Buscar

Microcrotroladores part 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

2º CHECK DO PAPER
A ROBÓTICA É UMA CIÊNCIA QUE COMBINA TECNOLOGIA E CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA A CONSTRUÇÃO DE ROBÔS. [1: Paper apresentado à disciplina Arquitetura e Organização de Computadores, da Unidade de Ensino Superior Dom Bosco - UNDB.]
Keven Eduardo Cavalcante Rodrigues[2: Aluno do 2º período do Curso de Sistemas de Informação, da UNDB.]
Allan K. B. S. da Cruz [3: Professor, Orientador]
RESUMO
Este relatório denotará a importância e a relação da tecnologia com o conhecimento necessário para a robótica na área da ciência, com diversas funcionalidades em meio a sociedade, a robótica pelo único meio de criação que é a tecnologia evoluiu até os dias atuais e essa evolução se deu constante a pesquisas avançadas por meio de laboratórios especializados e por pessoas como Thomas Edison, que construiu uma das maiores invenções para a evolução da humanidade. Isso contribui definitivamente para a tecnologia e os conhecimentos gerados por ela nos dias de hoje.
Palavras-chave: Denotará. Robótica. Definitivamente.
1 INTRODUÇÃO
A robótica é uma divisão educacional e tecnológica, que engloba qualquer eletrônico manipulável ou normalmente conhecido como maquina computacional. O sistema é composto por partes “mecânicas automáticas e circuitos integrados”. O termo Robô foi usado pela primeira vez em uma peça de teatro pelo Checo KAREL CAPEK em torno de (1890-1938) e posteriormente usado em um livro lançado pela editora Hedra com o titulo da A Fábrica de Robôs.
Desde então o termo influenciou no nome que usamos até os dias atuais como referencia desses nossos “utilitários” que temos dentro de nossas casas. A robótica não se justifica a apenas maquinas que se comportam por se só, mas, justifica maquinas que podemos manipular, ou usar para realizar tarefas do cotidiano.
Esses utilitários só foram possíveis, graças, ao conhecimento e educação transmitida de geração por geração e da busca para realizar novas ideias, é como se usássemos a matemática para construir uma teoria de calculo mais simples no futuro. A robótica se comporta desta maneira, sempre visando aperfeiçoar tarefas mais complexa.
 A robótica por meio da ciência da tecnologia e dos conhecimentos gerados através de pesquisas, são comumente localizados em grandes indústrias, por ser de grande fator, elas são usadas para o desenvolvimento de produtos ou até mesmo de novas maquinas. O que encontramos hoje nas ruas, dentro de nossas casas em quase todos os lugares, são processos influenciados pela robótica.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Relação entre Tecnologia e Conhecimento para a construção de Robôs pode ser utilizada em diversas áreas, entre elas estão:
2.1 Automação 
Na área de automação tanto residencial quanto empresarial entre si, são utilizadas técnicas de programação, manipulação de controladoras, técnicas para manuseio de arduino entre outros, isso relativamente mostra o quão é importante ter de conhecimento em algoritmos de programação, eletrônica e até mesmo mecatrônica. Uma forma de desenvolvimento mais básico como o controle de luzes de uma residência, pode ser utilizada de uma tecnologia mais básica e ágil como comando de entrada e saída de dados por meio de controladora raspberry, além de expressar que também é necessariamente ter um conhecimento mais aprofundado em programação de controladoras e placas computacionais.
Para Botelho e Santos, as “Smart Houses”, ou residências inteligentes influem muito na vida das pessoas, pois trazem muitas facilidades para o seu dia a dia. Isso influencia também na capacidade de interação entre o humano e a tecnologia, e faz com que os indivíduos consumidores possam desenvolver mais automação e ganhar um conhecimento sobre certas áreas. Também Influencia na capacidade de reprodução de determinadas tarefas, indo do mais complexo ao mais fácil, e como exemplo a realização de um suco ou receita, que de fato se não tivesse todos os aparatos que hoje são encontrados nas cozinhas seriam menos viáveis realizar essas tarefas.
2.2 Tecnologia e Conhecimentos
 Até onde bem sabemos as tecnologias nos acompanham desde os tempos primórdios, sim, desde os Neandertais ou até mesmo antes. Não se sabe ao certo onde começou essa jornada, mas que influencia até os dias atuais, isso de fato é sim. Da primeira ferramenta até as coisas que são criadas hoje como placas de microcircuitos, muda completamente o campo de visão de como éramos até onde chegamos. 
Essa evolução só foi possível graças a conhecimentos adquiridos por meio de muito tempo e dedicação por parte daqueles que fizeram acontecer, um bom exemplo é o caso de Thomas Edison, que influenciou e influencia até os dias atuais com suas criações, que vieram a evoluir mais que deram inicio há muito tempo atrás, desde a criação de uma lâmpada até o micro led que hoje são usados em diversos equipamentos como Tv’s, smartphones, e tantos outros. Isso comprova que o conhecimento adquirido por meio da tecnologia pode influenciar no desenvolvimento de varias ferramentas.
A criação de maquinas robotizada hoje é comum para produção de materiais, mas, para uso pessoal, ainda não é possível ao certo, ninguém ver um robô humanoide caminhando tranquilamente na rua hoje em dia, é até possível utilizar de mateiras construídos por eles como automóveis, placas de circuitos elétricos, até mesmo na medicina. A atuação de tecnologias deste tipo interferiu para melhor na vida de muitas pessoas.
3 DISCUSSÃO DO TEMA
A educação junto a tecnologia tem o objetivo de tornar a interação entre homem-maquina possível para todos. De uma forma que todo conhecimento gerado possa acarretar no ganho de conteúdo para os humanos. Existem vários desafios relacionados a esse tipo de educação, sendo um deles torná-la cada vez mais presente na vida dos usuários, e quando isso acontecer, a robótica estará presente em objetos que não pertencem ao mundo da informática.
4 CONCLUSÃO 
Ao longo desse trabalho conclui-se que a educação está ligada diretamente a tecnologia para assim sempre se manter atualizada de diversos fatores que estão no cotidiano das pessoas e fazendo com que os usuários dessa educação tenham sempre novas experiências e aprendizados. 
Conclui-se também que a robótica por menos notada que seja ela esta em vários lugares os quais muitas pessoas não têm o conhecimento para jugar se é de fato ou não robô.
A robótica ainda tem muito a evoluir, e até onde sabe-se o homem ira acompanhar adquirindo o conhecimento necessário para fazer toda essa tecnologia que se vê nos dia atuais evoluir e crescer, apesar de alguns países estarem usando isso para a realização de guerras entre nações, é o que faz a humanidade evoluir mais rapidamente.
Referências
ZILLI, Silvana do Rocio.  A robótica educacional no ensino fundamental: perspectivas e prática. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/86930> Acesso em: 04 maio 2017.
BENITTI, Fabiane Barreto Vavassori. Experimentação com Robótica Educativa no Ensino Médio: ambiente, atividades e resultados. Disponível em: <http://br-ie.org/pub/index.php/wie/article/view/2166> Acesso em: 02 maio 2017.
GONÇALVES, Paulo Cesar.  Protótipo de um robô móvel de baixo custo para uso educacional. Disponível em: < http://www.din.uem.br/~mestrado/diss/2007/goncalves.pdf> Acesso em: 09 abril 2017.
RUI. Surgimento, História e Evolução da Robótica. Disponível em: <http://diretoriodeartigos.net/surgimento-e-evolucao-da-robotica/> Acesso em: 02 maio 2017.
Evolução Tecnológica/Introdução. Disponível em: < https://pt.wikibooks.org/wiki/A_evolu%C3%A7%C3%A3o_tecnol%C3%B3gica/Introdu%C3%A7%C3%A3o> Acesso em 01 maio 2017.
10 invenções de Thomas Edison que ainda utilizamos hoje. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/invencao/46323-10-invencoes-de-thomas-edison-que-ainda-utilizamos-hoje.htm> Acesso em 02 maio 2017.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais