Buscar

hist brasil aula 1

Prévia do material em texto

A Reforma Protestante foi um movimento religioso, no século XVI, que mudou consideravelmente os rumos da sociedade e da educação na Europa. Um dos motivos desse fato ter acontecido refere-se:
		
	
	
	
	
	ao empenho dos burgueses em construir uma sociedade na qual a religião não tivesse lugar;
	
	
	às constantes mudanças no comando da igreja católica criando uma grande instabilidade;
	
	
	às severas críticas feitas pelo padre e teólogo alemão Martinho Lutero à venda de indulgências e de relíquias religiosas;
	
	
	à insurgência dos padres católicos em função da postura repressiva do Vaticano;
	
	
	ao surgimento de um outro princípio religioso baseado no politeísmo;
	
	
		2.
		Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoção", a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (...) Náufragos Degredados e Traficantes - (Eduardo Bueno) Este contato amistoso entre brancos e índios preservado:
		
	
	
	
	
	em todos os períodos da História Colonial Brasileira, passando a figura do índio para o imaginário social como "o bom selvagem e forte colaborador da colonização".
	
	
	até o início da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal.
	
	
	sobretudo pelo governo colonial, que tomou várias medidas para impedir o genocídio e a escravidão.
	
	
	pela Igreja, que sempre respeitou a cultura indígena no decurso da catequese.
	
	
	pelos colonos que escravizaram somente o africano na atividade produtiva de exportação.
	
	
		3.
		Na administração do Brasil colonial, a Igreja desempenhava papel de grande importância, igualando-se muitas vezes à administração civil. Isto se devia ao seguinte:
		
	
	
	
	
	a autonomia gozada pela Igreja em Portugal transferiu-se para o Brasil por decisão Papal;
	
	
	a excomunhão religiosa afastava o indivíduo de todas as atividades da vida colonial;
	
	
	os negócios eclesiásticos no Brasil estavam sempre dissociados dos problemas econômicos dos colonos.
	
	
	pelas decisões do Concílio de Trento, acatadas por Portugal, o poder eclesiástico tinha voz ativa nos assuntos temporais;
	
	
	a identidade de interesses e propósitos da Igreja e Estado tornava a colaboração indispensável à Administração;
	
	
		4.
		Os movimentos reformistas religiosos que surgiram na Europa moderna, entre os séculos XV e XVI, variaram em seus fundamentos e prática frente aos dogmas religiosos instituídos pela Igreja Católica. Marque a opção que relaciona corretamente um desses movimentos reformistas com seu fundamento doutrinário.
		
	
	
	
	
	O Concílio de Trento promoveu uma reformulação dos dogmas religiosos católicos, disciplinando o clero e restringindo sua autoridade aos assuntos ligados à fé cristã.
	
	
	O anglicanismo instituiu uma doutrina protestante, cuja hierarquia eclesiástica subordinava o poder temporal dos monarcas à autoridade divina dos Papas.
	
	
	O humanismo defendeu a extinção do Papado como necessária para o desenvolvimento de uma nova religião baseada na tolerância e no respeito às crenças religiosas individuais.
	
	
	O calvinismo, em sua concepção moral, valorizou o trabalho e justificou o lucro, formulando uma doutrina que correspondia às necessidades de uma moral burguesa.
	
	
	O luteranismo condenou a doutrina da predestinação e a livre interpretação das escrituras sagradas.
	
	
		5.
		As transformações religiosas do século XVI, comumente conhecidas pelo nome de Reforma Protestante, representaram no campo espiritual o que foi o Renascimento no plano cultural; um ajustamento de ideias e valores às transformações socioeconômicas da Europa. Dentre seus principais reflexos, destacam-se:
		
	
	
	
	
	a proibição da venda de indulgências, término do índex e o fim do princípio da salvação pela fé e boas obras na Europa.
	
	
	a criação pela igreja protestante da Companhia de Jesus em moldes militares para monopolizar o ensino na América do Norte.
	
	
	o rompimento da unidade cristã, expansão das práticas capitalistas e fortalecimento do poder das monarquias.
	
	
	a diminuição da intolerância religiosa e fim das guerras provocadas por pretextos religiosos.
	
	
	a expansão da educação escolástica e do poder político do papado devido à extrema importância atribuída à Bíblia.
	
	
		6.
		Qual foi o movimento religioso que teve início na Europa Central, no século XVI?
		
	
	
	
	
	Contra reforma
	
	
	Ordem do poder papal
	
	
	Reforma Protestante
	
	
	Ordem da Igreja Católica
	
	
	Movimento do Clero
	
	
		7.
		Leia o texto. A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...). (GANDAVO, Pero de Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.). A partir do texto, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação dos portugueses com a cultura indígena, exceto:
		
	
	
	
	
	A desorganização social dos indígenas se refletia no idioma.
	
	
	Os signos e símbolos dos nativos da costa marítima eram homogêneos.
	
	
	A diferença cultural entre nativos e colonos era atribuída à inferioridade do indígena.
	
	
	A busca de compreensão da cultura indígena era uma preocupação do colonizador.
	
	
	A língua dos nativos era caracterizada pela limitação vocabular.
	
	
		8.
		A única forma de ocupação do Brasil por Portugal era através da colonização. Era necessário colonizar simultaneamente todo o extenso litoral. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:
		
	
	
	
	
	criação e distribuição de sesmarias;
	
	
	doação de terras a colonos;
	
	
	criação das capitanias hereditárias;
	
	
	criação do sistema de governo geral;
	
	
	sistema de parceria.
-------------------------------------------------------------------------
		 Nos primeiros tempos da colonização do brasil, a instrução dispensada aos indígenas com intuito de catequizá-los consistia em inseri-los:
		
	
	
	
	 
	nos rituais cristãos.
	
	
	nas universidades européias.
	
	
	nas universidades brasileiras.
	
	 
	na sociedade européia.
	
	
	nas escolas públicas.
	
	
	
		2.
		As alternativas abaixo apresentam características comuns às experiências colonizadoras portuguesa e espanhola na América entre os séculos XVI e XVIII, com exceção de:
		
	
	
	
	
	caráter profundamente excludente da estrutura social;
	
	
	predominância de relações de trabalho compulsórias;
	
	 
	inexistência de instituições universitárias de ensino.
	
	
	proibição à prática das religiões protestantes;
	
	
	vigência do exclusivo comercial;
	
	
	
		3.
		Sobre as relações estabelecidas entre europeus e povos nativos do continente americano por ocasião da conquista e colonização das terras do Novo Mundo, estão corretas as afirmativas. À exceção de:
		
	
	
	
	
	Entre as imagens que os europeus construíram acerca do Novo Mundo, destacavam-se as visões que ressaltavam a pureza dos povos nativos e a fertilidade da terra.O estabelecimento de alianças bélicas, favorecidas pelas rivalidades entre os povos nativos, contribuiu para a conquista européia.
	
	
	A ocorrência de guerras e a propagação de epidemias contribuíram de modo significativo para a drástica redução demográfica das populações nativas.
	
	 
	A catequese das populações nativas, fundamentada no princípio da tolerância religiosa, viabilizou o enraizamento dos valores cristãos.
	
	
	Os conquistadores europeus valeram-se de práticas de escambo e formas de trabalho compulsório, já existentes entre os povos nativos da América, para consolidarem novas relações de dominação.
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A partir dos textos e de seus conhecimentos, analise as afirmativas: I. Os indígenas, na América, desde a época do descobrimento, sofreram um processo de violência cultural, que provocou a atual situação dessas etnias, muitas vezes marginalizadas e exploradas. II. A imposição do cristianismo aos indígenas (afirmada em preceitos dogmáticos no período de expansão do território ibérico) destruiu completamente a cultura indígena, impedindo-a de misturar-se à européia e de deixar marcas na atual cultura latino-americana. III. Os problemas relatados nos textos apareceram como frutos do conflito entre as culturas indígena e européia, porém a imposição cultural deu-se não apenas por motivos religiosos, mas também para segurança e preservação dos territórios colonizados. IV. A dominação dos povos indígenas deu-se também pela superioridade bélica dos invasores, o que, muitas vezes, garantia a submissão dos nativos a trabalhos forçados. A invasão e a dominação cultural dos povos têm sido uma constante ao longo da história. Estão corretas somente as afirmativas:
		
	
	
	
	 
	I, III e IV
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	II e IV
	
	
	I, II, e III
	
	
	
		5.
		Sobre as universidades na América colonial, é possível afirmar que:
		
	
	
	
	 
	no Brasil não foram criadas universidades no período colonial, e na América Espanhola elas tiveram apenas existência efêmera, não havendo real interesse em sua manutenção.
	
	 
	enquanto no Brasil não foram criadas universidades no período colonial, na América Espanhola, já no século XVI, foram fundadas a universidade de São Marcos de Lima e a do México.
	
	
	assim como Salamanca serviu de modelo para a organização das universidades da América Espanhola, Coimbra foi modelo no Brasil e em Goa, na Índia.
	
	
	as Coroas portuguesa e espanhola, preocupadas desde o início do período colonial com a questão da educação, criaram universidades já no século XVI.
	
	
	as Coroas portuguesa e espanhola, envolvidas com a implantação de um sistema de exploração, não cuidaram da criação de universidades em suas colônias.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Qual a causa principal da Reforma Protestante do século XVI?
		
	
	
	
	 
	Uma crise na Igreja Católica desde a Idade Média.
	
	
	As doenças que geraram a união das Igrejas.
	
	 
	Fortalecimento das religiões.
	
	
	O crescimento da burguesia desde o século XIV.
	
	
	As discussões constantes entre o poder e a igreja.
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		I - Lutero condenou os dogmas da Igreja Católica, a venda de indulgências e defendeu a ideia de que a salvação do homem ocorria pelos atos praticados em vida e pela fé. II - Para Lutero, romper com o Papa significava para a nobreza alemã maior autonomia política e o controle sobre as terras que pertenciam à Igreja.
		
	
	
	
	 
	A segunda afirmativa complementa a informação anterior.
	
	
	A segunda afirmativa é contrária à primeira.
	
	
	As duas afirmativas estão erradas.
	
	
	Só a primeira afirmativa está correta.
	
	
	As duas afirmativas falam de outro homem.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A única forma de ocupação do Brasil por Portugal era através da colonização. Era necessário colonizar simultaneamente todo o extenso litoral. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da:
		
	
	
	
	
	criação e distribuição de sesmarias;
	
	
	doação de terras a colonos;
	
	
	criação do sistema de governo geral;
	
	
	sistema de parceria.
	
	 
	criação das capitanias hereditárias;

Continue navegando