Buscar

Utilizando o papel milimetrado

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 3 DA AD2	
Utilizando o papel milimetrado, na qual temos quadrados iguais (regulares) montamos uma sequência
PROPRIEDADE 1: Orientar os alunos que refaçam o desenho com os três primeiros termos (vermelho, verde e azul) retirando uma quantidade de quadrados igual à razão da sequência da coluna maior (azul) e posicionar esses quadrados sobre o menor dos três termos (vermelho). No caso de nosso exemplo, essa operação pode ser vista na figura a seguir:
A partir da observação acima, os alunos podem perceber que somando os quadrados do termo maior com as do menor, obtemos o dobro das peças do termo intermediário. Então, dividindo por dois esta soma, obteremos exatamente o número de peças correspondente ao termo intermediário. Seguimos com a verificação algébrica da propriedade, propondo aos alunos que, tentem verificar algebricamente a relação observada utilizando para isso a fórmula do termo geral da P.A.
PROPRIEDADE 2: Cada aluno deve fazer uma duplicata da representação de sua sequência usando o seu material(papel milimetrado e lápis de cor). Esta duplicata deve ser posicionada "invertida" sobre a original, conforme ilustrado na imagem a seguir.
Ao posicionar as sequências sobrepostas da forma como na ilustração acima, percebemos que sempre se forma um retângulo, já que o que aumentamos de um termo para o seguinte é sempre constante (o que forma "degraus" sempre com mesmo tamanho na representação com material ilustrado). Mais ainda, percebem que a altura deste retângulo é igual à soma do primeiro com o último termo da P.A. A propriedade observada é formulada assim: "A soma de dois termos equidistantes dos extremos é igual à soma dos termos extremos".
c) Propomos aos alunos que juntem as duas cópias da sequência formando um retângulo como na ilustração a seguir
Pedimos que, observando o retângulo formado, calculem o total de quadrados utilizados para cada cópia da sequência, o qual coincide com o valor da soma dos termos da sequência.Calculando a área do retângulo e dividindo o resultado por dois temos o resultado. Analisamos assim as dimensões do retângulo para obter a fórmula da soma dos termos da P.A.

Continue navegando