Buscar

exercícios história do brasil imperial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quest.: 1
	
		1.
		Sabemos que a vinda da Corte portuguesa para o Brasil, EM 1808, está relacionada à invasão de Portugal pelas tropas de Napoleão. Assinale, abaixo, a opção que possibilita entender a razão ou pretexto para tal invasão:
	
	
	
	
	A invasão de Portugal pela França está ligada à lógica expansionista de Napoleão.
	
	
	Napoleão queria ajudar os portugueses, livrando Portugal da influência inglesa.
	
	
	Ao invadir Portugal, país de interesse para a Inglaterra, Napoleão queria provocar uma declaração de guerra da Inglaterra contra a França.
	
	
	Portugal foi invadido pela França porque se recusou a aderir ao Bloqueio Continental promovido por Napoleão contra a Inglaterra.
	
	
	Portugal era um país militarmente estratégico para as guerras de conquista napoleônicas.
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		Sobre a política externa portuguesa no Brasil (1808-1821) assinale a afirmativa correta:
	
	
	
	
	Caracterizou-se pela tomada da Guiana Francesa (ocupada de 1809-1817) e pela intervenção contra-revolucionária no futuro Uruguai (1817).
	
	
	Caracterizou-se por sua atitude hostil da Inglaterra.
	
	
	Caracterizou-se pela não intervenção no Prata.
	
	
	Caracterizou-se pela política de neutralidade em relação aos assuntos externos.
	
	
	Caracterizou-se por uma atitude favorável a Napoleão.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Analisando o texto Visões da Liberdade de Sidney Chalhoub, podemos obserbar o intenso debate promovido pelo autor sobre a ideia de liberdade durante o regime escravista em contraponto a concepções conolidadas da historiografia e das Ciências Sociais Brasileira. Mas uma leitura mais atenta aponta as fontes de escravos que abasteciam as zonas cafeeiras do sudeste após a proibição do trafico escravista. Como que estas áreas cafeeiras eram abastecidas?
	
	
	
	
	Escravos urbanos eram deslocados em massa para a rentável atividade cafeeira no vale do Rio Paraíba, desabastecendo completamente de escravos cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.
	
	
	O tráfico ilegal, que foi largamente praticado até o fim da escravidão no Brasil, era a maior fonte de escravos para as regiões cafeeiras.
	
	
	Os escravos oriundos das regiões de produção de mate, no sul do país, em decorrência da crise produtiva naquela região, passaram a ser vendidos para o sudeste.
	
	
	O aumento da população cativa nesta região deveu-se, exclusivamente, a melhora nas condições de tratamento dos escravos e o investimento no processo de reprodução endógena, gerando um quantitativo capaz de compensar o fim do tráfico de escravos.
	
	
	O maior fluxo de escravos em direção às áreas cafeeiras decorreu da diminuição da atividade produtiva na região nordeste.
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Segundo dados levantados por João Fragoso,em 1819 cerca de 51% dos trabalhadores escravizados do Brasil encontravam-se na região Nordeste. Em contraste, em 1880, 59% desta força de trabalho cativa concentrava-se no Sudeste. Considerando a promulgação da Lei Eusébio de Queirós em 1850, pode-se afirmar corretamente:
	
	
	
	
	Com a proibição do tráfico internacional de escravizados, as áreas produtoras de café passaram a ser abastecidas pelo tráfico intra e interprovincial de cativos.
	
	
	O aumento do número de escravos no Sudeste está relacionado ao empobrecimento dos grandes produtores canavieiros do Nordeste, que se viram impossibilitados de continuarem com a compra legal de cativos por falta de fundos.
	
	
	A diminuição demográfica da escravidão no Nordeste está relacionada à queda no número de indígenas escravizados localmente, por conta das altas taxas de mortalidade ocasionadas pelas violentas ações dos traficantes internos de trabalhadores cativos.
	
	
	A escravidão no Brasil caiu consideravelmente no século XIX com a diminuição do tráfico internacional de trabalhadores escravizados. Isto refletiu na concentração demográfica dos cativos no Brasil, permitindo ao Sudeste a concentração por se encontrar geograficamente melhor localizado para receber os deportados africanos.
	
	
	A Lei Eusébio de Queirós garantiu os direitos de compra e venda de trabalhadores escravizados no Brasil dando privilégios alfandegários aos produtores do Sudeste para a importação de deportados africanos.
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		Processo político de emancipação do Brasil desenvolveu-se dentro de condições bastante especiais, dentre as quais é correto assinalar:
	
	
	
	
	Com relação ao Brasil, os revolucionários portugueses do Porto, mantinham a coerência com os postulados liberais, mostrando-se intransigentes defensores da emancipação política brasileira.
	
	
	nas Juntas Constitucionais formadas por brasileiros e portugueses, nas quais os brasileiros eram em maior número, havia a firme decisão de não se acatarem as resoluções tomadas pelas cortes em Lisboa, o que contrariava os interesses lusos.
	
	
	a presença de D. Pedro I, como regente do trono, estabelecia a possibilidade de uma separação entre Portugal e Brasil, sem, contudo, romper radicalmente com o regime monárquico.
	
	
	as primeiras notícias chegadas ao Brasil dos acontecimentos do Porto deflagraram, em todas as províncias brasileiras, movimentos de repúdio à revolução lusa, formando-se "Juntas Constitucionais".
	
	
	a Revolução do Porto, fundamentada em idéias liberais, tinha entre seus objetivos a reforma constitucional portuguesa e a emancipação política das suas colônias, entre elas, o Brasil.
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Sabe-se que o Brasil se constituiu como um Estado Imperial constitucional após a separação política de Portugal. Sobre a opção monárquica assinale a afirmativa CORRETA
	
	
	
	
	Foi uma opção visando, dentre outros fatores, a não fragmentação da extensão territorial lusa na América.
	
	
	Foi uma mera opção conservadora.
	
	
	Foi a única opção possível.
	
	
	Foi uma opção visando a manutenção do Absolutismo.
	
	
	Foi fruto da vontade do povo brasileiro.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		O que foi a Confederação do Equador?
	
	
	
	
	A confederação do Equador foi um movimento monarquista que traduziu a insatisfação das elites nordestinas com o centralismo político e administrativo efetiva pelo governo de D. Pedro I;
	
	
	A confederação do Equador foi um movimento religioso que traduziu a insatisfação das elites nordestinas com o centralismo político e administrativo efetiva pelo governo de D. Pedro I;
	
	
	A confederação do Equador foi um movimento religioso e monarquista que traduziu a insatisfação das elites nordestinas com o centralismo político e administrativo efetiva pelo governo de D. Pedro I.
	
	
	A confederação do Equador foi um movimento separatista e republicano que traduziu a satisfação das elites haitianas com o centralismo político e administrativo efetiva pelo governo de D. Pedro I;
	
	
	A confederação do Equador foi um movimento separatista e republicano que traduziu a insatisfação das elites nordestinas com o centralismo político e administrativo efetiva pelo governo de D. Pedro I;
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Qual foi o primeiro país a reconhecer a independência do Brasil?
	
	
	
	
	Espanha
	
	
	França
	
	
	Estados Unidos
	
	
	Portugal
	
	
	Inglaterra
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Qual dos acontecimentos relacionados abaixo foi significativo para desencadear uma intensa crise econômica no Primeiro Reinado?
	
	
	
	
	Guerras da Independência.
	
	
	Confederação do Equador.
	
	
	Guerra da Cisplatina.
	
	
	Tratado de reconhecimento da independênciaBrasil-Portugal.
	
	
	Tratado comercial Brasil-Inglaterra.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		A abdicação de D.Pedro I pôs fim ao primeiro reinado e proporcionou as condições para a consolidação da independência nacional, uma vez que:
	
	
	
	
	as rebeliões anteriores à abdicação possuíam nítido caráter reivindicatório de classe.
	
	
	as disputas entre conservadores e liberais representaram diferentes concepções sobre a forma de organizar a vida econômica do país.
	
	
	as lutas de várias facções políticas se resolveram com a vitória dos exaltados sobre os moderados.
	
	
	as propostas do partido brasileiro contavam com apoio unânime dos deputados da Assembléia Constituinte de 1823.
	
	
	o governo do príncipe não passou de um período de transição em que a reação portuguesa, apoiada no absolutismo do soberano, se conservou no poder.

Continue navegando