Buscar

Prova Sociologia Jurídica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação:  » SOCIOLOGIA JURÍDICA E JUDICIÁRIA
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 
	Professor:
	
	Turma: 9003/AC
	Nota da Prova: 8,0    Nota de Partic.: 1   Av. Parcial 2  Data: 16/11/2017 20:27:36
	
	 1a Questão (Ref.: 201704805256)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O SISTEMA ELEITORAL BRASILEIRO O sistema eleitoral é baseado no voto direto e secreto, ou seja, o eleitor vota diretamente no candidato ao cargo a ser preenchido, de maneira sigilosa, já que seu voto não pode ser divulgado a terceiros. Acontece que as distorções na representação política que atingem os dois atores principais (eleitor e candidato) podem ser assim formuladas: 1. (uma eleição) "será ainda mais democrática quanto menores forem as desigualdades prevalecentes no sistema eleitoral que atribuem valor diferente ao voto; no limite, o voto de todos e de cada um deverá ter o mesmo valor". 2. "quanto maior a proporcionalidade efetivada pela lei eleitoral, mais democrático será o sistema eleitoral. Primeiro, porque tratará com igualdade os partidos, independentemente de sua força eleitoral; e, segundo, porque será menos excludente, no sentido de não negar representação política às parcelas do eleitorado que tiverem optado por partidos que vierem a se revelar eleitoralmente menores". (Lima Junior, 1997b, p. 84). As distorções em um sistema de representação têm sido reunidas na literatura sob o título geral de desproporcionalidades que atingem o cidadão eleitor, o partido, o sistema partidário como um todo e o próprio Poder Legislativo. Tendo em conta as distorções especificas do processo eleitoral brasileiro mencionadas no texto, em relação a condição dos eleitores e dos candidatos, responda: 1- Qual o processo de seleção dos legisladores no Brasil? Quais as principais distorções que este processo apresenta? 2- De que maneira a Justiça Eleitoral Brasileira tem contribuído para o aprimoramento do sistema político vigente? ​
		
	
Resposta: 1-O processo de seleção dos legisladores ocorre através do voto majoritário, ou seja maioria dos votos. 2-Tem contribuido de forma a fazer transparência a arrecadação dos votos nas urnas que são eletrônicas, ficha biométrica.
	
Gabarito: 1- Qual o processo de seleção dos legisladores no Brasil? Quais as principais distorções que este processo apresenta? Gabarito - É o processo eleitoral através do voto popular direto. A compra de voto, a formação de ?currais? eleitorais, assistencialismo, a infidelidade partidária. 2- De que maneira a Justiça Eleitoral Brasileira tem contribuído para o aprimoramento do sistema político vigente? Gabarito - O voto eletrônico, a justiça severa na punição da infração da legislação eleitoral, a celeridade na apuração dos votos.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704056447)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Corregedoria analisará caso do juiz que negou aplicação da Lei Maria da Penha. A decisão do juiz de Sete Lagoas/MG, Edílson Rumbelsperger Rodrigues, que negou a aplicação da Lei Maria da Penha, será objeto de análise do CNJ. Em sessão realizada ontem, a conselheira Andréa Pachá solicitou ao plenário o encaminhamento do caso ao corregedor nacional de justiça do CNJ, ministro César Asfor Rocha. A conselheira chamou a atenção para o teor do despacho, destacando alguns trechos: "esta Lei Maria da Penha é, portanto, de uma heresia manifesta. Herética porque é antiética; herética porque fere a lógica de Deus; herética porque é inconstitucional e por tudo isso flagrantemente injusta. Ora! A desgraça humana começou no Éden: por causa da mulher - todos nós sabemos -, mas também em virtude da ingenuidade e da fragilidade emocional do homem. (...) a mulher moderna - dita independente, que nem de pai para seus filhos precisa mais, a não ser dos espermatozoides - assim só o é porque se frustrou como mulher, como ser feminino" (Site CNJ, 23 out. 2007). Explique os efeitos negativos da norma a partir da posição do juiz em relação à lei Maria da Penha.
		
	
Resposta: Trata-se do misoneísmo, que é aversão as transformações,pois o juiz de fato valoriza as questões antigas.
	
Gabarito: Se a norma existe e está adequada socialmente, a objeção do juiz em aplicá-la reflete misoneísmo, que é um dos fatores de ineficácia da norma. E toda norma ineficaz produz efeitos negativos. Neste caso, a população assistiu impotente a prevalência do pensamento singular de um juiz sobre importante conquista social. A sensação de impunidade como subproduto da ineficácia da norma se instala, comprometendo a credibilidade do direito e da justiça.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201704857786)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O Mundo do Direito transita entre os homens e suas relações sociais. Logo, podemos afirmar que o Direito é uma realidade da vida social, ou seja, não haveria direito sem sociedade. Desta forma o que caracteriza a escola sociológica é:
		
	
	Um mal necessário.
	
	Uma forma de exteriorizar as formações de Estados.
	
	É uma ferramenta que perpassa pela influência da razão científica.
	
	É um conjunto de princípios eternos, permanente e imutáveis.
	 
	É considerar o Direito não como tendo origem em Deus, nem na razão, mas sim na sociedade.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201704293893)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Uma vez aberto, o conflito poderá ser composto de diferentes formas. Se o poder judiciário for acionado para tal, que nome recebe essa composição e quais suas características:
		
	
	Jurídica: mediação, conciliação e arbitragem.
	 
	Jurídica: anterioridade, publicidade e universalidade;
	
	Autoritária: publicidade, razoabilidade e arbitrariedade;
	
	Voluntária: autonomia, gratuidade e universalidade;
	
	Jurídica: arbitragem, universalidade e publicidade;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201705097280)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A lei que proíbe alimentar cavalos em áreas gramadas urbanas pode ser vista como uma norma sem eficácia social, dado que o uso de cavalos como meio de transporte já não se coloca como atual, levando a norma a uma situação de obsolescência e desuso. Isto implica em dizer que:
		
	
	Novas normas foram inseridas no ordenamento, causando conflito com a anterior
	
	A norma perdeu validade, deixando de ter pertinência com relação ao sistema que a adotou.
	
	A norma não produz mais efeitos porque seu período de vigência foi espirado
	 
	A norma perdeu a capacidade de produzir resultados concretos na ordem social dos fatos sociais
	
	A norma continua produzindo os efeitos sociais esperados desde sua criação
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201704799290)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Com relação ao quadro eleitoral e partidário existente no país na atualidade, é possível afirmar que: I- As vagas destinadas à representação de cada unidade federativa no Senado Federal variam em número, em conformidade com a população respectiva. II- O voto proporcional valoriza os partidos, o que esvazia o valor ideológico das plataformas apresentadas pelos candidatos individualmente. III- Há segundo turno, se o vencedor não atingir maioria absoluta de votos, exceto nas eleições municipais com menos de 200 mil eleitores. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
		
	
	I e II, somente.
	
	II, somente.
	 
	III, somente.
	
	I, somente.
	
	II e III, somente.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201704737111)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	A sociedade deve exigir que o Estado promova a proteção dos direitos e o acesso aos tribunais. Com efeito, cabe ao Estado aperfeiçoar e modernizar a ordem jurídica, de forma justa, célere e eficiente, com apoio e participação de todos os cidadãos. Desse modo, sobre acesso à justiça pode-se afirmar, EXCETO:
		
	
	O acesso à justiça consiste na proteção de qualquer direito, sem qualquer restrição econômica, social ou política.
	 
	O acesso à justiça representa a formalização do poder político existente, para exclusivo benefíciodos detentores do poder de fato, que dispõem do aparato coativo do Poder.
	 
	Acesso à justiça é mais que a simples garantia formal da defesa dos direitos e o acesso aos tribunais, mas a garantia da proteção material destes direitos, assegurando a todos os cidadãos, independentemente de classe social, a ordem jurídica justa.
	
	A realidade social brasileira demonstra que a maioria da população necessita da assistência jurídica integral, pois são excluídos.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201704678272)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em editorial, o jornal Folha de S.Paulo em 28.03.2015, apoiou a proposta do PMDB de fixar prazos para que o presidente da República indique um ministro para o Supremo Tribunal Federal. O jornal endossou as críticas dos ministros Celso de Mello e Marco Aurélio à demora da presidente Dilma Rousseff em indicar o substituto de Joaquim Barbosa, que se aposentou há oito meses. ¿Não faltam motivos para a exasperação dos dois mais antigos membros da corte. Com uma cadeira vazia, a carga de trabalho dos magistrados aumenta, o que, de acordo com eles, tem provocado o adiamento de algumas decisões¿. Pelo que propõe o PMDB, caso a presidente desrespeite o prazo, a função de indicar um nome para o Supremo é avocada para o Legislativo. Diante da notícia, o Legislativo estaria legitimado a exercer uma função atípica à sua, cuja função principal é a de:
		
	
	administrar as leis
	 
	elaborar as leis
	
	tornar as leis vigentes
	
	aplicar as leis
	
	executar as leis.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201704058145)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A toda norma jurídica sempre se associa um efeito social. Cabe à Sociologia Jurídica investigar os fatores da eficácia e também da ineficácia. Tende a ser mais EFICAZ a norma( marque a alternativa incorreta):
		
	
	conforme as finalidades do grupo social
	
	adequada à realidade social
	
	de acordo com os anseios da sociedade
	
	ajustada às necessidades do grupo para o qual se destina
	 
	não correspondente às necessidades do grupo social
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201704056301)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Anomia no Brasil é decorrente dos seguintes aspectos, EXCETO :
		
	 
	adequação dos princípios éticos e morais e constitucionais
	
	ausência de normas de referência
	
	corrupção, desigualdade social
	
	crise de valores na sociedade
	
	crise de legitimidade do Poder público

Continue navegando

Outros materiais