Buscar

Artigo científico gestao cadeia de suprimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DA MANUTENÇÃO DE FROTA
SILVA, Michele Santos da
RESUMO
Este trabalho apresenta os elementos que constituem a importância da manutenção nos veículos de uma frota e seus custos, bem como apresenta de forma geral como a maioria das empresas trata deste assunto. As informações aqui apresentadas baseiam-se na análise e pesquisas, realizadas nesta área por profissionais do ramo de transportes.
Palavras-chave: Manutenção; Frota; Transporte de carga.
INTRODUÇÃO
A manutenção Preventiva é um processo realizado através de intervalos de tempos, seu principal objetivo é evitar falhas, a queda de desempenho dos veículos e os custos. Com a atual situação das empresas em busca de maior competitividade e redução de custos, este tipo de manutenção chega com um grande valor para que as mesmas alcancem tais objetivos. Ter um bom processo de manutenção, além de manter os veículos em bom estado de circulação, evita acidentes e prolonga a vida útil de peças.
____________
Michele Santos da Silva. Acadêmica do curso de Tecnologia em Logística da Faculdade Estácio/ FNC - Carapicuíba-SP, micsasba@hotmail.com
DESENVOLVIMENTO
Segundo Valente (2008), a manutenção veicular é de fundamental importância para manter a segurança e os custos reduzidos na área de transportes. Essa medida é importante porque aumenta a produtividade e a imobilização da frota é reduzida, além da manutenção corretiva as empresas de transportes investem na manutenção preventiva a fim de evitar novos consertos. 
Alguns empresários argumentam que esse tipo de serviço é dispendioso e não produtivo deixando assim essa atividade de suma importância em segundo plano, onde não demora muito e os custos da frota aumentam, e esses aumentos são justamente, dos problemas originados pela falta de manutenção adequada. Normalmente essa atividade é cortada do orçamento para diminuir os custos, que acontecem momentaneamente, porém, quando os defeitos aparecem normalmente é em dobro.
A manutenção de veículos consiste em procurar manter a frota em boas condições de uso, dentro dos limites econômicos, de forma que a sua imobilização seja mínima. Ela é uma medida importante para aumentar a produtividade e reduzir custos para a empresa. Além de reparar os equipamentos, a manutenção é responsável por evitar e prevenir novos consertos. (Valente, 2008, p.199)
Por esse motivo recomenda se a manutenção preventiva que é uma forma de se antepor aos reparos simples que podem virar problemas maiores, deixando assim os veículos vários dias em manutenção, trazendo um prejuízo grande a frota.
Além do valor alto que será investido para reparar o veículo, também será necessário uma troca maior de componentes, devido o tempo de utilização das peças desgastadas, aumentando assim os custos com essa manutenção corretiva.
Já no ponto de vista de Pinto e Xavier (2001), eles consideram os custos da manutenção veicular em três grupos, sendo: 
Custos diretos – aqueles que são essenciais para manter os veículos em operação, o qual também inclui manutenção preventiva e a manutenção corretiva. 
Custos de perda de produção – aqueles causados por paradas não programadas. Como falha de um veículo ao longo de seu percurso. 
Custos indiretos – são todos os custos envolvidos com a estrutura gerencial e de apoio administrativo. Como aquisição de ferramenta e instrumentos da manutenção. 
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente estudo teve como objetivo principal, descrever a melhor forma de realizar o processo de Manutenção nas empresas na área de transporte, segundo Valente (2008) o custo na manutenção é baixo devido ser realizado de maneira preventiva, onde se aumenta a vida útil das peças e previne substituições de sistemas completos, que poderiam ser gerados por falha de uma peça desgastada ou falha na operação de algum sistema. Por isso ele defende que a manutenção preventiva anda de mãos dadas com os custos baixos, já Pinto e Xavier (2001) dividem em três grupos os custos com manutenção, incluindo entre esses custos, paradas não programadas, custos envolvidos com a estrutura gerencial, de apoio administrativo, Custos com aquisição de ferramenta e instrumentos da manutenção. Sendo assim conclui-se que, a aplicação de um modelo de Manutenção defendido por Valente (2008) é o mais adequando por não focar nos valores externos a manutenção do veiculo, pois dessa forma os dados com relação ao resultado desse processo aparecem, por se tratar apenas de manutenção veicular. Por fim, conclui-se que, a aplicação de um modelo de Manutenção Preventiva, como exposto, proporciona diversas vantagens para a gestão das transportadoras, evitando gastos desnecessários, manutenções corretivas, veículos parados e acidentes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
VALENTE, AMIR MATTAR; NOVAES, ANTONIO GALVÃO; PASSAGLIA, EUNICE; VIEIRA, HEITOR. Gerenciamento de Transporte e Frotas. 2ed. São Paulo, SP: Cengage, 2008.
PINTO, ALAN KARDEC; XAVIER, JULIO AQUINO NASCIF. Manutenção: Função Estratégica. 2ed. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark, 2001.

Continue navegando