Buscar

ATRIBUIÇÕES DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATRIBUIÇÕES DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA
Por definição, e de acordo co seu objeto social, a cooperativa de agronegócios presta determinados serviços aos seus cooperados. Suas principais atribuições são:
Receber, transportar, classificar, padronizar, armazenar, beneficiar, industrializar e comercializar a produção de seus cooperados;
Proceder ao registro de marcas próprias e divulgação através de propaganda e/ou publicidade compatível;
Adquirir e repassar aos cooperados bens de produção e insumos necessários ao desenvolvimento de suas atividades;
Prestar assistência social e/ou tecnológica aos cooperados;
Vender, em comum, sua produção agrícola e/ou pecuária em mercados diversos;
Promover, com recursos próprios ou convênios, a capacitação cooperativista e profissional do quadro social, funcional, técnico, executivo e diretivo da cooperativa.
A cooperativa poderá, ainda fazer adiantamentos financeiros aos cooperados, com base no valor dos produtos a serem entregues à comercialização ou já comercializados. Essa medida contribui com o desenvolvimento das atividades operacionais por parte do associado, que poderá, então, investir no aumento de sua capacidade produtiva.
A sociedade cooperativa desempenhará as mencionadas atividades sem objetivo de lucro; além disso, suas atribuições são expressas no Estatuto Social. Para o desempenho de suas funções, a cooperativa poderá associar-se a Cooperativas Centrais ou Confederações ou trabalhar em conjunto a outras cooperativas, ou ainda, participar de empresas não cooperativas.
ENQUADRAMENTO COMO COOPERATIVA
Além da constituição formal como Sociedade Cooperativa, a organização deverá corresponder aos aspectos essenciais a uma entidade cooperativa, tal como a seguir:
Sociedade de pessoas e não de capital: de fato, a cooperativa agropecuária é representada por seus associados, e não pela quantidade de capital social que os associados possuem da cooperativa. Cada associado possui direito a um voto nas assembleias, e as sobras do exercício retornam a eles proporcionalmente às transações realizadas.
Autogestão: a cooperativa agropecuária é gerida pelos seus associados, todos com os mesmos direitos e obrigações, através de assembleias, em que cada associado tem direito a um voto, independentemente do capital integralizado por ele na cooperativa.
Dupla Natureza (Identidade): 
Social: a cooperativa agropecuária presta diversos serviços aos seus cooperados, como, por exemplo, programas de desenvolvimento profissional, assessoria jurídica e convênios, também realização de projetos que beneficiam os familiares. É o diferencial de seus cooperados dos demais profissionais do mercado;
Econômica: ao representar os cooperados no mercado, a cooperativa agropecuária visa ao desenvolvimento econômico dos seus associados. Para tanto, realiza vendas em comum da produção arrecadada de seus associados em condições que otimizam os esforços empreendidos pelos cooperados.
Propriedade Comum: por serem proprietários da cooperativa agropecuária, seus cooperados assumem de forma igualitária os riscos do empreendimento, dividindo tanto as sobras como as perdas.
O ATO COOPERATIVO NA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA
O ato cooperativo pode ser entendido sob duas circunstâncias: 1ª) o produtor agropecuário interagindo com o mercado, sem qualquer mediação; 2ª) o produtor relacionando-se com o mercado por meio da cooperativa.
1ª) O produtor agropecuário interage com o mercado sem intervenção de qualquer entidade que venha a lhe representar, competindo com inúmeras outras empresas sem, necessariamente, estar em condições de igualdade. Nesse caso, ele assume sozinho todos os riscos envolvidos no empreendimento. E quando se tratar de um pequeno produtor assumirá as perdas de não conseguir operar em larga escala.
Além disso, cada produtor, que teria potencialidade de operar em forma de cooperativa, arca com custos de administração de contratos tanto de venda de mercadorias e produtos para o mercado, quanto de compra de insumos e máquinas.
2ª) A cooperativa auxilia o produtor agropecuário, fornecendo-lhe insumos e serviços, como sementes, adubos, fertilizantes, itens para o cuidado de animais, orientação técnica e tecnologia.
O produtor transfere sua produção à cooperativa que se encarregará de etapas como armazenamento e beneficiamento, conferindo-lhe, por exemplo, embalagem apropriada à comercialização, como a caixinha Tetra Pak para leite e/ou outros produtos. Passa a ser de responsabilidade da cooperativa a comercialização dos produtos. A cooperativa deverá contar com sistema de armazenagem a fim de manter a integridade dos produtos.
O ato cooperativo realizado na cooperativa de agronegócios se forma, portanto, a partir desses fluxos de materiais, serviços e financeiros, que ocorrem entre a cooperativa e os cooperados produtores rurais.

Outros materiais