Buscar

Cortisol

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CORTISOL
Ação no organismo humano
Disciplina de Fisiologia Humana
O que é o Cortisol?
Principal representante do grupo dos glicocorticoides.
 É produzido pela parte superior da glândula suprarenal (no córtex suprarenal, porção fasciculada ou média) diretamente envolvido na resposta ao estresse.
Glândula Suprarenal
Secreção
A secreção de cortisol se dá a partir de um estímulo estressante (atividade física ou contusão em alguma parte do corpo), que transmite impulsos nervosos ao hipotálamo
Este, por sua vez, libera o fator liberador de corticotropina (FLC), que chega a hipófise, cujas células secretam hormônio adrenocorticotrópico que flui pelo sangue até o córtex suprarenal onde será produzido o cortisol.
Eixo hipotálamo (CRH)- hipófise (ACTH)- adrenal (glicocorticoides)
Ação
 
O cortisol atravessa as membranas celulares e atua num receptor glicocorticoide, presente no núcleo e citoplasma.
Pode estimular a transcrição de regiões determinadas do DNA; ou inativar proteínas que participam da transcrição de certas regiões do DNA, inibindo, assim, a síntese de algumas substâncias.
Funções no Metabolismo
O hormônio cortisol é conhecido pela sua função catabólica, no equilíbrio eletrolítico e no metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos, além de possuir um potente efeito anti-inflamatório.
O cortisol apresenta ação oposta à da insulina e similar à do glucagon. 
Tecidos afetados pela ação do Cortisol
Fígado: a gliconeogênese é estimulada, graças ao aumento na quantidade de enzimas da via e na atividade dessas enzimas, e à maior disponibilidade de substratos, vindos de outros tecidos
Tecido Adiposo: nele, o cortisol induz a lipólise, aumentando a disponibilidade tanto de glicerol (para a gliconeogênese) quanto de ácidos graxos livres (para oxidação e obtenção de energia).
Ação muscular
Induz a degradação de proteínas, além de frear a síntese proteica. Dessa forma, há uma maior disponibilização de aminoácidos para a gliconeogênese (ocorrendo no fígado). O hormônio provoca a diminuição no consumo de glicose pelos músculos, a fim de combater a hipoglicemia, e economizar glicose para o uso do cérebro.
Ação muscular
A ação muscular é ambígua, contribui para o catabolismo e perda muscular, mas, simultaneamente, na ausência da hormona a contractilidade dos músculos esquelético e cardíaco é reduzida.
Tecido ósseo: O cortisol inibe a formação de novas estruturas ósseas
Tecido conjuntivo: a inibição da síntese colagénica produz adelgaçamento cutâneo e das paredes vasculares, podendo provocar pequenas hemorragias cutâneas.
Sistema vascular: ajuda a manter a pressão arterial porque diminui a permeabilidade vascular endotelial, evita perdas de volume circulante.
Efeitos no SNC
O cortisol altera os padrões do sono. Em geral, os glicocorticoides atenuam a acuidade dos sentidos, olfativo, gustativo, auditivo e visual; contudo, melhoram a capacidade integrativa e geradora de respostas apropriadas. 
Em excesso, o cortisol pode provocar insonias e elevar ou deprimir, marcadamente, o humor.
Resposta ao Estress
Fatores que estimulam o cortisol
ansiedade, competição, depressão, exercício físico, hipoglicemia, queimaduras, exposição ao frio e hipertermia. 
Por isso que o cortisol é considerado o "hormônio do estress". Por exemplo, na TPM, ele não é o precursor mas é um importante coadjuvante desse quadro.
Ação Imunossupressora e Anti-inflamatória 
Processos inflamatórios muito prolongados acarretam certos prejuízos ao microambiente envolvido.
Por isso, é necessário haver um controle da intensidade da inflamação. Outra função do cortisol é justamente realizar esse controle. 
Ação Imunossupressora e Anti-inflamatória 
 Inibe a ação de “mensageiros da inflamação”, como a IL-1 (Interleucina I)
Diminui a atividade dos linfócitos B, diminuindo a produção de anticorpos;
Dificulta a vasodilatação na região afetada, a qual permitiria um extravasamento de células de defesa e líquido (o causador dos inchaços característicos de inflamações).
Uso na Farmacologia
Devido a todas essas ações, que causam a supressão do sistema imune, os glicocorticoides são usados como fármacos para combater doenças autoimunes (como lúpus, vitiligo, hepatite autoimune...), que são causadas pelo combate do sistema de defesa ao próprio organismo.
Fatores que afetam a concentração de cortisol no sangue:
Horário: A concentração de cortisol se altera durante as horas do dia, apresentando seu pico pelas primeiras horas da manhã. 
Exercício físico: As concentrações de cortisol aumentam durante o exercício, aumentando o metabolismo proteico, liberando aminoácidos para serem utilizados no processo da gliconeogênese. 
Referências
http://www.fisfar.ufc.br/v2/graduacao/arquivo_aulas/leticia/aula_adrenal.pdf
http://corticoidesebioquimica.blogspot.com.br/2013/02/efeitos-do-cortisol-no-organismo.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cortisol#S.C3.ADntese

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais