Buscar

LICENCIATURA E BACHAREL OFICIAL 2

Prévia do material em texto

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
EDUCAÇÃO FISICA 3º SEMESTRE
autores
ALEXANDRE MOREIRA DE OLIVEIRA
EUCLÉSIO APARECIDO ALVES
Heyllanny Messias Vieira Raimundo
Olivia Maria Rosa Toledo
Renato José da Silva
Wellington Levi Alves
LICENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
São José dos Campos
2017
AUTORES
ALEXANDRE MOREIRA DE OLIVEIRA
EUCLÉSIO APARECIDO ALVES
Heyllanny Messias Vieira Raimundo
Olivia Maria Rosa Toledo
Renato José da Silva
Wellington Levi Alves
LICENCIATURA E BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas do terceiro semestre de Licenciatura em Educação Física.
 Orientador: Alexandre Schubert 
Anísio Calciolari Junior 
João Paulo Manfre
Raphael Gustavo Testa
Thiago Camata
Danielle Ramos Sousa
São José dos Campos
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 DESENVOLVIMENTO	4
2.1 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA	4
2.2 BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA	5
2.3 DIFERENÇAS NAS DISCIPLINAS DE LICENCIATURA E BACHARELADO	6
2.4 ENTREVISTA COM O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA	6
3 CONCLUSÃO	8
REFERÊNCIAS	9
1 INTRODUÇÃO
	A escolha de um curso de graduação parece ser um dos maiores desafios na vida do estudante. No entanto, a dúvida não fica apenas em qual área formar-se é preciso escolher ainda onde e como atuar, sendo a hora de escolher a modalidade do curso, se licenciatura, bacharelado ou ainda os dois, nos casos que oferecem essa opção. A licenciatura tem uma área de atuação praticamente definida, enquanto o bacharelado oferece algumas alternativas dentro do mercado de trabalho.Os cursos ofertados na modalidade de licenciatura habilitam o profissional para a carreira docente, podendo atuar na educação infantil, ensino fundamental e médio. Durante os estudos, são ministradas disciplinas pedagógicas que são específicas para essa área. O aluno, além das disciplinas inerentes ao curso escolhido, tem acesso a técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado.O bacharelado permite aos acadêmicos ter contato com inúmeras áreas de atuação da profissão, além do campo de pesquisas acadêmicas. Todo o curso, sendo ele licenciatura ou bacharelado visa à capacitação do aluno para o mercado de trabalho, desenvolvendo habilidades dentro da área de atuação que envolve o curso. Diante de diversas graduações existentes, nos deparamos com o curso de Educação Física, sendo esta voltada para a promoção da saúde e da capacidade física por meio da prática de atividades corporais. 
A graduação em Educação Física é um dos exemplos em que é possível perceber a evidente diferença entre a licenciatura e o bacharelado. O profissional que é licenciado pode atuar como professor na Educação Básica, sendo Educação Infantil e nos Ensinos Fundamental e Médio. Já aquele que é bacharel está apto para trabalhar em clubes, academias, hospitais e condomínios, além de exercer a função de personal trainer, não sendo permitido ao bacharel exercer a função do licenciado e vice-versa. As duas modalidades de habilitação de um mesmo curso costumam ter em comum boa parte do currículo. No entanto, há disciplinas específicas para a formação de docentes, como há também para a formação de profissionais para atuação em outras áreas do mercado de trabalho.O objetivo deste trabalho foi analisar as diferenças na formação e na atuação entre os profissionais de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.
2 DESENVOLVIMENTO
	
O Conselho Nacional de Educação em 2002, preocupado com os resultados da Educação Básica no país, publicou uma resolução que definia novos critérios para todas as Licenciaturas, inclusive em Educação Física. Assim, em 2004, através de outra resolução, o Conselho Nacional de Educação definiu a separação da formação em Educação Física em 2 (dois): Licenciatura e Bacharel.
Figura 1 – Curso de Educação Física pode ser de bacharelado ou licenciatura
Fonte: Mundo Educação (2017)
	
 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
O objetivo da Licenciatura em Educação Fisica é formar profissionais docentes em Educação Física, nos diferentes níveis e modalidades de Ensino, em instituições educacionais públicas e privadas, sintonizadas com as novas abordagens e tendências metodológicas de modo a promover o desenvolvimento humano nas dimensões biológicas, sociais, culturais, didático-pedagógicas, técnico-instrumentais do movimento humano. 
O Licenciado em Educação Física estará apto à atuar na docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em instituições públicas ou privadas, realizando a instrução dos alunos para que eles desenvolvam capacidade física por meio de atividades que envolvem o movimento corporal, e até mesmo o ensino básico de modalidades esportivas. Poderá ainda atuar na assessoria, planejamento, execução e avaliação dos componentes curriculares em educação física escolar, como também elaborar programas de ensino na Educação Física Escolar para séries, níveis ou ciclos. Esse profissional poderá atuar também na área da pesquisa científica no campo da Educação.
 BACHARELADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
	Um Bacharel em Educação Física organiza, prescreve e conduz atividades físicas voltadas para saúde, lazer e qualidade de vida em diversos contextos e para diversas faixas etárias. Suas áreas de atuação:
Condicionamento físico 
Auxilia na realização de exercícios individuais como personal trainer ou em grupo em clubes, academias, hotéis e estâncias.
Grupos especiais 
Planeja e supervisiona atividades físicas para grupos ou pessoas com necessidades especiais, respeitando suas limitações individuais.
Recreação 
Trabalha com entretenimento para hóspedes em hotéis, spas, clubes sociais e esportivos, condomínios e navios.
Terceiro setor 
Trabalhar no gerenciamento, implantação e desenvolvimento de projetos sociais para inclusão esportiva.
Performance 
Atuar no treinamento individual e de equipes para modalidades esportivas competitivas.
Outras 
Em empresas que tenham programas de atividades físicas para os funcionários; no turismo ecológico; no ensino superior; na pesquisa; entre outros.
DIFERENÇAS NAS DISCILPINAS DE LICENCIATURA E BACHARELADO
Quadro 1 – Diferenças nas disciplinas 
	Disciplinas que só existem na Licenciatura
	Disciplinas que só existem no Bacharelado
	Didática
	Aptidão física, saúde e esporte
	Educação inclusiva
	Atividade física na empresa
	Libras – Língua Brasileira de Sinais
	Atividade física nos modelos de atenção primária à saúde
	Metodologia de ensino de lutas na escola
	Atividade física, lazer e saúde
	Políticas públicas da educação básica
	Atividades alternativas e meio ambiente
	Psicologia da educação e da aprendizagem
	Atividades físicas e envelhecimento
	
	Atividades físicas e esportes adaptados
	
	Atividades físicas em academias
	
	Ética, política e sociedade
	
	Fundamentos da iniciação esportiva
	
	Nutrição aplicada à saúde e ao esporte
	
	Prescrição do exercício para grupos especiais
	
	Saúde Coletiva
Fonte: Anhanguera (2016)
2.4 ENTREVISTA COM O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Entrevista realizada com a professora de educação física Sônia Cristina de Carvalho Ferreira, que trabalha na Escola Estadual de Ensino Médio Maria Dolores Veríssimo Madureira, registro 109868-G/SP, São José dos Campos – SP.
 Questionamentos: 
1) Nessa escola tem aula de Educação Física?
Resposta: sim
2) Quem dá essas aulas é sempre o professor de educação física?
Resposta: Quem ministra as aulas sempre é o professsor de educação física.
3) O professor responsável pelas aulas de educação física tem formação em Bacharelado, em Licenciatura ou não tem formação em superior?
Reposta: Sim, tenho curso superior de Bachalerado em Educação Física.
4) Quantas vezes por semana acontecem as aulas de educação física?
Resposta: São aulasque acontecem duas vezes por semana.
5) A estrutura e os materiais disponivéis são de boa qualidade e em quantidade suficiente para atender toda a escola?
Resposta: A estrutura e razoável, as vezes falta material necessário para atender a totalidade de alunos.
6) Quais são os conteúdos abordados durante o ano letivo?
Resposta: Corpo, saúde, beleza, esportes, ginástica, luta, ginástica alternativa, jogos paraolímpicos, esportes radicais e le parkur.
7) Quais são as principais dificuldades encontradas para a realização das aulas de educaçõa física na sua escola?
Resposta: A quadra, pois mesmo sendo coberta quando chove molha-se bastante, faltam alguns materiais para melhor andamento das aulas, a sala de guardar materiais é totalmente insalubre e quando chove a mesma fica toda molhada.
8) Qual é o papel do professor de educação física na escola?
Reposta: Organizar os jogos, as atividades do dia mundial de atividade física, dia do agita galera e o Chalenge Day.
CONCLUSÃO
Quando falamos das diferenças entre Licenciatura e Bacharel em Educação Física, vemos bem evidenciadas essas atribuições entre as profissões, apesar de estarem inseridas numa mesma categoria, em 2002 Conselho Nacional Educação (CNE) na resolução 1 de 18/02/2002, cria duas vertentes no curso de Educação Física, como já mencionamos Licenciatura e Bacharel, mas ao separá-las deu novo nome para algumas disciplinas para se atender exigências curriculares, ficando restrito ao âmbito da nomenclatura, não acrescentando mudanças significativas ao conteúdo disciplinar.
Em geral, se tem cursos de Educação Física que oferecem uma formação sem especificações, com objetivo de ensinar as atividades esportivas, porém como as matérias são desenvolvidas de forma desagregada, se forma um profissional com algum conhecimento pedagógico de modalidades esportivas, mas inapto para o campo de Educação.
Pesquisas apontam uma clara dificuldade das instituições de ensino em definir as concepções, objetivos e perfis profissionais, que realmente diferencie a licenciatura do bacharelado e que realmente levem a refletir nas suas matrizes curriculares. A falta de clareza nas resoluções que norteiam a formação, mas também pela dificuldade de se adequar uma formação diferente para um curso que desde os primórdios se utiliza da docência como foco central em sua intervenção profissional. Observa-se que com a criação do curso criado para atender exclusivamente as áreas de atuação extraescolares não consegue dar conta diante do grande número de áreas de atuação. A diversidade de Atividades que pode ser desenvolvida por um profissional de atividade física é tão vasta, que não é possível imaginar, por mais que seja o rol de disciplinas no currículo, que ele possa formar um bom profissional que supra todas as necessidades. Será que em Educação Física temos que formar especialistas ou a especialização surge posteriormente a graduação.
Seja na área de Licenciatura ou Bacharel temos que ter dedicação e empenho a profissão em que iremos atuar, somos mediadores do conhecimento e devemos estar sempre em continua formação, observamos um pouco das transformações que essa área acadêmica vem sofrendo, o Brasil caminha a pouco tempo na área da Educação Física, temos que estar atentos para escrever essa história com seriedade que ela exige, incluirmos o nosso país nas referências internacionais de esporte, necessitamos de bases solidas, que são construídas com muita dedicação e suor.
REFERÊNCIAS
Bacharelado ou Licenciatura – qual a diferença?. Disponível em:
 <http://vestibular.mundoeducacao.bol.uol.com.br/universidade-para-todos/bacharelado-ou-licenciaturaqual-diferenca.htm >. Acesso em: 17 abr. 2017.
Graduação em Educação Física - Bacharelado. Disponível em:
 <http://www.anhanguera.com/graduacao/cursos/educacao-fisica-bacharelado.php?>. Acesso em: 17 abr. 2017.
Graduação em Educação Física - Licenciatura. Disponível em:
 <http://www.anhanguera.com/graduacao/cursos/educacao-fisica-bacharelado.php?>. Acesso em: 17 abr. 2017.
Graduação em Educação Física - Bacharelado. Disponível em:
 < http://www.unoparead.com.br/graduacao/educacao-fisica-bacherelado/ >. Acesso em: 17 abr. 2017.
Graduação em Educação Física - Licenciatura. Disponível em:
 < http://www.unoparead.com.br/graduacao/educacao-fisica/>. Acesso em: 17 abr. 2017.
Licenciatura e/ou Bacharelado. Disponível em:
< http://www.confef.org.br/extra/revistaef/show.asp?id=3613>. Acesso em: 17 abr. 2017.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Biblioteca Central. Normas para apresentação de trabalhos. 2. ed. Curitiba: UFPR, 1992. v. 2.

Continue navegando

Outros materiais