Buscar

TEMPO DE REAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tempo de reação 
Entendemos por tempo de ração, o tempo que o ser humano leva para reagir a um estímulo externo qualquer, seja ele táctil, visual, olfativo ou auditivo. Isto é, o tempo que nosso organismo leva para perceber o estimulo, levar a informação ao nosso cérebro e processar uma resposta. O tempo de reação é uma medida variável e pode sofrer interferência de vários fatores fisiológicos e psicológicos, tais como sonolência, estresse, cansaço, que podem alterar parar mais ou para menos na resposta do estímulo. Estima-se que o tempo de reação médio de uma pessoa saudável seja em torno de quatro décimos de segundo, ou seja, 0,4s.
Podemos dividir o TR em dois tipos: TR Simples e TR de escolha com discriminação. Entendemos com TR simples aquele que esboça uma reação logo após a identificação do estímulo, e TR com escola e descriminação é o tempo de identificação do estímulo onde você faz a descriminação entre duas ou mais opções de respostas. 
Para exemplificar melhor, fizemos dois experimentos onde podemos mostrar na prática a medição do tempo de reação. Usamos dois materiais distintos, no primeiro experimento usamos uma régua de 30cm e no segundo experimento, 2 baralhos com 52 cartas. No primeiro experimento, com régua, chegamos a um valor médio de tempo de reação de cada participante, usamos esse teste para exemplificar o TR simples. Já o teste com o baralho, chegamos a valores hipotéticos pois esse teste é feito para exemplificar o TR com escolha e descriminação.
Experimento 01.:
Foi utilizada uma régua de 30 cm suspensa verticalmente, onde o número 30 ficaria na parte superior e o número 0 na parte inferior da régua. O experimento foi feito por um grupo de quatro alunas, em duas duplas, uma aluna segurando a régua na extremidade superior e a outra posiciona os dedos em forma de pinça na parte inferior na direção do número 0. Em seguida a aluna que segura a régua solta a mesma, a segunda aula deve segurar a régua o mais rápido que conseguir e verificar qual a distância que foi percorrida pela régua no momento da queda. Esse procedimento é repetido 10 vezes por cada aluna. 
O quadro seguinte mostra os valores encontrados pelas alunas em questão:

Outros materiais