Buscar

Dinâmicas de Integração em Sala de Aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As vogais
Dinâmica de Integração para o primeiro dia de Aula
Em sala de aula, reuna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação. Materiais: Criar uma Tabela da dinâmica: 
A = braços abertos 
E = braços cruzados à frente 
I = braço direito levantado 
O = braços a frente em forma oval 
U = braços para o alto em forma de U 
Procedimento: 
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais. Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas. O participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome. 
Dicas: Observar se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar. 
Tempo de aplicação: 15 minutos Número máximo de pessoas: 20 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Memorização de Nomes 
Dinâmica de Integração para o primeiro dia de Aula
As dinâmicas de integração para o primeiro dia de aula têm como objetivo que os participantes se apresentem, que memorizem os respectivos nomes, que iniciem um relacionamento amistoso e que se desfaçam as inibições que falem de suas expectativas para o início do ano letivo ou do curso. 
O professor ou educador começa com a apresentação e depois pede que os alunos se apresentem da seguinte maneira. 
Eu sou... e você, quem é? 
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. 
Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?" A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Dinâmicas para Apresentação de Professor no início das Aulas
Sempre que um professor assume uma nova turma é necessário faze a aprensetação, o famosou quem sou eu? 
O principal objetivo dessa dinâmica de apresentação de professor é promover o aquecimento do grupo de alunos e também fazer a apresentação do professor de maneira diferenciada e original. 
Materiais: Flip chart; caneta pilot, pode ser substituido por quadro negro e giz. Procedimento: Escrever no flip chart informações que caracterizem o professor por exemplo: Silvia ...28 ...Nasci em... Tenho Mestrado em... Gosto de... leciono... etc.) 
Cumprimentar os alunos e dizer que gostaria de dizer sobre si de forma diferente. Pedir que a partir dos dados que colocar no flip chart eles formulem perguntas para o professor. Por exemplo: Você morou fora do Brasil? Você já deu aula antes? Depois de esgotarem as perguntas, convidar os alunos a fazer a folha de apresentação e prosseguir da mesma forma. Dicas: Questionar os participantes sobre: Como foi utilizar esta forma de apresentação? Como se sentiu durante a atividade? Foi possível conhecer um pouco mais os colegas e o professor? Tempo de aplicação: 20 minutos Número máximo de pessoas: 20 Número mínimo de pessoas: 2
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	O Bicho preguiça - Dinâmica de Recepção para Alunos
Objetivo descontrair o grupo enquanto promove a integração e apresentação dos participantes. 
Procedimento: O coordenador, professor ou educador, posiciona o grupo em círculo. 
Cada participante recebe o nome de um bicho, num papelzinho, e ao ouvir o nome desse bicho deve se jogar no chão, sendo segurado pelos colegas do lado. Todos irão falando nomes de bichos, menos o seu. Prepare os papeizinhos com antecedência, anotando em todos, o mesmo nome (ninguém deve saber o bicho do colega). 
 Como ninguém falará o nome do bicho, diga que você falará alguns então. Quando todos estiverem impacientes, fale o nome do bicho. 
Dicas: Observar a comunicação e se os participantes estão se integrando. Tempo de aplicação: 20 minutos Número máximo de pessoas: 15 Número mínimo de pessoas: 2 As dinâmicas em sala de aula estimulam o aprendizado e proporcionam uma maior integração entre alunos e professores.

Outros materiais