Buscar

trabalho ketley

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A alegoria da caverna é uma representação escrita há mais de mil anos, mas sempre vem se adequando ao nosso contexto atual de sociedade.
 O mundo em que vivemos cada dia evolui em avanços tecnológicos, crescendo em população entre outros, porém nunca foi a época de tantas pessoas alienadas dentro do próprio mundo de ideais distorcidas, deixando-se influenciar pela mídia e tudo mais que lhe é imposto. Temos vários exemplos disso como nos filmes Matrix ou o quarto de Jack. Comparando com a atualidade não estamos de fato acorrentados mais aprisionados a ideias que nos sãos impostos dês do nascimento. Como aqueles homens enxergarmos apenas o reflexo da realidade, quando nascemos somos bombardeados por influências, no falar, no ouvir, no vestir e principalmente no que vemos, um exemplo disso é a televisão, vamos crescendo nos amoldando a estes mesmos padrões interiormente e exteriormente.
Outro dia entrei no trem e tentei comparar a situação ao qual eu estava, com o mito da caverna, quando entrei me sentei e coloquei meus fones, parei para observar todos a minha volta e TODOS estavam olhando para seus celulares, não prestando atenção no que estava acontecendo lá fora e aos que estavam aos seus lados, digamos que o celular é a prisão ao qual todos nos encontramos presos. Sair da caverna não é confortável assim como escola ou faculdade é preciso estudar para atingir ao um certo nível de conhecimento, pode ser ele padrão coletivo ou individual, quando sai da caverna adquirimos experiências que seria o conhecimento pleno que se renova a cada momento que vivemos fora da caverna, que seria nossas mentes pensando diferente da maioria, não se trata de ser melhor ser humano que o outro, mas fomos feitos para ser ...
Crescemos na escuridão com a necessidade de alcançar uma plenitude de vida ao qual talvez essa que conhecemos seja apenas uma mentira ou o reflexo da verdadeira vida. Quando aquele homem saiu da caverna para descobrir o que tinha do lado de fora, viu que o que ele conhecia a vida toda não passava de algo pequeno a margem de algo muito maior que é o conhecimento, talvez hoje em dia esse "saber maior" seja questionar a nós mesmos, se estamos vivendo o conhecimento real ou deixando que nossas ideias, vontades, pensamentos etc serem controladas por outras pessoas e vivendo o que nos é imposto pela sociedade em que vivemos.
Nome: ketley Monteiro C dos Santos

Outros materiais