Buscar

Questões de Treino- Direito Processual Constitucional

Prévia do material em texto

QUESTÕES – REVISÃO PROVA UNIDADE 1
QUESTÃO 1
J.G., empresário do ramo imobiliário, surpreendeu tomar conhecimento de que seu nome constava de um banco de dados de caráter público como inadimplente de uma dívida no valor de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). Embora reconheça a existência da dívida, entende que o não pagamento encontra justificativa no fato de o valor a que foi condenado em primeira instância ainda estar sob discussão em grau recursal. Com o objetivo de fazer com que essa informação complementar passe a constar juntamente com a informação principal a respeito da existência do débito, consulta um advogado, que sugere a impetração de um habeas data. 
Sobre a resposta à consulta, assinale a afirmativa correta
a) O habeas data não é o meio adequado, já que a ordem jurídica não prevê a possibilidade de sua utilização para complementar dados, mas apenas para garantir o direito de acessá-los ou retificá-los.
b) Deveria ser impetrado, em vez de habeas data ,mandado de segurança, ação constitucional adequada para os casos em que se faça necessária a proteção de direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data.
c) Deve ser impetrado habeas data, pois, embora o texto constitucional não contemple a hipótese específica do caso concreto, a lei ordinária o faz, de modo a ampliar o âmbito de incidência do habeas data como ação constitucional
d) O habeas data não deve ser impetrado, pois a lei ordinária não pode ampliar uma garantia fundamental prevista no texto constitucional, já que tal configuraria violação ao regime de imutabilidade que acompanha os direitos e as garantias fundamentais
QUESTÃO 2
No tocante aos direitos e garantias fundamentais, julgue o  próximo  item.
No caso de autoridade federal do Instituto Nacional do Seguro Social indeferir ilegalmente benefício previdenciário a determinado cidadão, caberá o ajuizamento de mandado de segurança, sendo, nesse caso, da justiça estadual a competência para julgá-lo, desde que a comarca não seja sede de vara de juízo federal.
[	] Certo      [	] Errado
QUESTÃO 3
Considerando o disposto no Texto Constitucional a respeito dos direitos e garantias individuais e coletivos, assinale a alternativa correta.
a) Todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de prisão, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
b) É a todos assegurado, mediante o pagamento das respectivas taxas, o direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder
c) Conceder-se-á mandado de injunção para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas--corpus ou habeas-data, quando o responsável pela ilegalidade ou pelo abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público
d) O partido político sem representação no Congresso Nacional e a organização sindical, entidade de classe ou associação em funcionamento há menos de um ano não poderão impetrar o mandado de segurança coletivo.
e) Qualquer cidadão é parte legítima para propor ação civil pública que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência
QUESTÃO 4
É promulgada Emenda à Constituição abolindo a garantia do habeas data, sob o argumento de que a Lei nº 12.527/11 já estaria a proteger o direito constitucional de acesso às informações públicas. Essa Emenda é:
a) Constitucional, porque a Lei nº 12.527/11 ampliou o alcance do direito à informação.
b) Inconstitucional, porque apenas nas hipóteses de estado de sítio ou de estado de defesa tal supressão seria admissível.
c) Constitucional, porque tem hierarquia constitucional, sendo insuscetível de controle de constitucionalidade.
d) Inconstitucional, porque apenas na hipótese de intervenção federal tal supressão seria admissível.
e) Inconstitucional, porque viola a cláusula pétrea atinente aos direitos e garantias individuais.
QUESTÃO 5
Sobre direitos e garantias fundamentais, assinale a alternativa correta.
a) Mandado de segurança pode substituir ação de cobrança.
b) A lei poderá, em caso de dolo, admitir a pena de trabalhos forçados para os crimes hediondos.
c) Não haverá juízo ou tribunal de exceção, salvo em tempo de guerra.
d) A lei penal não pode retroagir, salvo para beneficiar o réu.
QUESTÃO 6
Superior Tribunal de Justiça, é cabível mandado de segurança contra:
a) Decisão judicial da qual caiba recurso com efeito suspensivo.
b) Ato do qual caiba recurso administrativo com efeito suspensivo, independentemente de caução.
c) Decisão judicial transitada em julgado.
d) Ato praticado em licitação promovida por sociedade de economia mista ou empresa pública.
e) Lei em tese.
QUESTÃO 7
Considerando o tema direitos fundamentais, é correto arfirmar:
a) É constitucional a exigência de depósito prévio como requisito de admissibilidade de ação judicial na qual se pretenda discutir a exigibilidade de crédito tributário.
b) Segundo o STF, a obrigatoriedade do visto de advogado para o registro de atos e contratos constitutivos de pessoas jurídicas ofende os princípios constitucionais da isonomia e da liberdade associativa.
c) Para o exercício do direito de petição é, em regra, exigível capacidade postulatória.
d) A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.
e) A impetração de mandado de segurança coletivo por entidade de classe em favor dos associados depende da autorização deste
QUESTÃO 8
Considere: 
I. O direito de petição aos Poderes Públicos em defesa de direitos. 
II. O direito de petição aos Poderes Públicos contra ilegalidade ou abuso de poder.
III. A obtenção de certidões em repartições públicas para defesa de direitos e esclarecimentos de situações de interesse pessoal e de terceiros. 
IV. A obtenção de certidões em repartições públicas para defesa de direitos individuais indisponíveis pessoal e de terceiros. 
De acordo com a Constituição Federal são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas, as hipóteses indicadas APENAS em
a) II, III e IV.
b) I, II e III.
c) I e II.
d) II e III.
e) I e IV.
QUESTÃO 9
A respeito dos remédios constitucionais, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) O habeas data possui previsão de custas e emolumentos.
b) O habeas corpus, para ser impetrado, prescinde da atuação de um advogado
c) O mandado de segurança pode ser manejado para garantir direito líquido e certo não amparado por habeas corpus e habeas data, quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público.
d) O mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por partido político com representação no Congresso Nacional, ou seja, por partidos políticos que possuam, em seus quadros, ao menos um deputado federal ou um senador
e) O direito de requerer mandado de segurança extinguir-se-á decorridos 120 (cento e vinte) dias, contados da ciência, pelo interessado, do ato impugnado
QUESTÃO 10
Com relação aos direitos individuais e aos mecanismos para sua proteção - garantias ou remédios constitucionais -, é correto afirmar:
a) Quando negada por uma repartição pública uma certidão que se faz necessária para a defesa de direitos pessoais é cabível a impetração de mandado de segurança.
b) No que se refere à legitimidade ativa, tem-se que pessoa jurídica não pode impetrar habeas data.
c) O mandado de segurança poderá ser proposto concomitantemente com o habeas data versando sobre o mesmo fato e matéria.
d) A ação popular, para ser proposta, pressupõe exclusivamente a prova da ilegalidade do ato e da condição de cidadão do autor.e) O habeas data exige, para seu ajuizamento, o prévio esgotamento de todos os meios administrativos e jurídicos de prevenção ou repressão aos atos ilegais contrários ao direito da pessoa de obter os dados inerentes a sua pessoa que constam de cadastros de bancos de dados.

Continue navegando