Buscar

resolução AD 1 2018.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resolução da AD1 2018.1 de Legislação Comercial.
Aluna:Juliana A.B.Ramos
Matrícula:17115060714
pólo:Angra dos Reis
Questão 1
A) Não. Lino não pode, sem autorização escrita do empresário (preponente), designar outro gerente para substituí-lo, porque tal conduta é vedada ao preposto, de acordo com o Art. 1.169 do CC. B) 
B)Sim. No exercício de suas funções, o preposto Lino é solidariamente responsável com o preponente Teotônio Palmeira perante terceiros, pelos atos dolosos praticados pelo primeiro, com fundamento no Art. 1.177, parágrafo único, do CC. 
Questão 2
A)Não.Porque é considerada empresa estrangeira , a sociedade constituída e organizada em conformidade com a legislação do país de origem , onde também mantém sua sede administrativa o que é o caso desta .A nacionalidade ou o domicílio dos acionistas não influi na nacionalidade da sociedade.
B)Sim, porque a sociedade estrangeira ,qualquer que seja o seu objeto,precisa de autorização prévia do poder Executivo para funcionar no país ,nos termos do Art.1.134 do CC . O fato o domicílio do sócio majoritário , bem com o lugar da constituição e as filiais serem no Brasil não desobriga a sociedade de obter autorização prévia , porque como a administração está no exterior , ela não é uma sociedade brasileira.
Questão 3
1) Eireli (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) é uma categoria que permite a constituição de uma empresa com apenas um sócio : O próprio empresário.
A Eireli permite a separação entre o patrimônio empresarial e privado. Ou seja , caso o negócio contraia dívidas , apenas o patrimônio social da empresa será utilizado para quitá-las ,exceto em caso de fraude.
Isso é exigido pela exigência de um capital mínimo de 100 vezes o valor do salário – mínimo no momento do registro da empresa.
2)Essa modalidade pode ser aberta com um único sócio.
Criada em 2011 , surgiu com o propósito de acabar com a figura do sócio “fictício” , prática comum em empresas registradas como sociedade limitada , que antes só poderiam ser constituídas por ,no mínimo,duas pessoas.
3)O nome empresarial obedecerá aos princípios da veracidade e da novidade , incorporando os elementos específicos ou complementares exigidos e não proibidos em lei . Que poderão ser:Denominação ou firma . O nome empresarial deverá conter a expressão “Eireli” após a firma ou a denominação da Eireli.
4)O empresário não poderá ter mais de uma Eireli registrada em seu nome.
5) Se o empresário for o único sócio em uma empresa já registrada com outro regime jurídico , ele pode convertê-la em Eireli , assumindo , portanto , a condição da Eireli derivada.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando