Buscar

mercado (1)risco de investimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análise de Risco na Avaliação de Investimentos
O propósito da avaliação de investimentos é estimar as chances econômicas de um projeto de investimento proposto. Ela é uma metodologia para se calcular os retornos esperados baseados nas projeções dos fluxos de caixa de muitas variáveis do projeto, frequentemente inter-relacionadas. O risco surge da incerteza envolvendo estas variáveis do projeto.
 A avaliação do risco do projeto depende, portanto, por um lado da nossa habilidade em identificar e entender a natureza da incerteza envolvendo as principais variáveis do projeto, e por outro lado, em termos das ferramentas e metodologias para processar suas implicações no risco sobre o retorno do projeto
Incerteza no projeto
A primeira tarefa na avaliação de um projeto é estimar os valores futuros das variáveis do projeto. Geralmente, utilizamos informações a respeito de um evento específico do passado para predizer um resultado futuro possível do mesmo ou de um evento similar. 
A abordagem usualmente empregada na avaliação de investimentos é calcular uma “melhor estimativa” baseada nos dados disponíveis e usá-la como entrada do modelo de avaliação. Estas estimativas de valor único são geralmente a moda1 (o resultado mais provável), a média, ou uma estimativa conservadora 2.
O que é análise de risco?
Análise de risco, ou “simulação probabilística” baseada na técnica de simulação de Monte Carlo é a metodologia pela qual a incerteza envolvendo as principais variáveis projetadas num modelo de previsão é processada para estimar o impacto do risco sobre os resultados projetados. É uma técnica pela qual um modelo matemático é submetido a várias simulações, geralmente com a ajuda de um computador.
 Durante o processo de simulação, cenários sucessivos são construídos usando valores de entrada para as variáveis incertas principais do projeto que foram selecionadas das distribuições de probabilidades de valores múltiplos.
Interpretando os resultados da analise de risco
O produto bruto de uma análise de risco é uma série de resultados que são organizados e apresentados na forma de uma distribuição de probabilidades dos resultados possíveis do projeto. 
É um quadro muito útil do perfil risco/retorno do projeto o qual pode melhorar a decisão de investimento. Entretanto, os resultados da análise de risco aumentam a interpretação algum assunto com relação ao uso do critério do valor presente líquido. Eles podem também tornar possível várias outras medidas de risco que estendem ainda mais a utilidade da análise de risco na avaliação do investimento.
Análise de risco é uma ferramenta útil que se estende às profundezas da avaliação de projetos e melhora a decisão de investimento. Tendo praticado as técnicas por vários anos o autor pode relatar as seguintes vantagens específicas para a análise de risco:
Ela melhora a tomada de decisão sobre projetos marginais. Um projeto cujo VPL de valor único é pequeno pode ainda ser aceitável seguindo a análise de risco fundamentada de que sua chance completa de se atingir um retorno satisfatório são maiores que a probabilidade de se obter uma perda inaceitável. Da mesma forma, um projeto marginalmente positivo poderá ser rejeitado com base de ser excessivamente mais arriscado, ou um com um VPL inferior pode ser preferido a outro com um VPL superior por causa de um melhor perfil risco/retorno.
 Ela protege novas idéias de projetos e ajuda a identificação de oportunidades de investimentos. Muito frequentemente um novo conceito de projeto formulado que necessita ser desenvolvido numa oportunidade de negócios. Antes de qualquer despesa real ser incorrida, colher informação para que um estudo da completa praticabilidade seja possível aplicar análises de risco ampliando as margens de incerteza para as principais variáveis do projeto para refletir a falta de dados. 
Ela destaca as áreas do projeto que precisam investigações adicionais e orienta a coleta de informações. Análise de risco pode conter os custos de investigação e campo de trabalho ajudando o melhoramento da precisão de um projeto relacionado às variáveis particulares do projeto. Se o custo de se obter tal informação for superior ao do benefício esperado provável para resultar na compra da informação (ver o Custo da incerteza acima), então a despesa não é justificada.

Outros materiais