Buscar

Avs direito trabalhista

Prévia do material em texto

Um suposto empregado Manoel ajuíza reclamação trabalhista, pleiteando vínculo de emprego e verbas daí decorrentes, não obstante as atividades funcionais que tenha ocorrido mediante a celebração de contrato verbal, que não formalizou a anotação na CTPS. À luz do princípio da primazia da realidade:
	
	 
	o vínculo de emprego poderá ser reconhecido se, da realidade dos fatos, resultarem demonstradas a presença dos requisitos necessários para a configuração do contrato de trabalho.
	Sobre as fases da evolução histórica do direito do trabalho, marque a alternativa correta:
	 
	Escravidão, servidão e corporações de ofício;
As Relações do Trabalho tiveram suas raízes em três etapas antecedentes. Essas etapas foram:
	 
	Escravidão,Servidão e Corporações de Ofício.
Tomando-se por base a hierarquia das normas, qual das normas abaixo é considerada a mais importante no ordenamento jurídico:
	 
	Constituição Federal.
Com a facilidade no envio de mensagens eletrônicas nos últimos anos a população fica insegura quanto a existência de um norma, como, por exemplo, de acordo com o Portal G1 (HTTP://G1.GLOBO.COM) a fotógrafa Tatiane Takara, de 26 anos, acreditava que estava em vigor em São Paulo a Lei 13.819 que obrigava os estacionamentos de shopping centers a garantir a gratuidade para clientes que consumirem no centro de compras o equivalente a dez vezes o valor do tíquete. De acordo com fotógrafa, ela testou a eficácia da lei em um shopping de São Paulo e ficou decepcionada. Neste contexto, qual a melhor forma da fotógrafa Tatiane pesquisar uma lei na integra de forma atualizada e rápida?
	 
	Consultando o sítio do Poder Legislativo
Os princípios são as ideias fundamentais e estruturais que servem para informar, normatizar e interpretar o direito. Neste sentido assinale a alternativa INCORRETA:
	 
	Nenhuma alternativa está correta
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) inclui os princípios entre as fontes a que a Justiça do Trabalho deve recorrer para sanar omissões no campo das relações de trabalho, ou seja, os princípios são enunciados deduzidos do ordenamento jurídico pertinente, destinados a iluminar tanto o legislador, ao elaborar as leis, como o interprete, ao aplicar as leis. Assim, analise as asserções abaixo e, a seguir, marque a alternativa correta: O princípio da aplicação norma mais favorável ao trabalhador não se confunde com o princípio da condição mais benéfica ao trabalhador porque o primeiro pressupõe a vigência simultânea de duas ou mais normas regulando a mesma situação jurídica, enquanto o último supõe a existência de uma norma anterior e outra posterior (sucessão normativa).
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
O princípio que possui como propósito tentar corrigir desigualdades, criando uma superioridade jurídica em favor do empregado diante da sua condição de hipossuficiente é especificamente o princípio da
	 
	proteção
São requisitos legais que definem quem é empregado:
	 
	Pessoa física , continuidade, subordinação, salário e pessoalidade
O poder disciplinar do empregador se traduz:
	 
	na possibilidade do empregador aplicar sanções por descumprimento de obrigações legais e contratuais, atinentes a prestação de serviços pelo empregado.
A Lei nº 6.019/74 em seu artigo 2º dispõe: "é aquele prestado por pessoa física a uma empresa, para atender à necessidade transitória de substituição de seu pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços." O conceito acima descrito se refere ao Trabalho:
	 
	Temporário
Nos termos do artigo 1º, da Lei nº 9.608/1998, é a atividade não remunerada, prestada por pessoa física à entidade pública de qualquer natureza, ou à instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade. Qual o requisito faltante. Assinale a alternativa correta
	 
	Onerosidade
É considerado empregador, segundo o artigo 2º da CLT:
R: Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal do serviço.
	A CLT estabelece o conceito de empregado, sendo considerado "toda ________________ que prestar serviços de natureza ___________ a empregador, sob dependência deste e mediante _______________."
		
	 
	pessoa física; não eventual; salário
Quanto à relação de emprego e às relações de trabalho, é INCORRETO afirmar:
	 
	O trabalho avulso é aquele em que o trabalhador presta serviços de curta duração para distintos beneficiários, com intermediação de terceira entidade com quem mantém vínculo de emprego nos termos da CLT, mas não se igualando em direitos com os trabalhadores com vínculo empregatício permanente.
Equiparam-se a(o) ___________, para os efeitos exclusivos da relação de emprego, os profissionais liberais, as instituições de beneficência, as associações recreativas ou outras instituições sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. Complete a frase:
	 
	Empregador
	
	
	Sobre os contratos individuais do trabalho, de acordo com a legislação vigente:
	 
	o contrato de experiência é considerado um contrato de trabalho por prazo determinado de prazo máximo de 90 dias.
Quanto a duração dos contratos de trabalhos eles se classificam como:
	 
	Prazo determinado ou indeterminado.
	
	
Huguinho, com 15 anos de idade, é contratado como aprendiz pela empresa Lucro Certo Ltda. para desempenhar suas funções em local insalubre, periculoso e noturno. O Ministério Público do Trabalho, após verificar denúncia anônima de exploração do trabalho infantil alegou violação da Convenção 138 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ratificada pelo Brasil, em 2002. Diante deste cenário, pergunta-se:
	 
	Huguinho é considerado menor e só poderá trabalhar na empresa Lucro Certo Ltda. na condição de aprendiz desde que as condições de trabalho não sejam periculosas, insalubres ou noturna;
Com fundamento nas disposições da CLT, em relação ao contrato de trabalho por prazo determinado, o mesmo
	 
	não poderá ser estipulado por mais de 2 anos, ou, no caso de contrato de experiência, não poderá ser estipulado por mais de 90 dias.
Sobre o contrato de trabalho é correto afirmar que:
	 
	O contrato individual poderá ser acordado tácita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado e indeterminado;
	O contrato de experiência tem o prazo limite de:
	 
	Até 90 dias improrrogáveis.
	A terceirização é modalidade contratual inadmissível em nosso ordenamento jurídico quando levada a cabo para
		
	 
	locação permanente de mão-de-obra em atividade-fim da empresa tomadora de pessoal
	
	
Para que a empresa possa receber o profissional com o perfil adequado, existe o recurso do contrato de experiência, firmado pelo prazo máximo de 90 dias, para avaliar a performance do empregado na função. Sobre o contrato de experiência, assinale a afirmativa correta.
	 
	As partes devem respeitar o prazo estipulado no contrato, sendo que, ao seu término, não há obrigação de continuidade.
Considerando as premissas: - a todo trabalho de igual valor corresponderá salário igual, sem distinção de sexo, e - proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil, responda:
	 
	Essas premissas são reconhecidas pela CLT e pela CF/88, porém, na prática, se houver discriminações e preconceitos o trabalhador poderá procurar a Delegacia Regional do Trabalho além do Poder Judiciário;
	Os preceitos da Isonomia Salarial é de grande importância para o gestor, pois a distorção salarial de um paradigma (pessoa com o qual os outros se comparam) poderá gerar a equiparaçãode todos os outros empregados que preencham os requisitos necessários e exerçam a mesma função no período da:
	 
	Diferença não pode ultrapassar 2 anos na função.
O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional sobre o salário nominal. O percentual do adicional de periculosidade é de:
	 
	30%
		
	(TRT 21R (RN) - 2012 - TRT - 21ª Região) João Felix exerceu, durante 05 (cinco) anos, uma função comissionada no Banco Brasileiro S/A. Afastou-se do cargo efetivo e da função comissionada para exercer o cargo de presidente do sindicato dos bancários. Durante o período de 08 (oito) anos, em que esteve afastado do emprego, por causa do exercício de dois mandatos sindicais, recebeu remuneração paga pelo Banco, na qual estava incluída a gratificação de função comissionada, por força de previsão em acordo coletivo de trabalho. Ao término do segundo mandato sindical, João Felix retornou ao serviço no Banco, que o reverteu para o cargo de carreira, com perda da função comissionada. João Felix requereu judicialmente a incorporação da gratificação de função comissionada suprimida. De acordo com a jurisprudência pacificada do TST, há fundamento jurídico para a pretensão de João Felix?
	 
	sim, porque o empregado recebeu a gratificação de função por 13 (anos) anos e há direito à incorporação de gratificação de função percebida por 10 (dez) anos, ou mais, e suprimida sem justo motivo pelo empregador;
Um empregado foi contratado como empregado mensalista da empresa X para exercer as funções de ajudante geral, recebendo um salário mínimo mensal. Após um ano de trabalho, ele foi chamado pelo gerente que o informou que, em razão das dificuldades econômicas da empresa, seu salário seria reduzido para meio salário mínimo mensal, do contrário ele teria que ser demitido sem justa. A atitude da empresa:
	 
	não está correta, pois o salário é irredutível, salvo previsão em convenção ou acordo coletivo.
Um determinado funcionário, que trabalha no depósito de uma distribuidora de produtos químicos, tem acrescido a sua remuneração um adicional de insalubridade. Pelo que rege a CLT, o adicional de insalubridade que este funcionário recebe é estabelecido de acordo com o seu grau (grau mínimo, grau médio e graus máximo), calculados, respectivamente pelos percentuais de:
	 
	10%, 20% e 40% sobre o salário base do empregado
Em relação às horas extraordinárias, é correto se afirmar que elas não podem exceder de:
	 
	duas horas na jornada de trabalho e devem ser pagas com adicional de, no mínimo, 50% superior à hora normal.
Fonte: Prova: FCC - 2014 - TRT - 2ª REGIÃO (SP) - Analista Judiciário - Área Judiciária. Como decorrência do princípio constitucional da não discriminação salarial (art. 7o , XXX e XXXI da CF), a garantia da isonomia salarial fundamenta-se na ideia básica de que a todo trabalho de igual valor deve corresponder salário igual. Para caracterização do trabalho de igual valor, gerando o direito à equiparação salarial, é necessário que sejam preenchidos concomitantemente alguns requisitos, entre os quais NÃO se inclui:
	 
	existência de quadro organizado de carreira.
Fonte: Prova: FCC - 2013 - TRT - 12ª Região (SC) - Técnico Judiciário. Analisando as normas da legislação trabalhista quanto à duração do trabalho, jornadas de trabalho e períodos de descanso:
	 
	entre duas jornadas de trabalho diário haverá um período mínimo de onze horas consecutivas para descanso, além de um descanso semanal remunerado de vinte e quatro horas consecutivas, preferencialmente, aos domingos
	Um empregado atua como vigia noturno há quatro anos, trabalhando de 2ª a 6ª feira, das 22h às 05h. Diante desse quadro e de acordo com a legislação em vigor, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	O empregado tem direito ao adicional noturno de 20% e à hora noturna considerada como tendo 52 minutos e 30 segundos.
	O intervalo intrajornada ocorre dentro do expediente e é incorreto afirma-se que:
	 
	para jornadas inferiores a 4 horas, o intervalo será de 10 minutos.
	Sobre faltas ao serviço, existem algumas que a CLT enumera como faltas abonadas e legais, ou seja, aquelas que não podem ser deduzidas por ocasião do 13º salário
		
	 
	Por 1 dia a cada 12 meses de trabalho para doação de sangue, devidamente comprovada
De acordo com o disposto na CLT, o pagamento da remuneração das férias deve ser feito
	 
	até 2 dias antes do início do respectivo período.
A opção que especifica a/as restrição/restrições do trabalho extraordinário de necessidade imperiosa é:
	 
	para realizar ou concluir serviços inadiáveis, fazer face a motivo de força maior ou cuja inexecução traga prejuízo manifesto;
Durante o período de uma greve, de acordo com a Lei:
	 
	os contratos de trabalho ficarão suspensos.
	Em relação às normas coletivas de trabalho, é VERDADEIRO:
	
	Os sindicatos representativos de categorias econômicas ou profissionais e as empresas, inclusive as que não tenham representação sindical, quando provocados, não podem recusar-se à negociação coletiva.
	No que tange as convenções coletivas de trabalho, é VERDADEIRO dizer:
	
	Serão celebradas por escrito, sem emendas nem rasuras, em tantas vias quantos forem os Sindicatos convenentes ou as empresas acordantes, além de uma destinada a registro, não sendo permitido estipular duração superior a 2 (dois) anos.
O empregado que, na qualidade de representante de entidade sindical, estiver participando de reunião oficial de organismo internacional do qual o Brasil seja membro, terá o seu contrato de trabalho
	
	interrompido pelo tempo que se fizer necessário, compreendendo a viagem de ida até o local onde será realizada a reunião e a de volta
Quando falamos que ocorre a existência de semelhança de vida oriunda da profissão ou trabalho em comum, em situação de emprego na mesma atividade econômica ou em atividades econômicas similares ou conexas, estamos conceituando:
	
	Categoria profissional;
O instrumento oriundo da autocomposição de conflito coletivo entre sindicatos de empregados e empregadores, estabelecendo normas válidas no âmbito de suas representações, denomina-se
	
	convenção coletiva
O artigo 8o da Consolidação das Leis do Trabalho dispõe: As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por eqüidade e outros princípios e normas gerais do direito, principalmente de direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público. De acordo com o texto:
	
	os princípios gerais do direito do trabalho têm uma função integrativa do direito positivo, além de serem aplicáveis nos casos de lacuna da legislação.
A Convenção Coletiva de Trabalho da categoria dos bancários estabelece que o empregado que trabalhar além da jornada legal, será remunerado com o adicional de 60%, nas primeiras 20 horas extras feitas no mês e a partir daí, remuneradas na base de 70%. Pergunta-se: o empregado que trabalha em uma empresa de metalurgia que não possui convenção coletiva de trabalho, se trabalhar além da jornada, qual o percentual a receber?
	
	No mínimo 50%
De acordo com o previsto na Lei no 7.783/89 (Lei de Greve), em relação à greve em serviços ou atividades essenciais, é Verdadeira a afirmação:
	 
	Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade.
	Marque a opção correta sobre estabilidade provisória:
	
	A estabilidade é assegurada ao dirigente sindical eleito como titular e ao eleito como suplente.
(FCC - TRT 4ª Região - 2011) As irmãs Simone, Sinara e Sorayativeram seus contratos de trabalho rescindidos. A dissolução do contrato de trabalho de Simone decorreu de culpa recíproca de ambas as partes; a rescisão do contrato de trabalho de Sinara foi indireta, tendo em vista que a sua empregadora praticou uma das faltas graves passíveis de rescisão contratual; e Soraya foi dispensada com justa causa. Nestes casos, o aviso prévio
	 
	será devido apenas a Simone e Sinara, sendo o seu valor integral para Sinara e de 50% para Simone.
	Sobre o aviso prévio, é correto afirmar que:
	
	O horário normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso, e se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador, será reduzido de 2 (duas) horas diárias, sem prejuízo do salário integral.
Complete a frase: entende-se como __________ todo acontecimento inevitável, em relação à vontade do empregador, e para a realização do qual este não concorreu, direta ou indiretamente para a rescisão do contrato de trabalho.
	
	força maior
	O direito de reclamar contra o não recolhimento da contribuição para o FGTS, prescreve em:
	
	30 (trinta) anos, observado o prazo de 2 (dois) anos após o término do contrato de trabalho
Rogério, empregado da empresa ¿ASD Ltda.¿ foi eleito para o cargo de direção da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidente). Durante o seu mandato, a referida empresa encerrou as suas atividades em razão da morte de um de seus sócios, uma vez que ficou inviabilizada a continuação de suas atividades. Neste caso,
	 
	cessou a estabilidade de Rogério, que não fará jus a indenização do período estabilitário.
	Com relação ao aviso prévio marque a opção incorreta:
	
	É indevido o aviso prévio na despedida indireta.
Um empregado teve seu contrato de trabalho extinto em virtude do fechamento de uma das filiais da empresa por motivo de força maior. Nesse caso, o empregado
	
	poderá movimentar a conta vinculada do FGTS e terá direito à multa indenizatória de 20% sobre todos os depósitos realizados durante a existência do contrato, atualizados monetariamente e acrescidos dos respectivos juros.
São segurados obrigatórios da previdência social:
	
	empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial;
A Constituição Federal em seu artigo 194 trata sobre a seguridade social como ações do poder público e da sociedade em geral visando asegurar quais direitos:
	
	Saúde, Previdência e Assistência Social
É VERDADEIRO dizer quanto a inclusão da Assistência Social na Constituição Federal Brasileira de 1988 que a mesma significou a ampliação no campo dos direitos humanos e sociais e, como consequência, introduziu a exigência de:
	
	Seguridade social, que está sendo tratada como bem público e social do estatuto de uma sociedade para alcançar todos os seus membros.
Consoante previsão expressa, relativamente ao financiamento e custeio da seguridade social, na Constituição da República; é VERDADEIRO afirmar que:
	
	A União poderá instituir, mediante lei complementar, outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social, além das previstas na Constituição da República, desde que sejam não-cumulativas, e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos impostos discriminados no texto constitucional.
	São PRINCÍPIOS do DIREITO PREVIDENCIÁRIO:
	
	princípio da universalidade de cobertura e do atendimento, princípio da seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços, princípio da equidade na forma de participação do custeio, princípio da diversidade da base de financiamento;
A Seguridade Social encontra-se inserida no título da Ordem Social da Constituição Federal e tem entre seus objetivos
	
	universalizar o atendimento da população.
	Quanto aos princípios constitucionais da Seguridade Social, é INCORRETO afirmar:
	 
	Todas as alternativas estão incorretas;
Analise a seguinte assertiva: "Deve-se cobrar mais contribuição de quem tem maior capacidade de pagamento para que se possa beneficiar os que não possuem as mesmas condições". Esta assertiva se refere ao princípio de Direito Previdenciário denominado:
	
	Equidade na forma de participação no custeio.
É caso de cancelamento do benefício previdenciário, EXCETO:
	
	A conduta do segurado beneficiário de aposentadoria por idade que não se apresenta para a realização de exame médico-pericial periódico a cargo do INSS.
	
	
	Considerando as regras do Regime Geral de Previdência Social - RGPS, constituem-se em segurados obrigatórios os tipos de trabalhadores abaixo relacionados, EXCETO:
	
	Aquele acima de 16 anos, que desejam integrar o sistema de previdenciário, apesar de não exercerem atividade remunerada.
João empregado da empresa ABC Ltda. foi acometido de tuberculose, e, em razão da doença necessitou afastar-se do trabalho por 6 meses. Neste caso após o décimo quinto dia de incapacidade qual o benefício previdenciário devido ao empregado.
	
	auxílio doença
Joana é empregada doméstica da Sra. Judite e esta grávida. A empregada encontra-se atualmente com nove meses de gestação e em razão deste fato deseja afastar-se para ter seu filho e após o nascimento cuidar dele. Neste caso qual o benefício previdenciário devido:
	
	licença maternidade
Maria era noiva de Antônio e descobriu que estava grávida. Durante sua gestação, Antônio que trabalhava em uma empresa de CTPS anotada cometeu um crime e foi preso em flagrante delito. A neném nasceu e Antônio registrou a filha, mas permanecia em preso em regime fechado. Houve a condenação e Antônio soube que permaneceria 5 anos cumprindo pena em regime fechado. Maria ganhava pouco e não possuía outra fonte de renda senão seu salário. Ela soube por uma amiga que havia um benefício previdenciário que era concedido aos dependentes do preso caso ele tivesse a qualidade de segurado. É certo afirmar que antes de cometer o crime e ser preso Antônio prestava serviços como empregado. Existe algum benefício previdenciário que sua filha é credora com dependente de Antônio ? Marque a opção correta:
	
	auxílio reclusão
Joana é comissaria de bordo e soube que esta grávida. Ela esta com dois meses de gravidez e não pode exercer atividade laborativa até o nascimento do neném, encaminhada para a Previdência Social. Neste caso qual o benefício previdenciário devendo, ser que deverá ser
	
	auxílio doença
A Previdência Social paga os seguintes tipos de benefício, exceto:
	
	aposentadoria do desempregado;
O salário-família é um benefício previdenciário que incorpora os princípios da seletividade e da distributividade do direito Previdenciário. Em relação ao salário-família é correto o que se afirma na alternativa:
	
	É um benefício pago a empregado de baixa renda, que tenha filho ou equiparado de qualquer condição, até 14 anos de idade, ou inválido de qualquer idade.
Quais as fontes compõe o custeio a Seguridade Social?
	
	Receitas da União, Receitas das Contribuições Sociais e Receitas de Outras fontes.
Samuel possui contrato de trabalho com prazo indeterminado com a empresa Day by Day desde 23.05.2005. Em maio de 2010, ele recebeu do empregador a primeira parcela do 13º salário no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais). Qual deveria ser o valor da segunda parcela do 13º salário, tendo em vista que de janeiro a outubro Samuel percebeu um salário de R$ 1.000,00/mensal, aumentado para R$ 1.500,00/mensal nos meses de novembro e dezembro?
	
	R$ 1.000,00
As empresas ou empregadores com mais de um estabelecimento, filial ou sucursal devem possuir quantos Livros de Inspeção do Trabalho?
	
	Um para cada estabelecimento
		O artigo 195 da Constituição Federal estabelece que a seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, edas seguintes contribuições sociais¿. Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
	Do trabalhador e demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre a aposentadoria e pensão concedidos pelo Regime Geral da Previdência Social;
Qual a denominação jurídica previdenciária para quem tem a competência de recebe, cobrar e até penalizar as contribuições do INSS:
	
	Sujeito Ativo.
A Contribuição dos Segurados Empregados, inclusive Domésticos ou Avulsos , baseado na Lei Previdenciária, está previsto o percentual de:
	
	é de 8% , 9% ou 11% do seu Salário de Contribuição.
Como se prova o contrato individual de trabalho?
Gabarito: R.: As provas mais comuns consistem nas anotações feitas na CTPS do empregado, ou em
instrumento escrito, celebrado entre as partes. Na inexistência de registros ou de contrato escrito, todos os
meios de prova admitidos em direito podem ser utilizados para comprovar a relação de trabalho, tais como
confissão, testemunhas, presunção, documentos, exames, vistorias, etc
Analisando o direito coletivo do trabalho e as formas de solução de conflitos, descreva dois exemplos de forma
de autocomposição?
Gabarito: O aluno poderá abordar acordo coletivo e convenção coletiva .
De acordo com a tradicional classificação dos princípios de Direito do Trabalho, na concepção do jurista Américo
Plá Rodriguez, o princípio de proteção estaria melhor expresso
R: na condição mais benéfica e na norma mais favorável.
Assinale a alternativa que só contém requisitos essenciais do contrato de trabalho:
R Continuidade, subordinação, onerosidade, pessoalidade e pessoa física.
Uma empresa com atividade insalubre, através de perícia feita por médico do trabalho, constatou que era
devido o pagamento de adicional de insalubridade aos seus empregados, pelo grau máximo. Marque a opção
que estabelece o percentual máximo do adicional de insalubridade:
R: 40%
De acordo com o disposto na CLT, o pagamento da remuneração das férias deve ser feito
R: até 2 dias antes do início do respectivo período.
João trabalha na empresa ABC Ltda. há 22 anos e foi comunicado de sua demissão sem justa causa e com aviso
prévio indenizado. O empregado informou ao empregador que deverá ser observado o prazo para estabelecido
pela Lei 12.506/2011, que regulamentou aviso prévio proporcional ao tempo de serviço no emprego. O
empregador esta em dúvidas sobre a veracidade da alegação e pergunta a você qual o prazo correto que João
deverá ter relativo ao aviso prévio. Marque a opção correta:
R: 90 dias
A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) inclui os princípios entre as fontes a que a Justiça do Trabalho deve
recorrer para sanar omissões no campo das relações de trabalho.São fontes formais, autônomas e específicas
do Direito do Trabalho:
R: Convenção Coletiva e Acordo Coletivo.
Mauro falsificou certidão de nascimento de Matheus seu filho para receber salário-família. Joca
utilizou-se do e-mail corporativo da empresa empregadora para enviar material pornográfico.
Joana desobedeceu norma de caráter geral da empresa. Nesses casos, Mauro, Joca e Joana,
poderão ser dispensados com justa causa pela prática, respectivamente, de ato de:
R: improbidade, incontinência de conduta e indisciplina.
improbidade, incontinência de conduta e indisciplina.
R: o desconhecimento do estado gravídico pelo empregador não afasta o direito ao pagamento
da indenização decorrente da estabilidade.
A Constituição Federal ora em vigor, ampliando os benefícios sociais, previu no capítulo da Ordem
Social, alguns dos benefícios previdenciários, os de natureza assistencial, instituindo as diretrizes
gerais da saúde, da previdência e da assistência social, que constitui o tripé da:
R: Seguridade Social
Como é mantida a PREVIDÊNCIA SOCIAL?
R: Pelas contribuições dos empregados, empregadores e pelo próprio Governo.
Considerando os titulares da relação de emprego, aponte a opção correta:
R: O trabalhador que presta serviço por interposta pessoa para atender à necessidade transitória
de substituição de pessoal regular e permanente de outras empresas mantem relação de emprego
com a empresa de trabalho temporário contratante.
Como o Direito Previdenciário,justifica o Principio da Solidariedade?
R: Sua justificativa está nas pequenas contribuições de todos que geram cobertura para todos.
(Art.3º CF 88)
A perda da qualidade de dependente na Previdência Social ocorre:
R: ao completar 21 anos de idade.
Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições:
R: Por mútuo consentimento, e, ainda assim, desde que não resultem, direta ou indiretamente,
prejuízo ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
Sobre duração da jornada de trabalho, podemos afirmar que:
R: a lei estipula o "sobreaviso" do empregado como sendo o período em que o empregado
permanece em sua própria residência (casa) aguardando o chamado do empregador para prestar
serviço.
É correto afirmar que:
R: O contrato de emprego pode ser celebrado por escrito, verbalmente ou tacitamente
João, casado com Sônia, é beneficiário da previdência social na condição de segurado. João tem um filho, José, com vinte anos de idade, de união anterior; um irmão inválido, chamado Mário, com 23 anos de idade; e um menor sob sua tutela, Luís, com seis anos de idade. Sônia tem um filho, Pedro, com 20 anos de idade, de pai falecido. Em comum, João e Sônia têm dois filhos: Josué, com cinco anos de idade, e Paulo, com dezenove anos de idade, que é inválido. Mário, Luís e Pedro não possuem bens suficientes para seu sustento e educação. Com base nessa situação hipotética e considerando o plano de benefícios da previdência social, julgue os itens a seguir e indique aquele que está INCORRETO:
	 
	João pode, a qualquer momento, inscrever Sônia, os filhos de ambos e seu irmão Mário na previdência social como dependentes.
Integram o salário não só a importância fixa estipulada, como também: 
I- Comissões ¿ percentagens - gratificações ajustadas - abonos pagos pelo empregador;
III- Diárias para viagens ¿ ajudas de custo - gratificações ajustadas - abonos pagos pelo empregador;
	Zoraide ficou grávida durante a vigência do contrato de experiência firmado com a Empresa Vem Nenem Ltda. Neste caso hipotético, assinale a opção incorreta:
	 
	Zoraide adquire estabilidade somente se sua carteira não tiver sido devidamente anotada, pois, na ausência de prazo o contrato de trabalho se torna indeterminado.
	Com relação aos contratos de trabalho podemos afirmar:
		
	 
	A simples tolerância de alguém permitindo e usufruindo o trabalho alheio terá os mesmos efeitos jurídicos do pacto expresso, se o esforço desenvolvido estiver cercado das mesmas características do contrato de trabalho.
Com relação a Jornada de Trabalho do empregado analise o que segue e escolha a alternativa correta dentre as opções oferecidas:
 
R: I - Tendo o empregado poder de direção com autonomia nas opções importantes a serem tomadas, poder este em que o empregado se substitui ao empregador, não terá ele controle de jornada nem direito a horas extras, por exercer um cargo de confiança devendo ter uma gratificação de cargo de confiança acrescido sobre o salário de, quando houver, no mínimo 40%.
 
II - A jornada de trabalho é lapso de tempo em que o empregado deverá prestar serviço ao empregador ou permanecer a disposição do empregador.
Joaquim trabalhava numa empresa e cumpria 8 horas todos os dias. Certo dia, Pedro, seu amigo, disse que ele só cumpria a jornada normal de trabalho. Ele ficou em dúvida sobre o que isso significa. O que se considera jornada normal de trabalho?
R: A jornada normal de trabalho será o espaço de tempo durante o qual o empregado deverá prestar serviço ou permanecer à disposição do empregador, com habitualidade, excetuadas as horas extraordinárias. Nos termos da CF, art. 7º, XIII, sua duração deverá ser de até 8 horasdiárias, e 44 horas semanais.
Márcia tem um patrão que é muito mandão. Os colegas dizem que ele abusa de seu poder de direção, mas ela não sabe se isso é real, pois sempre ouviu dizer "que manda quem pode, obedece quem tem juízo". Em que consiste o poder de direção do empregador?
R: Márcia tem um patrão que é muito mandão. Os colegas dizem que ele abusa de seu poder de direção, mas ela não sabe se isso é real, pois sempre ouviu dizer "que manda quem pode, obedece quem tem juízo". Em que consiste o poder de direção do empregador?
O que é Auxílio- Reclusão? E a quem é devido?
R: É o auxílio destinado ao segurado que se encontra recolhido preso e desde que este não receba valores salariais ou benefícios previdenciários e é devido aos seus dependentes.
Empregado que, acidentado em serviço, e comprovado por médico períto a invalidez ,tem direito a se aposentar.
R: É aquela devida quando a perícia médica concluir que o segurado, em conseqüência do acidente de trabalho, é incapaz total ou parcialmente para o exercício de qualquer atividade que garanta sua
subsistência.

Continue navegando