Buscar

DIREITO AMBIENTAL

Prévia do material em texto

Quest.: 1
	
		1.
		O meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser considerado como:
	
	
	
	
	bem público transindividual.
	
	
	bem público de uso comum do povo. 
	
	
	bem público de uso especial.
	
	
	bem público pertencente às pessoas jurídicas de direito público.
	
	
	bem público dominical.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Em 1992 ocorreu uma importante Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, com o objetivo de analisar, discutir e aprovar documentos sobre as questões ambientais. Dentre eles destaca-se a Agenda 21, um programa de ações preservadoras do meio ambiente que resume o que fazer para reverter a destruição da Terra e instalar um modelo de desenvolvimento sustentável ao longo do século XXI. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência:
	
	
	
	
	Bogotá
	
	
	Paris 
	
	
	Palermo
	
	
	Estocolmo
	
	
	Rio de Janeiro
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		A respeito dos princípios do Direito Ambiental, é correto afirmar que:
	
	
	
	
	Os bens ambientais, de acordo com a Constituição Federal, são de propriedade do Estado, cabendo a todos o dever de protegê-los.
	
	
	O princípio da proibição do retrocesso veda a tramitação de projetos de lei que representam alteração da protetividade ambiental. 
	
	
	A internalização dos efeitos externos positivos é o cerne do princípio do poluidor-pagador.
	
	
	A necessidade de licenciamento ambiental fundamenta-se no princípio da prevenção, ou seja, na necessidade de se mensurar o risco desconhecido, sobre o qual não há certeza científica.
	
	
	O princípio do usuário-pagador impõe aos particulares a necessidade de contribuir para o emprego de recursos ambientais em atividades econômicas.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		São Princípios do Direito Ambiental:
	
	
	
	
	Princípio da Responsabilidade, Princípio do usuário-poluidor e Princípio do Limite.
	
	
	Princípio do Poluidor-pagador, Princípio do usuário-poluidor e Princípio da Intervenção Estatal na propriedade privada.
	
	
	Princípio do Limite, Princípio da Precaução e Princípio do equilíbrio.
	
	
	Princípio do Equilíbrio, Princípio da função social da propriedade e Princípio do Devido Processo Legal.
	
	
	Princípio do Acesso à Justiça, Princípio do Desenvolvimento sustentável e Princípio da Precaução.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		A instalação de usina nuclear depende de definição de sua localização através de: 
	
	
	
	
	Autorização do Ministério de Minas e Energia.
	
	
	Licença ambiental.
	
	
	Lei estadual.
	
	
	Lei federal.
	
	
	Decreto Presidencial.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Marque a alternativa Correta em razão da Competência dos Municípios, de acordo com a previsão constitucional.
	
	
	
	
	Legislar sobre assuntos de interesse da região
	
	
	O município pode legislar em questões que extrapolem os interesses locais 
	
	
	Promover, no que couber, o adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupação do solo urbano
	
	
	Suplementar a legislação estadual diante do interesse regional
	
	
	Promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, sem necessariamente observar a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual. 
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		(CESPE - 2013 - TRF 2ª REGIÃO - Juiz Federal - Adaptada) De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente - PNMA, assinale a opção correta.
	
	
	
	
	A concessão florestal, a servidão ambiental, e o seguro ambiental são instrumentos da PNMA
	
	
	Segundo o princípio do poluidor-pagador, aquele que causa dano ambiental possui o conhecimento dos efeitos que determinadas atividades podem causar ao meio ambiente e das medidas para o qual se impõem ações no sentido de evita-lo, pelo menos, minimizá-lo.
	
	
	Poluidor é aquele que gera poluição, não estando abrangidos por esse conceito aqueles cuja atividade provoque mera alteração adversa no meio ambiente, já que esta decorre de toda atividade humana.
	
	
	Segundo a PNMA, compete ao Conama o zoneamento ambiental.
	
	
	O Conama é responsável por supervisionar os licenciamentos concedidos pelos Estados para as atividades efetiva ou potencialmente poluidoras.
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Com base na lição do professor Diogo de Figueiredo Moreira Neto o poder de polícia atua de quatro formas. Nesse sentido, podemos afirmar que as quatro formas são: 
	
	
	
	
	ordem de polícia, consentimento de polícia, fiscalização de polícia e sanção do particular.
	
	
	consentimento de polícia, fiscalização do particular, discricionariedade e sanção de polícia.
	
	
	fiscalização de polícia, sanção de polícia, ordem de polícia e poder vinculado.
	
	
	discricionariedade, ordem de polícia, poder vinculado e consentimento privado.
	
	
	ordem de polícia, consentimento de polícia, fiscalização de polícia e sanção de polícia.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Ministério Público Federal do Pará questiona na Justiça o empreendimento da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. O órgão move diversos processos contra a instalação da usina. Os principais argumentos são o desrespeito aos povos indígenas, os impactos ambientais e a questão financeira que envolve a usina de Belo Monte. Marque a alternativa CORRETA em relação ao EIA_RIMA:
	
	
	
	
	O licenciamento ambiental está condiconado à realização de estudo prévio de impacto ambiental. Ante a irreversibilidade dos danos ao meio ambiente não podem ser afastados os princípios da prevenção e da precaução.
	
	
	O EIA contribui para informar de maneira completa e exaustiva acerca de todos os desdobramentos de determinado projeto, permitindo que as organizações não governamentais possam tomar mais corretamente posição em relação a ele, de forma a eliminar a influência das elites científicas sobre a mídia.
	
	
	Deve ser dada publicidade aos Estudos de Impacto Ambiental e permitida a participação em sua elaboração pelos técnicos da coletividade local.
	
	
	A exigência ou não de EIA decorre sempre da discricionaridade do administrador, que deve verificar, em cada caso, o grau de ofensividade ambiental do empreendimento proposto e determinar, se necessária, a formulação do EIA/RIMA, independentemente das atividades exigíveis pela Resolução CONAMA 001/86, Art.2º.
	
	
	O estudo de impacto ambiental e o seu relatório são documentos técnicos de caráter sigiloso, de forma a impedir danos às empresas concorrentes da obra pública em estudo
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		O licenciamento ambiental é:
	
	
	
	
	um procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
	
	um ato administrativo pelo qual o MP licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental. 
	
	
	um ato administrativo pelo qual o órgão judiciário competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.
	
	
	é competente para propor a Audiência Pública, em matéria de licenciamento ambiental apenas o Ministério Público e a entidade civil ligada às questões ambientais.
	
	
	um procedimento judicial pelo qual o Ministério Público competente licencia empreendimentos que possam causar degradação ambiental.

Continue navegando