Buscar

Planejamento Urbano e meio Ambiente (av1)

Prévia do material em texto

Planejamento Urbano e meio Ambiente- Prova AV1
1a Questão 
Assinale a alternativa que não diz respeito a atuação do planejamento urbano: 
 estruturação do espaço urbano 
 Análise de alteração de projetos 
 Sistema de gestão ambiental 
 processo de produção 
 Interpretação 
 
2a Questão 
A que se refere: A aplicação de um sistema legislativo, normalmente em nível municipal, que procura regular o uso e a ocupação do solo urbano por parte dos agentes de produção do espaço urbano, tais como as construtoras, incorporadoras, proprietários de imóveis e o próprio Estado? 
 Diferenciação 
 Descentralização 
 Ambientalização 
 Favelização 
 Zoneamento 
 
3a Questão 
Consoante com a atual Constituição Federal, o Plano Diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, regulamentado pelo Estatuto da Cidade, de 2001. Acerca deste instrumento, são feitas as alternativas a seguir. 
•I) Baseado no Plano Diretor, uma lei municipal deve delimitar as áreas em que incidirá o direito de preempção. 
•II) O Plano Diretor deve ser aprovado pela Câmara Municipal. 
•III) O Plano é obrigatório para cidades com menos de 20.00 habitantes. 
Assinale a resposta correta: 
 
 II e III, apenas; 
 III apenas; 
 I apenas; 
 I, II e III. 
 I e II, apenas; 
 
4a Questão 
Qual o significado da sigla PDDU? 
 Plano das Deliberações das Decisões Urbanas 
 Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano 
 Plano de Desenvolvimento das Decisões Únicas 
 Plano Diretor de Diretrizes Únicas 
 
5a Questão 
A partir de qual evento abaixo é que o trabalho dos planejadores urbanos vai ser valorizado? 
 Primeira Guerra Mundial 
 Renascimento 
 Revolução Industrial 
 Segunda Guerra Mundial 
 Crise do petróleo 
 
 6a Questão 
______________consiste em um processo de alteração em uma área, com o propósito de atribuir-lhe uma nova função, diversa da anterior. Qual alternativa completa a frase? 
 reestruturação 
 ruralização 
 requalificação 
 zoneamento 
 restauração 
 
7a Questão 
Uma favela de ocupação antiga, anterior a 1996, situa-se em APRM, em área de intervenção definida como Área de Recuperação Ambiental (ARA). Isso significa que:
 a área poderá tornar-se Área de Ocupação Dirigida (AOD), bastando que seja implantada infra-estrutura mínima de coleta de esgoto e de lixo, e que se comprove que há, dentro da microbacia, destinação adequada de efluentes e resíduos sólidos.
a área, uma vez tendo recebido intervenção corretiva, em relação ao comprometimento dos mananciais, poderá ser reenquadrada como Área de Ocupação Dirigida (AOD) ou de Restrição à Ocupação (ARO), conforme o caso.
é proibida a implantação de infra-estrutura, devendo ser tomadas as medidas cabíveis para intervenção da fiscalização, com remoção imediata das famílias e recuperação ambiental da área.
a favela será necessariamente removida e a área, após recuperação comprovada pelo Relatório de Situação da Qualidade da APRM e revegetação, passará a se enquadrar como Área de Restrição à Ocupação (ARO).
a área encontra-se em processo de recuperação, com a regeneração da vegetação ribeirinha e autodepuração do manancial, após terem sido tomadas todas as medidas corretivas, previamente ao enquadramento como ARA.
 
 
8a Questão 
Representa passos essenciais na restauração de uma paisagem o reconhecimento de que podem existir diferentes situações de degradação, onde tanto a intensidade como o tipo de impacto podem ter variados. Os impactos são resultantes dos diferentes processos que têm contribuído para modificação das paisagens e, conseqüentemente, para a necessidade de restauração das áreas. Assim, sobre os impactos antrópicos que atuam direta ou indiretamente na restauração de áreas, é correto afirmar: 
Os impactos antrópicos indiretos, como aqueles causados por animais criados pelo homem, por exemplo, os bovinos na região semiárida do Nordeste, podem contribuir para degradar a área em restauração. 
Os impactos antrópicos indiretos, como sucessivos cortes rasos e seletivos da vegetação podem impedir ou dificultar o processo de restauração de uma área. 
Os impactos antrópicos indiretos, como incêndios e erosão causada por enxurradas podem impedir ou dificultar o processo de restauração de uma área. 
Os impactos antrópicos indiretos, como deposição de sedimentos e poluição química podem impedir ou dificultar o processo de restauração de uma área. 
Os impactos antrópicos diretos, como aqueles causados por animais criados pelo homem, por exemplo, os caprinos na região semiárida do Nordeste, podem contribuir para degradar a área em restauração. 
 
9a Questão 
___________consiste no conjunto de medidas jurídicas, urbanísticas, ambientais e sociais que visam à regularização de assentamentos irregulares e à titulação de seus ocupantes, de modo a garantir o direito social à moradia, o pleno desenvolvimento das funções sociais da propriedade urbana e direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Qual alternativa completa a frase? 
 zoneamento 
 regularização fundiária urbana 
 loteamento 
 urbanização 
 ruralização 
 
10a Questão 
Assinale a alternativa correta. Trata-se de lei urbanística que NÃO influencia diretamente na densidade urbana
 
 Lei de Parcelamento do solo.
 Lei de Perímetro Urbano.
 Lei do Estatuto da Cidade. 
 Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano.
Lei de Sistema Viário.

Continue navegando