Buscar

AV1 GESTAO SOCIAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	
	
	
	GST1822_201601739249 V.1
	
	 
	
		
		     » de 50 min.
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	Aluno: SILVANA LUCENA SOARES 
	Matrícula: 201601739249
	Disciplina: GST1822 - GESTÃO SOCIAL  
	Período Acad.: 2018.1 EAD (GT) / SM
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		Qual o entendimento que você tem a respeito dos stakeholders?
	
	
	
	
	é o conjunto de atores que se juntam no sindicato e nas associações de classe, e pressionam as empresas a aderirem a essas entidades sob pena de serem por elas retaliadas. 
	
	
	é o conjunto de parceiros que colocam dinheiro na empresa e, portanto, querem dividir o lucro. 
	
	
	é o conjunto dos atores que agregam valor na produção: acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores, governo e comunidade. 
	
	
	é o conjunto de trabalhadores que se reúnem nos sindicatos e resolvem pressionar as empresa para que elas aumentem os seus salários via participação nos lucros. 
	
	
	é o conjunto de bancos que se reúnem e formam uma associação para emprestar dinheiro as empresas, e elas podem pagar, também, com os lucros auferidos. 
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Cada vez mais as empresas estão inseridas em um ambiente complexo, onde suas atividades influenciam ou têm impacto sobre diversos agentes sociais, comunidade e sociedade. Que nova concepção está orientando as companhias?
	
	
	
	
	a adoção decorreu da pressão insuportável dos sindicatos que querendo o melhor para os seus filiados, adotou todas as formas de pressão para atingir esse objetivo. 
	
	
	a adoção da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) que surgiu por conta dos objetivos e valores sociais que vinham da pressão dos stakeholders. 
	
	
	a adoção pela empresa da RSC conferiu as empresas um selo que iam nos rótulos de seus produtos e, dessa forma, os consumidores compravam mais produtos dessa empresa do que as que não tinham adotado a RSC. 
	
	
	a adoção decorre da pressão dos governos, que começaram a ameaçar a fechar as empresas que não adotassem a RSC na condução de seus negócios. 
	
	
	a adoção da RSC surgiu pela necessidade das empresas buscarem formas de financiamento mais baratas e as empresas que adotassem a RSC teriam menores custos. 
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Um mercado mais competitivo, clientes e comunidades que passam a valorizar cada vez mais a proteção ambiental e respeito aos direitos humanos são alguns fatores que incitaram as organizações a realizar investimentos em ações de responsabilidade social. Considerando o contexto acima, as empresas adotam ações de responsabilidade social corporativa (RSC) com que objetivo(s)? 
	
	
	
	
	Praticar ações altruístas como forma de internalizar custos ambientais. 
	
	
	Priorizar ações que atendam aos anseios de seus empregados. 
	
	
	Gerar riqueza, emprego e renda, mantendo-se dentro da lei. 
	
	
	Divulgar suas ações ambientais e comunitárias em cumprimento à legislação.
	
	
	Implementar ações sociais e ambientais que as diferenciem dos concorrentes. 
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		"Ao longo das últimas décadas, o aparato institucional das políticas sociais pode ser caracterizado, em todos os níveis de poder, como um somatório desarticulado de instituições responsáveis por políticas setoriais extremamente segmentadas, que sobrepõem clientelas e competências, e pulverizam e desperdiçam os recursos, provenientes de uma diversidade desordenada de fontes". Qual das afirmativas abaixo, melhor traduz o quadro que foi dito? 
	
	
	
	
	redunda num sistema de proteção social altamente centralizado na esfera federal, ineficiente e iníquo, regido por um conjunto confuso e ambíguo de regulamentos e regras. 
	
	
	redunda num aparelho que prima pelo ineficiência na gestão e de baixo padrão de controle, de forma a favorecer o desvio de recursos, que é o que mais os políticos gostam e querem. 
	
	
	aparece com sistemas de gestão todo informatizado, onde o governo e demais entes públicos, podem enxergar o cidadão com um cadastro único, onde não importa que lugar ele esteja, seu prontuário estará sempre a mãos do médico que estiver atendendo. 
	
	
	se traduz em mecanismos super eficientes, onde o estado nas suas esferas, altamente preparado no seu planejamento e gestão, oferece serviços de alta qualidade para a população. 
	
	
	se caracteriza com uma estrutura que tenta se modernizar, mais interesses de grupos estrangeiros agem para que tudo fique na mesma.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Qual a proposta do novo modelo baseado na Gestão Social que avança em relação às proposições da Gestão Empresarial tradicional?
	
	
	
	
	Substituir os modelos de gestão baseados na ¿empresa fala e os demais escutam¿, por outros baseados na gestão social onde ¿os parceiros falam, decidem e a empresa cumpre¿.
	
	
	Substituir a gestão tecnoburocrática e monológica , por um gerenciamento mais participativo e dialógico, fundado no diálogo permanente capaz de gerar maior benefício para todos. 
	
	
	Substituir as formas de gestão com pouca participação dos stakeholders com outras que formam colegiados para que todos os envolvidos participem das decisões das empresas, opinando em todos os assuntos. 
	
	
	Substituir a gestão baseada no diálogo pela forma baseada na hierarquia que é mais rápida e objetiva para tomar decisões. 
	
	
	Substituir a forma de gestão empresarial tradicional por modernas técnicas de gestão baseadas em multimídia e com muita participação de computadores para ajudar nas decisões. 
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		A Gestão Social pode ser entendida como uma alternativa de intervenção e transformação social, coletiva e sustentável. Assim, assinale a resposta incorreta: 
	
	
	
	
	A Gestão Social deve ser um processo gerencial dialógico, onde a autoridade decisória é compartilhada entre os participantes da ação.
	
	
	É importante para um Gestor Social ter conhecimento do novo conceito de cidadania deliberativa, que pressupõe que a legitimidade das decisões deve ser baseada no pluralismo e na igualdade participativa.
	
	
	Sendo um processo gerencial dialógico, na Gestão Social a autoridade decisória é centralizada entre os participantes da ação. 
	
	
	O tema gestão social tem sido cada vez mais utilizado nos últimos anos para acentuar a importância das questões sociais para os sistemas-governos (primeiro setor).
	
	
	A Gestão Social tem se mostrado uma forma de relação entre Estado e sociedade no enfrentamento das problemáticas mais contemporâneas.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		"O conceito de Gestão Social não deve estar atrelado às especificidades de políticas públicas direcionadas a questões de carência social ou de gestão de organizações do denominado Terceiro Setor, mas, também, a identificá-lo como uma possibilidade de gestão democrática". Qual é o conjunto de palavras abaixo, reflete melhor o significado do texto? 
	
	
	
	
	Economia privada e legimitidade. 
	
	
	Diálogo e responsabilidade técnica. 
	
	
	Economia social e consenso solidário. 
	
	
	Responsabilidade pública e valor de troca.
	
	
	Responsabilidade social e monólogo. 
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Assinale a resposta incorreta:
	
	
	
	
	É necessário reforçar os laços comunitários e trabalhar em prol da recuperação da identidade cultural e dos valores coletivos da sociedade em questão.
	
	
	Considera-se que a economia social não é o cálculo utilitário, mas o consenso solidário.
	
	
	Pensar em Gestão Social é ir além da gestão de políticas públicas, estabelecendo as articulaçõesentre ações de intervenção e de transformação do campo social.
	
	
	Determinada pela solidariedade, a Gestão Social é um processo que deve primar pela concordância, onde o outro deve ser incluído e a competição deve ser o seu motivo.
	
	
	Entender Gestão Social significa ir além da gestão de políticas públicas, é pensar em estabelecer as articulações entre ações de intervenção e de transformação do campo social, e que não se restringe à esfera público-governamental.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Muitas empresas no mundo que produzem produtos que são sustentadoras de vícios como a bebida e o cigarro, fazem uso de estratégias que muitas das vezes não são consideradas éticas. Qual a estratégia que uma empresa que opera nesse setor deveria usar para não viver induzindo outros a ficarem doentes, para auferirem lucro? 
	
	
	
	
	Serem mais éticas e irem substituindo a sua produção, por produtos mais saudáveis, de forma e contribuir para uma vida mais saudável das pessoas. 
	
	
	Serem mais agressivas na defesa dos seus produtos, usando de todos os meios lícitos e, se preciso for, também ilícitos, visando garantir sua participação de mercado.
	
	
	Fazer muita propaganda não importa o padrão ético, pois elas têm que se defenderem da concorrência e tudo vale nessa guerra. 
	
	
	Fazer uso de uma agressiva estratégia de marketing com artigos e depoimentos de cientistas, que mostrem por meio de trabalhos científicos que não faz tanto mal assim e podem continuar a consumirem. 
	
	
	Pouco se importarem e continuarem a produzir, pois o que importa e o lucro e tornar os seus acionistas mais ricos. 
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Por que a situação da Gestão Social no Brasil tem levado a uma situação cada vez mais caótica, na medida em que o governo tem priorizado nos últimos 10 anos investimentos na área social? 
	
	
	
	
	a burocracia que tem estado cada vez mais eficiente, favorecendo o cidadão e as empresas, e um setor privado pra lá de atuante, gerando ótimos serviços para a população e preços menores. 
	
	
	um setor privado dinâmico que enxerga que somente por meio de agregar muito retorno para os acionistas e investindo pouco em relacionamentos com os parceiros, a empresa sobrevive de forma competitiva.
	
	
	a excessiva rigidez das tradicionais estruturas centralizadas de Estado e a baixa velocidade de ajustamento do setor privado na realidade da gestão social. 
	
	
	um setor público ágil que trabalha em parceria com a iniciativa privada, que encontra-se totalmente comprometida com os ideias de conciliar o econômico, o social e o ambiental. 
	
	
	um setor público muito ineficiente ainda que gasta muito e produz pouco, e empresas com baixa visão do que vem da sua importância como geradora de bem estar social. 
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Parte inferior do formulário

Continue navegando