A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
Projeto Faixa Azul

Pré-visualização | Página 1 de 1

Faculdade Estácio do Amazonas
Curso de Engenharia Civil
Projeto interdisciplinar 2018/1º
Gustavo  Nunis, Jhoy Anderson , Lucas Negreiros, Alana Lopes, Leandro Silva
INTRODUÇÃO
Faixa Azul
Em Manaus foi desenvolvida visando melhorar a qualidade de vida dos manauaras, diminuindo os transtornos dos congestionamentos e das multas. Porém após implantado ficaram visíveis os problemas. Talvez o maior deles seja o fato de que a faixa ficou no lado esquerdo, fazendo assim com que os ônibus cruzem a pista direta para pegar e deixar os passageiros.
A mudança da faixa para a direita tem como objetivo evitar e diminuir esses transtornos e facilitar o trânsito, principalmente nos horários de pico.
Referencial Teórico
Atualmente a faixa azul em Manaus, vem provocando um grande transtorno à população de modo geral, Segundo dados do SMTU apontam que 4,7 Milhões de pessoas são transportadas nos ônibus pela faixa da direita, enquanto na faixa da esquerda são conduzidos cerca de 2 milhões de passageiros, com a implementação da faixa azul, foram constatadas várias imprudências de trânsito, muitas ocasionando vítimas fatais, pois a localização das plataformas no meio da via, não foram eficientes, trazem perigo aos seus usuários, por serem de difícil acesso principalmente para cadeirantes e deficientes visuais.
Visando solucionar os problemas, a mudança da faixa azul para direita, vem como objetivo de melhorar o transporte e o trânsito, pois os ônibus terão um corredor exclusivo para trafegar, reduzindo o tempo nos horários de pico, e também, facilitar o acesso de seus usuários principalmente com para as pessoas com deficiência.
OBJETIVO
METODOLOGIA
Metodologia: Consiste em mudar a faixa azul do lado esquerdo para o direito, tendo em vista vários fatores, sendo eles:
 Grande parte dos ônibus não disporem de portas do lado esquerdo, tendo que atravessar vias para embarcar passageiros.
 Difícil acessibilidade de cadeirantes a plataformas de embarque.
Grande quantidade de multas. Motoristas de veículos particulares ficam sem opção de ultrapassagem, e assim, acabam "invadindo a faixa azul".
RESULTADOS
Segundo o site www.redetiradentes.com, apenas 90 de um total de 1570 ônibus (5,7%) utiliza do modelo implantado do lado esquerdo. Portanto, partir de uma projeção, modelos de faixa azul já utilizados em Pernambuco e dados obtidos, a implantação da faixa do lado direito será mais barato do que a renovação da frota de ônibus.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante a realização do Trabalho, todos assumimos o desafio de participar direta ou indiretamente da produção do mesmo, tendo como objetivo geral, solucionar os problemas causados pela posição da Faixa Azul em Manaus.
Referências
https://www.amazonasnoticias.com.br/o-equivoco-da-faixa-azul-e-a-omissao-do-plano-de-mobilidade-urbana/
https://radaramazonico.com.br/luiz-castro-propoe-a-readequacao-da-faixa-azul/
https://www.amazonasnoticias.com.br/o-equivoco-da-faixa-azul-e-a-omissao-do-plano-de-mobilidade-urbana/