Buscar

PROVA DISCURCIVA DIREITO TRIBUTÁRIO E METODOLOGIA DA PESQUISA EM ADM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURCIVA DIREITO TRIBUTÁRIO E METODOLOGIA DA PESQUISA EM ADIMINISTRAÇÃO
Questão 1/4 - Direito Tributário
De acordo com Silva (2012, p.56) que cita Francisco Pinto Rabello Filho, manifesta assim: “A Carta Política, de 1988, consagra a irretroatividade como direito fundamental do cidadão em seu artigo 5°, inciso XXXVI, proclamando que “a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada”
Descreva o PRINCÍPIO DA IRRETROATIVIDADE.
Resposta: O princípio da irretroatividade é norteador do momento em que o Texto Maior desautoriza os agentes políticos instituírem tributos de sua competência.
REFLEXÃO: “O princípio da irretroatividade tributária está previsto no artigo 150, III, a, da Constituição Federal de 1988, que dispõe:
Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: (...) III - cobrar tributos: a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado;
Assim, a lei tributária não se aplica a fatos geradores anteriores à data de sua publicação, ou seja, a lei atinge somente fatos presentes e futuros.
Questão 2/4 - Metodologia da Pesquisa em Administração
Um conjunto de conhecimentos caracteriza a ciência geral, e um conjunto de conhecimentos específicos define a área do conhecimento, como a matemática e a biologia, entre outras.
É possível ainda, segundo leite (2008), dividir, didaticamente, o conhecimento em quatro tipos.
Descreva no mínimo dois destes quatro tipos?
A resposta correta é: Empírico – científico – filosófico – teológico.
RELEXÃO: 
Empírico: O conhecimento empírico diz respeito ao conhecimento popular. É o que aprendemos a partir da nossa interação e observação do mundo;
Científico: O conhecimento científico compreende as informações e fatos que são comprovados por meio da ciência;
Filosófico: O conhecimento filosófico nasce a partir das reflexões que o ser humano faz sobre questões subjetivas;
Teológico: O conhecimento teológico, ou religioso, é o baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.
Questão 3/4 - Metodologia da Pesquisa em Administração
O trabalho científico apresenta elementos denominados pré-textuais, textuais e pós-textuais. Qual o elemento pré-textual obrigatório em trabalho acadêmico e/ou TCC?
Resposta correta: O Sumário é um elemento obrigatório em qualquer trabalho científico.
REFLEXÃO:
Conceito: o sumário é a enumeração das divisões, seções, capítulos e outras partes do trabalho, seguindo a mesma ordem e grafia em que a matéria nele se sucede. A construção do sumário é uma das últimas tarefas a serem feitas no trabalho.
Questão 4/4 - Direito Tributário
Podemos dizer que a União Federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal exercem competência privativa, isto é, poderão instituir impostos dentro da divisão determinada pela CF/1988 (Privativa da União, art.153, privativa dos estados e do Distrito Federal, art. 155, e privativa dos municípios e do Distrito Federal, art.156, todos da CF/1988). Há também a competência comum, competência residual e competência extraordinária.
De acordo com o estudado, descreva a COMPETÊNCIA COMUM .
Resposta: Podemos dizer que a União Federal, os estados, os municípios e o Distrito Federal exercem competência privativa, isto é, poderão instituir impostos dentro da divisão determinada pela CF/1988 (Privativa da União, art.153, privativa dos estados e do Distrito Federal, art. 155, e privativa dos municípios e do Distrito Federal, art.156, todos da CF/1988). Há também a competência comum, ou seja, estão credenciadas a instituir tributos, tais como impostos, taxa e contribuição de melhoria, a teor do art. 145 da CF/1988.
REFLEXÃO: A competência comum refere-se aos tributos chamados vinculados, ou seja, taxas e contribuições de melhoria, que por sua natureza são oriundos de atividades do Estado. Diz-se competência comum em virtude de poder ser exercida pelas quatro pessoas jurídicas de direito público, União, Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
Frise-se que para exercer tal competência, deve haver uma contraprestação estatal da pessoa política respectiva, vez que a competência comum vincula-se a um serviço público específico e divisível, ou ainda, ao exercício do poder de polícia, prestado por determinado ente, o qual poderá cobrar a respectiva taxa. E ainda, caberá ao ente responsável pela realização de obra pública, da qual decorra valorização de imóvel particular, instituir a contribuição de melhoria decorrente da obra pública.

Continue navegando