Buscar

PROJETO SARAU SABERES E SABORES

Prévia do material em texto

PROJETO SARAU SABERES E SABORES
JUSTIFICATIVA
Em Uru, o acesso ao livro e a leitura é bastante limitado. Este Município tem apenas uma Biblioteca Pública, há as bibliotecas das escolas e das universidades das cidades vizinhas, mas com acervo limitado e pouco procurado pelos jovens estudantes. Para reverter essa situação as universidades, a Biblioteca Pública e a CASA DA CULTURA, em suas especificidades vêm desenvolvendo ações educativas de estímulo à leitura.
Dentre essas ações situa-se o trabalho da CASA DA CULTURA, pioneira no fornecimento de livros acadêmicos nesse Município. Em parceria com professores e estudantes realiza saraus aberto à comunidade no estabelecimento Espaço Amigo. Essa atividade foi denominada de Sarau “Saberes e Sabores” que envolve um público diversificado como artistas, poetas, donas de casa, universitários e estudantes do ensino médio, podendo ser acompanhado no Blog:. Dessa iniciativa surgiu o Projeto “Jovem Leitor” que prioriza em sua ação crianças, adolescentes e jovens de 9 a 14 anos que participaram durante um ano das atividades culturais, de leituras e produção textuais no próprio espaço cultural da CASA DA CULTURA.
O projeto “Jovem Leitor” a ser realizado em 2018 contando com o apoio financeiro da (Prefeitura Municipal) do Livro, Leitura e Literatura, que ao longo desse ano garantiu que proporcionássemos o acesso ao livro, à leitura e a produção textual a estudantes do ensino fundamental, bem como acesso a eventos culturais realizados mensalmente no Espaço Cultural na Casa da Cultura, por meio dos Saraus e Cinemas, 
Mesmo com o término do referido projeto os encontros dos Saraus Saberes e Sabores continuam cujo objetivo é Promover Sarau Literário, destinados ao encontro de pessoas que desejam dialogar, conhecer, experimentar e compartilhar saberes e sabores capazes de ganhar outros espaços da cidade enquanto linguagem; pretende chamar a atenção das autoridades para as necessidades de mais espaços como esse que possibilite essas expressões de saberes periféricos em dois sentidos, primeiro por estarem literalmente na periferia da cidade e segundo por estar nos programas de governo em segundo plano, pois o que estar em primeiro são as manifestações de massa, que nem sempre é para os munícipes e sim para visitantes.
Portanto o Sarau nasce dessa necessidade de criar espaço que proporcione a toda e qualquer pessoa ou manifestação cultural e literária que queira compartilhar seus Saberes um ambiente que acolham as mais variáveis expressões culturais que existem na cidade, mas que não encontro espaços para sua expressão e o evento que realizamos pretende ser este espaço de socialização e construção de saberes críticos, capaz de ganhar outros ambientes valorizando os saberes do outro e vive versa. Este evento já tem contribuído com o desempenho escolar e cidadão dos que têm participado das atividades que são desenvolvidas como o incentivado o habito da leitura, da produção escrita e expressividade divulgando os sabres historicamente construídos e que são poucos socializados e fortalecer as parceria já existente e criar novas. Acredita-se que o impacto social e cultural deste projeto será oportunizar um ambiente favorável ao hábito da leitura, de expressões culturais e literárias e de divulgação e troca de sabres importantes para manter viva a cultura local, como já vem fazendo nos anos anteriores.
OBJETIVOS
Promover Saraus Literários destinados ao encontro de pessoas que desejam dialogar, conhecer, experimentar e compartilhar saberes e sabores capazes de ganhar outros espaços da cidade enquanto linguagem;
ESPECÍFICO GERAL
Criar um ambiente de conversa aberta, livre e descontraída possibilitando emergências de inovações sociais, culturais e políticas;
Possibilitar as mais variadas manifestações culturais uma espaço para socialização de seus saberes;
Divulgar as manifestações culturais de interessados em compartilhar os seus saberes em forma de rabiscos, recitais, músicas, poemas, livros, estórias, cosidos, bebidas dentre outras que represente a identidade e a cultura local.
1. METODOLOGIA
Os saraus é um momento destinado ao encontro de pessoas que desejam dialogar, conhecer, experimentar e compartilhar saberes e sabores capazes de ganhar outros espaços da cidade enquanto linguagem e correm no uma vez ao mês sempre aos sábado. Como degustação para cada evento será contratado músicos locais, assim como será convidado pessoas (artistas, poetas, jornalistas, professores, sujeitos de cultura e etc.) que possam socializar os seus saberes com aperitivo inicial do evento e depois o espaço se tornar um ambiente de partilhas dos sabres e sabores dos participantes por meio da música, recitais, artes, poemas, cozidos reflexões, tortas, estórias, bebidas, ideias e elementos frutíferos. Em cada evento será também proporcionado um banquete de sabores com frutas, cozidos, bebidas e outras iguarias da época vinda da produção familiar como formar de valorização da produção local. O evento também já expôs obras de artes e exibição de documentários e pretende continuar realizando, com mais frequências nesses encontros, mesmo porque dispõem de estrutura e um espaço cedido pela ........, com cadeiras, mesas, caixa amplificada, microfone, data show, o que tem possibilitado a realização do evento.
PÚBLICO ALVO
O público alvo do evento serão professores de ensino fundamental e médio, poetas, artistas, contador de estórias, estudantes universitários, de ensino médio e básico, sujeitos de culturas e comunidade em geral que tiver interesse em participar do SARAU SABERES E SABORES. 
Esses públicos a maioria são oriundo de vários bairros da cidade e do centro e com faixa etária de 12 a 55 anos de idade e são sujeitos de culturas, mas não dispõem de um espaço público para se expressar.
RESULTADOS JÁ ALCAÇADOS ESPERADOS
Desta iniciativa surgiu projeto Jovem Leitor que incentivou as crianças, os adolescentes e jovens a criarem habito de leitura por meio de estratégias de leitura e técnicas que valorizem a cultura local e regional a partir de temas contextualizados, e que estimulem as relações de pertencimento e diálogo com a diversidade cultural brasileira.
O projeto será desenvolvido semanalmente no Espaço Amigo e contribuiu para melhorar o desempenho escolar de crianças, adolescentes e jovens que participaram do projeto, assim como para a formação de valores importantes para afastá-los da violência e das drogas, agressões juvenis que têm aumentado no Município de Uru.
Com o apoio da Cultura do município para ser implantado o projeto “Jovem Leitor” possível adquirir uma pequena verba para a continuação dos Saraus no espaço cultural da Casa da Cultura, garantiu também a aquisição de livros que

Outros materiais