Buscar

AULA 6 PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA (2)

Prévia do material em texto

PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA
6a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CCT0752_EX_A6_201407350897_V2 
	02/05/2018 09:39:59 (Finalizada)
	Aluno(a): EMERSON DE OLIVEIRA E SILVA
	2018.1 EAD
	Disciplina: CCT0752 - PROPRIEDADE INTELECTUAL, DIREITO E ÉTICA 
	201407350897
	 
	Ref.: 201407449929
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Aos autores pertence o direito exclusivo de:
		
	
	não há direito exclusivo dos autores sobre suas obras
	
	apenas dispor da obra
	
	apenas fruir da obra
	 
	utilizar, fruir e dispor da obra
	
	apenas utilizar a obra
	
Explicação:
A questão nos remete a direto exclusivo de autor de obra intelectual; tema estudado na lei 9610, lei de Direitos Autorais estudada em nosso conteúdo; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação citada - Art. 28. Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica. - Assim, a resposta correta é: utilizar, fruir e dispor da obra.
	
	 
	Ref.: 201407453018
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Uma obra criada por iniciativa, organização e responsabilidade de uma pessoa jurídica, constituída pela participação de diferentes autores, cujas contribuições se fundem em uma só obra, é considerada uma obra:
		
	
	contrafeita
	
	em co-autoria
	
	descritiva
	
	de encomenda
	 
	coletiva
	
Explicação:
A pergunta nos remete a formas importante de proteção ao encontro de autores para criação de obras intelectuais; para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação autoral ¿ lei 9610 ¿ lei de Direitos Autorais - Art. 5º Para os efeitos desta Lei, considera-se: h) coletiva - a criada por iniciativa, organização e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica, que a publica sob seu nome ou marca e que é constituída pela participação de diferentes autores, cujas contribuições se fundem numa criação autônoma; Assim, a resposta correta é: coletiva.
	
	 
	Ref.: 201407449959
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma obra intelectualmente protegida credita ao autor os direitos:
		
	
	na relação de trabalho, os direitos patrimoniais
	
	de apenas manter a obra inédita
	 
	morais e patrimoniais
	
	de ceder os diretos morais ao empregador
	
	de apenas arrepender-se da obra
	
	 
	Ref.: 201407449944
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Depende de autorização prévia e expressa do autor:
		
	 
	a inclusão em base de dados e o armazenamento em computador
	
	a alienação dos direitos morais
	
	a cessão dos direitos morais
	
	renunciar aos direitos morais
	
	alienar os direitos morais da obra ao empregador
	
Explicação:
A pergunta nos remete aos tipos de autorização prévia e expressa de obra intelectual deve ser solicitada ao autor ¿ para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação autoral, lei 9610 - Art. 29. Depende de autorização prévia e expressa do autor a utilização da obra, por quaisquer modalidades, tais como: IX - a inclusão em base de dados, o armazenamento em computador, a microfilmagem e as demais formas de arquivamento do gênero; Assim, a resposta correta é: a inclusão em base de dados e o armazenamento em computador.
	
	 
	Ref.: 201407453014
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Quando a obra é criada, por um ou mais autores, é considerada uma obra:
		
	 
	em co-autoria
	
	derivada
	
	por encomenda
	 
	coletiva
	
	contrafeita
	
Explicação:
A pergunta nos remete ao tipo de proteção quando da criação das obras intelectuais. Pela legislação autoral estas podem ser criadas em regime de co-autoria ou obra coletiva ¿ assim ditando a legislação autoral: lei 9610, Art. 5º Para os efeitos desta Lei, considera-se:a) em co-autoria - quando é criada em comum, por dois ou mais autores; h) coletiva - a criada por iniciativa, organização e responsabilidade de uma pessoa física ou jurídica, que a publica sob seu nome ou marca e que é constituída pela participação de diferentes autores, cujas contribuições se fundem numa criação autônoma; assim, diante do texto legal, a resposta correta, quando a obra é criada por um ou mais atores é: em co-autoria.
	
	 
	Ref.: 201407449950
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O termo técnico para usurpação ou violação de direitos autorais é:
		
	
	pirataria
	
	direito patrimonial
	
	direito moral do autor
	 
	contrafação
	
	edição da obra
	
Explicação:
A questão nos remete a sinalização para o nome técnico que se dá a usurpação ou violação de obras intelectuais, de direitos autorais dos autores; - para uma melhor resposta vamos nos socorrer da lei 9610 ¿ Lei de Direitos Autorais -; Art. 5º Para os efeitos desta Lei, considera-se:VII - contrafação - a reprodução não autorizada; Assim, a resposta correta é: contrafação.
	
	 
	Ref.: 201407631406
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Seria o site, um home-page, uma obra coletiva criada por vários autores sobre remuneração e orientação de um organizador?
		
	
	Não, as empresas que organizam e investem em sites não têm assegurada a proteção às participações individuais em obras coletivas. Portanto, não caberá ao organizador a titularidade dos direitos patrimoniais sobre o conjunto da mesma.
	 
	Sim, as empresas que organizam e investem em sites resguardadas pela norma, têm assegurada a proteção às participações individuais em obras coletivas, cabendo ao organizador a titularidade dos direitos patrimoniais sobre o conjunto da mesma.
	
	Sim, segundo a norma vigente, as empresas que organizam e investem em sites sempre que não remunerar seus vários autores terá a titularidade dos direitos patrimoniais sobre o conjunto da obra coletiva.
	
	Não, as empresas que organizam e investem em sites não têm assegurada a proteção às participações individuais em obras coletivas. Portanto, não caberá ao organizador a titularidade dos direitos patrimoniais sobre o conjunto da mesma, ao menos que realizem um contrato específico.
	
	Não, porque as empresas que organizam e investem em sites não têm assegurada a proteção às participações individuais em obras coletivas. A lei vigente não defere esta possibilidade.
	
	 
	Ref.: 201407449935
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Paráfrase significa:
		
	 
	é o refazimento de um texto, com outras palavras e forma, no intuito de adornar o sentido
	
	contrafação
	
	é a imitação burlesca de uma obra literária
	
	utilizar uma frase de um autor para melhorar a sua obra
	
	é a reprodução não autorizada da obra intelectualmente protegida
	
Explicação:
A questão nos remete a forma de exceção sobre os direitos autorais ¿ uma forma de utilização da obra que não fere os direitos dos autores; - a paródia e paráfrase -, para uma melhor resposta vamos nos socorrer da legislação autoral ¿ lei 9610 - Art. 47. São livres as paráfrases e paródias que não forem verdadeiras reproduções da obra originária nem lhe implicarem descrédito. - em nossa aula 07 ¿ Noções de Direitos Autorais, apresenta uma definição: É o refazimento de um texto com outras palavras e forma no Intuito de adornar o sentido. - Assim, a resposta correta é: é o refazimento de um texto, com outras palavras e forma, no intuito de adornar o sentido.

Continue navegando

Outros materiais