CRISTIANE SANTOS NAZARIO - RA 9327772734
DESAFIO PROFISSIONAL
Professor Tutor EAD: Aline Rodrigues da Silva
DOURADOS/MS
		2017
2 
 
SUMÁRIO 
 
INTRODUÇÃO: .............................................................................................................. 01 
1 BRINQUEDOTECA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL................................ 02
2 PLANO DE AÇÃO.........................................................................................................05
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS: ......................................................................................07
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: ..........................................................................08
ANEXOS: ............................................................................................................................09
INTRODUÇÃO:
	Este trabalho tem como objetivo a elaboração de uma brinquedoteca, relacionando-a diretamente com o desenvolvimento infantil. Baseando-se no significado de brincar, na qual consiste em uma atividade voluntaria e consciente; ou seja, uma forma de socialização do ambiente infantil e sua principal característica é o uso da imaginação como forma de interação. Seguindo esse princípio, a brinquedoteca assume um papel importante, pois é um espaço maior de interação, em que a criança vivencia situações do cotidiano, criando e desenvolvendo sua imaginação, bem como o inter-relacionamento diante de outras crianças. A pedagoga Isabel de Paula (2013), afirma em uma entrevista que: 
 Através da brincadeira os pequenos constroem seus processos mentais, desenvolvem habilidades, sentem -se estimulados ao convívio social, conseguem discernir e formar conceitos de tamanho, ordem, cores, espessura e textura. A criança que brinca é convidada a compreender valores e diferenciar papéis dentro da sua cultura.
Se as crianças aprendem brincando, é fundamental que possam ser desenvolvidas atividades para que assim possa satisfazer as necessidades básicas das mesmas de aprendizagem na construção do conhecimento. Relacionando-se com o parágrafo acima, a pretensão é que a brinquedoteca venha contribuir diretamente para a formação integral. O brinquedo é um objeto facilitador do desenvolvimento de atividades lúdicas. Dentre tantas características, possui a capacidade de despertar a curiosidade das crianças, permite a imaginação e a invenção. 
A brinquedoteca surge como um aliado à escola nas etapas do desenvolvimento e aprendizagem. Aqui, a principal proposta é o auxílio das mesmas a formarem um conceito de mundo, concordando com moles (2002) que afirma que em todas as idades “o brincar é realizado por puro prazer e a diversão cria uma atitude alegre em relação à vida e à aprendizagem. ” (MOYLES, 2002, p.21).
É focando nesses objetivos, depois de relacioná-los com a importância da brinquedoteca no processo de desenvolvimento infantil, que se desenvolveram ações, focadas a partir da definição de desenvolvimento, que poderão ser aplicadas. Na construção de um brinquedoteca, relacionando o pedagogo nesse âmbito, na qual tem papel importante.
DESENVOLVIMENTO:
1 O BRINQUEDOTECA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL 
Para Piaget a criança passa por quatro estágio de desenvolvimento, sendo o primeiro conhecido como sensório - motor (0 – 2 anos), momento este que se desenvolve a coordenação motora, e onde a criança começa a diferenciar objetos do próprio corpo, como por exemplos brincar com a mãozinha, seu pensamento é concreto não raciocina, apenas pensa em tempo real. O segundo o pré-operatório (2 – 7 anos), o pensamento da criança é egocêntrico, centrado nela mesma, aprendera a se comunicar através das palavras, sua socialização que se dá através da fala, desenhos e dramatização. O Terceiro é o operatório concreto (8 – 11 anos), ainda egocêntrica, mais agora com dificuldade de se colocar no mundo do outro, seu pensamento está vinculado a acomodações e assimilações. O último estágio é o operatório formal (> 11 anos), é a fase de transição, de criar ideias e hipótese. 
A linguagem é a ferramenta que faz possível se comunicar. A aprendizagem acontece através de experiências vivenciadas e o desenvolvimento seria a aprendizagem em pratica, sendo responsável o mesmo o responsável pelo conhecimento, e quando nos referimos as crianças é o brincar que ajuda no desenvolvimento, ou seja, permite a crianças aprender, a adquirir conhecimentos, é direito assegurado em lei as criança à liberdade de brincar e desenvolver -se no seio de sua família e de sua comunidade é assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (BRASIL, 1990), que compreende a criança como sujeito de direitos. Em seu artigo 15, o estatuto assegura o direito da criança e do adolescente à liberdade, ao respeito e à dignidade, sendo liberdade de brincar, não podemos entender esse brincar apenas como uma resposta a estímulos, mas sim como um contexto social do meio em que vive, brincar faz parte do cotidiano das crianças é através de brincadeiras que a mesma interaja com o mundo e converte experiencias em conhecimento. 
A brincadeira assume diversas funções para o desenvolvimento da criança. Pode-se afirmar que a função da brincadeira para a criança está em criar condições para o seu desenvolvimento integral (social, cognitivo, emocional e psicomotor), partindo de objetos concretos, situações imaginárias e interações sociais, estabelecendo relações com o mundo e construindo conhecimento sobre ele e sobre si mesma (ROSA et al, 2010).
É através do brincar que uma criança descobre o mundo, exercitando sua imaginação, ela vai construindo a partir de suas experiencias seus conhecimentos, sua ferramenta é o brinquedo , o brinquedo pode ser considerado como uma ferramenta de autocontrole da qual a criança aprende a lidar com seus impulsos e ao mesmo tempo lhe peremite agir espeontaneamente, dando vasão a suas fantasias e energias fisicas. O fato é que no espaço do brincar pode ter apenas um tipo de brinquedo causando disputa entre as crianças, neste caso cabe a monitora criar regras e incentivar a cooperação e o compartilhamento dos recursos disponíveis. A criança terá satisfação em concretizar a regra e criar outras conforme sua necessidade.
O papel do brinquedista também inclui deixar as crianças brincarem espontaneamente na brinquedoteca, sem imposição de brinquedos ou brincadeiras, atuando na mediação de conflitos por brinquedos; oferecer opções de brinquedos, mas deixando as crianças livres para escolherem; auxiliar no manuseio dos brinquedos (ANDRADE, 1998; DANTAS, 1998) 
	É necessario levar em consideração que crianças tem gostos diferentes, um brinquedo pode interessar muita à uma e para outra não, existem ainda as que preferem brincar sozinha e outras em grupos, o brinquedo vêm como uma ferramenta para esse brincar, ensina a criança a ter responsabilidade e cooperatividade, e neste contexto a Brinquedoteca vêm com o um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a grande variedade de brinquedos, que possam estimular diferentes sentidos dentro de um ambiente especialmente lúdico (CUNHA, 1998, p. 40). A mesma não deve ser comprada com uma sala de aula, pois já que seu objetivo é claro e especifico voltado para o lúdico da criança, propiriciando o seu desenvolvimento e a criação de conhecimento , além de servir como um espaço para observação. Pois quando uma criança brinca, elatransmite aquilo que ela vivencia, imitando os adultos. O seu comportamento duran te a brincadeira pode revelar o meio so cial que está criança é inserida. Por exemplo, uma criança muito tímida com problemas de autoestima, ou aquelas que represe ntam agressividade ou carência excessiva, prova velmente tenha algum problema da qual ela vivencia. Mas isso não pode se r confundido com crianças arteiras ou barulhentas, isso não significa, que elas tenham problemas. Porque é natu ral, características próprias delas. Crianças não brincam quietas, elas estão sempre em movimento, ativas e falantes. Como a Brinquedoteca é um espaço utilizado pela Educação Infantil, da qual os assistidos estão entrando no mundo do letrado, que para elas gestos e palavras tem significado, outro meio significativo para utilizar nesse espaço é a da história contada. São diferentes tipos de gêneros que encantam as crianças. Crianças não gostam apenas de ouvir histórias, gostam de participar. Lembrando que a história contada deverá ser recontada pelas próprias crianças de forma que elas possam desenvolver a criatividade e a imaginação, dando continuidade na história ou reproduzindo-a como se fosse teatro. Termos como “era uma vez” e “viveram felizes para sempre” auxiliam na narrativa. O Lobo mau pode se tornar do bem, ajudando a Chapeuzinho e a Vovó a fugir de um homem mau, a Branca de neve pode ser negra com os cabelos carocalados, o principe pode ser um sorveteiro, entre tantas outras cvriações que podem surgir, ou seja, tudo que a imaginação permitir. As narrativas podem se misturar com aquilo que a criança viu na TV, ouviu de um adulto, conversou com um amigo, ou a té mesmo presenciou numa rua perto de casa, o incentivo a contar história a Professora, pode-se usar livros, objetos, tapetes e almofadas, fantasias, fantoches, imagens de papelão ou cartazes, criadas em sala de aula e tudo aquilo que possa auxiliar nesse momento. O importante é que a criança tenha liberdade, oportunidade de falar, se expressar e participar ativamente vivênciamdo o mundo que elas criaram.
	Pode-se também usar d etecnologia, uma vez que as novas geração já deste a primira infancia vêm sendo estimuladas pelo uso de tecnologias, ela nasceu dentro da era digital, é muito comum ver crianças muito pequenas brincando com tablets celulares e afins. (Pedrosa, 2008 et al) afirma que os meios de comunicação fazem as pessoas serem atraídas por estímulos mais vistosos, levando-as a deixar de lado outros menos chamativos, como a leitura. O uso da internet de jogos eletrônicos e de filmes, permite a criança diversos tipos de linguagem, a falada, a escrita e a visual , a utilização desses mesios na Brinquedoteca pode auxiliar o desenvolvimento da criança, pois elas se interessam por aquilo que é colorido, emite sons, luzes ou também o que dá a idéia de movimento, ou seja, tudo possa estimular seus sentidos. A Professora pode gravar a s crianças durante a observação, para que elas possam rever suas atividade, criando oportunidade para novas expressões, por exemplo. Há uma variedade de opções para construir um espaço adequado, aconchegante e que atendam às necessidades das crianças que serão beneficiadas.
2 PLANO DE AÇÃO 
Justificativa: 
Visando assegurar a criança o direito de brincar e ainda assim lançar-se de meios para auxiliar no pleno desenvolvimento das mesmas é que esse projeto foi desenvolvido. Proporcionar brincadeiras de forma livre, espontânea e prazerosa, possibilitando através de diferentes estímulos de aprendizagem, o desenvolvimento físico, emocional, intelectual e social da criança, tornando -se um importante instrumento pedagógico. 
Objetivos: 
 Construir o pensamento através do mundo imaginário, prender a dividir, a cooperar e ter raciocínio lógico, a primorando a capacidade de concentração e organização e desenvolver a autoestima , vivenciar o mundo e desenvolver expressividade, através da brincadeira do “faz de conta”, no qual, a criança brinca demonstrando sua visão, socialização, despertando a curiosidade e a capacidade de resolver problemas.
Ações a serem desenvolvidas :
 A Brinquedoteca será implantada na antiga biblioteca da Escola, onde encontra-se em reforma com termino previsto para o próximo mês, a partir da data deste presente projeto. Para que a atividade lúdica aconteça será necessário dividir a brinquedoteca em vários setores com grande variedade de brinquedos e jogos eletrônicos. O espaço deverá ser colorido e decorado com imagens com temática de “Bichos de jardim”. Os brinquedos seão dispostos de forma a estimular a interação, organizados por função a ser estimulada.
	Recursos 
Cantinho do teatro: fantoches, biombo, fantasias, chapéus, bolsas; 
Cantinho de jogos: com jogos de montar, tabuleiro, palitos, outros;
Cantinho d a leitura: com livros infantis, tapetes, alm ofadas e mobiliário adequado como um sofá infantil;
Cantinho do faz de conta: brinquedos que permitem a reprodução do mundo adulto, casinhas e afins , ferramentas, carrinhos, bonecas, navios, aviões, entre outros; 
Cantinho de artes: neste espaço não pode falta r mesa, cadeira infantil e materiais como lápis, giz de cera, tinta e papel. 
Cantinho do mercadinho: com produtos de mercado, carrinho de compras, frutinhas, legumes, para estimular o trabalho com operações matemáticas; 
Cantinho baby: para os menores de 3 anos com cabaninhas, passador, colchãozinho, brinquedos interativos, jogos de encaixe. 
Avaliação 
A avaliação do monitor (professor) será realizada através de observações focadas na: socialização, iniciativa, linguagem, capacidade motora e habilidades de cada criança.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
	A Educação Infantil, leva a perspectiva de um projeto inovador que há muitos anos, vem sendo implantados tanto em instituições públicas como particulares. A Brinquedoteca pode ser considerada como um espaço mediador da Aprendizagem uma vez que as crianças vivenciam e trocam experiências, ela também é adequada para observação. Não podemos dizer que é um recurso inviável economicamente, uma vez que com prova sua eficácia após sua utilização como recurso pedagógico, para melhorar o desenvolvimento das crianças e consequentemente a vontade de ir para a escola. Também não podemos esquecer que através da observação ela pode se tornar uma importante ferramenta de assistência social, desde e que o profissional atuante dentro da brinquedoteca tenha conhecimento, assim encaminhar as crianças a profissionais de outras áreas se for o caso. Em sua implantação deve-se levar em consideração, a segurança dos recursos utilizados como por exemplo os selos de aprovação/garantia. Assim como brinquedos adequados para a idade de cada criança. A Brinquedoteca pode vir a ser aberta a comunidade, esse espaço vem para garantir a liberdade e o Direto de Brincar das crianças, tornando o processo de aprendizagem mais agradável e divertido. Além de todos esses benefícios citados acima, a escola que oferece uma brinquedoteca a seus alunos, estará proporcionando e acrescentando um diferencial na qualidade de ensino que, sem dúvida, refletirá na melhoria do seu desempenho escolar.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 
https://www.youtube.com/watch?v=V-Uv0mFuD88. Os 4 estágios do desenvolvimento do pensamento segundo Piaget. Pedagogia on-line UEMG. Acessado dia:11 de outubro de 2017.
https://www.youtube.com/watch?v=EnRlAQDN2go. Jean Piaget– Fases do desenvolvimento. Acessado dia: 11 de outubro de 2017.
 https://www.youtube.com/watch?v=NdfZTeAp5Tg. A Importância do Brincar"- Prof.ª. Drª. Tizuko Morchida (USP/SP). Acessado dia: 11 de outubro de 2017.
ANDRADE, C.M.R.J. A equipe na brinquedoteca. In: FRIEDMANN, A. (Org.) O direito de brincar. 4º ed. São Paulo: Edições Sociais: Abrinq, 1998, p.87 -98. BRASIL. 
ECA, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069Compilado.htm. Acesso em: 15 de outubro de 2017.
CUNHA, N.H.S. Brinquedoteca: definição, histórico no Brasil e no mundo. In: FRIEDMANN, A. (Org.) O direito de brincar. 4. ed. São Paulo: Edições Sociais: Abrinq, 1998, p.37-52. 
DANTAS, H. Brincar e trabalhar. In: KISHIMOTO, T.M. (Org.) O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira, 1998, p.111-121. 
FRIEDMANN, A. A criança na brinquedoteca. In: FRIEDMANN, A. (Org.) O direito de brincar. 4º ed. São Paulo: Edições Sociais: Abrinq, 1998b, p. 67 -77. 
JARDIM, Tatiane M. S. Desafio Profissional de pedagogia: Brinquedoteca e o
elemento Lúdico; Organização e Metodologia da Educação Infantil; Didática do
Contar Histórias; Leitura Infantojuvenil; Multimeios Aplicados à Educação. Valinhos:
Anhanguera Educacional, 2017. 10 p. Disponível em:
<www.anhanguera.edu.br/cead>. Acesso em: 10 out. 2017.
PEDROSA, J. C.; NAVARRO, A. A. Metodologias de aprendizagem. Edição MMIX. Grupo Cultural. Avenida Etiópia, 485. Barueri – SP p337 a 345. 
ROSA, F. V; KRAVCHYCHYB, H; VIE IRA. M. L. Brinquedoteca: a valorização do lúdico no cotidiano infantil da pré-escola. Disponível: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104 - 65782010000200002. Acessado dia: 15 de outubro de 2017.
ANEXOS – IMAGENS BRINQUEDOTECAS
Figura 1- Brinquedoteca
Fonte: Google
Figura 2- Brinquedoteca
Fonte: Google
Figura 3- Brinquedoteca
Fonte: Google

Continue navegando