Buscar

Estatística aplicada em Administração? Porque precisamos dela?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que as pessoas geralmente pensam quando escutam a palavra estatística? Talvez pensem nas pesquisas eleitorais, ou em quais times têm mais chances de ser campeão ou cair de divisão no brasileirão. Se alguma dessas pessoas trabalha apresentando resultados financeiros ou indicadores pode ser que pense em gráficos ou tabelas. Mas, será que a estatística se resume apenas a isso? Quais os benefícios de contar com um profissional qualificado no assunto? Como a estatística aplicada à administração pode ajudar as empresas? Continue a leitura e descubra!
Estatística se resume apenas a tabelas e planilhas?
Embora as tabelas, gráficos e planilhas sejam partes importantes, a estatística não se limita a isso. Essas são apenas ferramentas para transformar os dados em informações e consolidar resultados. O verdadeiro poder da estatística está na forma de obtenção, interpretação dos dados e nos resultados apresentados.
Através dela é possível relacionar eventos, fatos e fenômenos, permitindo prever com um certo grau de confiabilidade os resultados futuros. Além das análises, a estatística permite validar métodos e técnicas para reduzir de forma racional as incertezas.
Você é um profissional que resolve problemas ou executa tarefas?
A tecnologia está avançando cada vez mais nas empresas e a tendência é que tarefas repetitivas sejam executadas por máquinas, softwares ou robôs. No mundo atual, o trabalhador do conhecimento é cada vez mais valorizado — aquele com a capacidade de antever, analisar e resolver prolemas — frente àqueles que vão para o escritório apenas para preencher planilhas, atualizar tabelas ou gerar gráficos.
Portanto, se você deseja manter-se no mercado com crescimento e aprendizado contínuo, enfrentar desafios e desenvolver sua auto-confiança, trabalhar com consultorias em estatística é uma excelente opção. Veja a seguir como a estatística pode ser aplicada na área de administração — muitos clientes de consultoria estatística vêm dessa área.
Por que a estatística é útil para o administrador?
Hoje estamos vivendo no que Alvin Toffler, escritor americano, autor do livro A Terceira Onda, chamou de Era da Informação. Isso significa que a informação está disponível de forma abundante para todos, portanto, destaca-se e cria vantagem competitiva quem melhor sabe usar essas informações para gerar soluções.
Vicente Falconi, um dos maiores especialistas em gestão do Brasil, diz que:
“O conhecimento só agrega valor quando colocado em prática”.
Mas, para colocar em prática um conhecimento, diversas variáveis devem ser consideradas, pois não adianta executar o plano errado.
A principal função do administrador é tomar as melhores decisões para o negócio. Para fazer isso, é preciso entender o que os seus clientes e o mercado precisam, compreender os prós e contras de cada ação e analisar diversos cenários.
Dessa forma, a estatística é a melhor alternativa para auxílio na tomada de decisões de um administrador.
Como funciona a estatística aplicada à administração?
Talvez você esteja se perguntando: mas como eu posso utilizar isso na prática?
Imagine que você trabalha em uma fábrica e deseja reduzir o número de rejeitos de uma determinada matéria-prima. Você pode utilizar a estatística para identificar padrões que levam ao erro, como máquina específica, horário que os erros acontecem, pessoa ou equipe que mais falham, etc. Pode também analisar a equipe que menos comete erros, entender o seu padrão e replicar.
Agora imagine que você está tendo um alto custo de estoque. Utilize a estatística para determinar quando comprar produtos, levando em conta fatores como sazonalidade, eventos, picos de demanda e comportamento do consumidor.
E agora, ficou mais claro porque precisamos da estatística aplicada à administração? Muito além de planilhas e tabelas, ela é a principal fonte para tomada de decisões assertivas, analisando cenários e relacionando os mais variados fatores internos e externos da organização. Com isso, acaba por impulsionar os resultados da empresa.
Read more: https://unitedstatisticians.com/blog/estatistica-aplicada-administracao/#ixzz5Dog4WE2W

Outros materiais