Buscar

Questões Criminologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÕES CRIMINOLOGIA
Questão 01) Acerca do direito penal e do poder punitivo, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
 a) O garantismo penal impede a intervenção punitiva do Estado, o qual deverá exercer função exclusivamente preventiva e garantidora das liberdades individuais.
 b) O direito penal do autor poderá servir de fundamento para a redução da pena quando existirem circunstâncias pessoais favoráveis ao acusado. 
 c) O direito penal do ato tem como característica a ampliação da tipicidade do crime para atingir também os atos preparatórios e os de tentativa.
 d) No direito penal do inimigo, a sanção penal é aplicada com extremo rigor e objetiva punir o inimigo de modo exemplar por atos cometidos, sem, contudo, relativizar ou suprimir garantias processuais.
 e) A criminalização secundária tem como características a igualdade e a abstração, uma vez que a lei penal é genérica e a todos dirigida.
Questão 02) A respeito do conceito e dos objetos da criminologia, julgue o item a seguir.
Para a escola clássica, o modelo ideal de prevenção do delito ou do desvio é o que se preocupa com a pena e seu rigor, compreendendo-a como um mecanismo intimidatório; já para a escola neoclássica, mais eficaz que o rigor das penas é o foco no correto funcionamento do sistema legal e em como esse sistema é percebido pelo desviante ou delinquente.
Certo.
Questão 03) A respeito do conceito e dos objetos da criminologia, julgue o item a seguir.
O desvio ou o delito, objetos da criminologia, devem ser abordados, primordialmente, como um comportamento individual do desviante ou delinquente; em segundo plano, analisam-se as influências ambientais e sociais.  
Errado.
Questão 04) Assinale a alternativa que contém somente teorias consagradas na Sociologia Criminal.
Parte superior do formulário
 a) Teoria do recolhimento e Teoria da reação típica.
 b) Teorias Multifatoriais e Teoria “ecológica da escola de Chicago”.
 c) Labelling Aproach e Teoria “escatológica da escola de Boston”. 
 d) Teoria do Processo Crime e Teoria do Processo Penal.
 e) Teoria do Livre Arbítrio e Teoria da reação cultural. 
Letra B.
Questão 05) É possível encontrar relatos em reportagens jornalísticas e em investigações criminais de situações em que teoricamente o poder do Estado não alcança, exemplo é a teoria de que organizações criminosas mantêm “códigos de condutas” próprios e que execuções de integrantes das facções são consideradas “justas” dada a gravidade das “infrações” praticadas dentro das citadas “regras”. Também é possível, ao ouvir uma música com a expressão “é melhor viver pouco como um rei do que muito como um Zé”, ter a ideia de que o crime compensaria, pois se fossem respeitadas as regras sociais, a maioria dos jovens não conseguiria alcançar uma condição de vida satisfatória diante da falta de oportunidades para a ascensão social.
Os fatos sugeridos podem ser usados como exemplos de quais teorias criminológicas, também chamadas de teorias do consenso?
Parte superior do formulário
 a) Ecologia do Crime e Desorganização Cultural.
 b) Labbelling Approach e Reorganização Cultural. 
 c) Aculturação e Reação História.
 d) Distanciamento e Associação Diferencial.
 e) Subcultura Delinquente e Anomia.
Letra E.
Questão 06) Assinale a alternativa correta em relação aos estudos e contribuições de Lombroso para o desenvolvimento histórico da criminologia.
Parte superior do formulário
 a) Fundadas nas demonstrações de Lombroso, todas as teorias criminológicas defendem que não se deve punir aqueles que cometem crimes em virtude do determinismo genético e biológico. 
 b) As ideias desenvolvidas por Lombroso fundamentaram as bases da teoria do distanciamento.
 c) Lombroso sustentava que era de suma importância estudar as circunstâncias do delito em detrimento do delinquente.
 d) Os estudos de Lombroso inserem-se no contexto de ideias que contrapõem o conceito de livre arbítrio.
 e) Os estudos desenvolvidos por Lombroso demonstram-se como um retrocesso às ideias e conceitos da Escola Clássica, motivo pelo qual não contribuíram para o desenvolvimento da Criminologia como ciência.
Letra D.
Questão 07) Considerando o estudo da Criminologia, assinale a alternativa correta.
Parte superior do formulário
 a) Giovanni Falcone foi o primeiro nome do estudo da Criminologia Crítica no Brasil.
 b) Cifra negra refere-se à falta de diversidade da literatura criminal.
 c) A Escola Clássica nasceu na Suíça, no final do séc. XX.
 d) Enrico Ferri é um expoente da teoria do Etiquetamento.
 e) Raffaele Garofalo está ligado à Escola Criminal Positiva.
Letra E.
Questão 08) Dentro da criminologia, tem-se a vertente da vitimologia, que estuda de forma ampla os aspectos da vítima na criminalidade, e é dividida em primária, segundária e terciária. Da análise dessa divisão, pode-se afirmar que a vitimização terciária ocorre, quando
Parte superior do formulário
 a) a vítima tem três ou mais antecedentes. 
 b) a vítima é parente em terceiro grau do ofensor. 
 c) um terceiro participa da ação criminosa.
 d) a vítima é abandonada pelo estado e estigmatizada pela sociedade.
 e) duas ou mais pessoas cometem o crime. 
Letra D.
Parte inferior do formulário
Questão 09) A atividade policial dentre suas finalidades deve prevenir e reprimir o crime. Em particular, à polícia judiciária cabe investigar, com o fim de esclarecer fatos delitivos que causaram danos a bens jurídicos relevantes tutelados pelo direito penal. A criminologia dada a sua interdisciplinaridade constitui ciência de suma importância na atividade policial por socorrer-se de outras ciências para compreender a prática delitiva, o infrator e a vítima, possuindo métodos de investigação que visam a atender sua finalidade. Diante do exposto, assinale a alternativa correta sobre a criminologia como ciência e seus métodos.
Parte superior do formulário
 a) Como ciência dedutiva; a criminologia se vale de métodos científicos, humanos e sociais, abstratos, próprios do Direito Penal.
 b) A criminologia, ciência lógica e normativa, busca determinar o homem delinquente utilizando para isso métodos físicos, psicológicos e sociológicos.
 c) A criminologia é baseada principalmente em métodos físicos, individuais e coletivos, advindos das demais ciências jurídico-penais, caracterizando-a como dogmática.
 d) Os métodos experimental e lógico auxiliam a investigação da criminologia, integrando várias áreas, dada sua natureza de ciência disciplinar.
 e) Os métodos biológico e sociológico são utilizados pela criminologia, que, por meio do empirismo e da experimentação, estuda a motivação criminosa do sujeito.
Letra E.
Questão 10) Tendo como premissa o estudo da Teoria Criminológica da Anomia, analise o problema a seguir.
O senhor X, 55 anos, bancário desempregado, encontrou, como forma de subsistência própria e da família, trabalho na contravenção (apontador do jogo do bicho em frente à rodoviária da cidade). Por lá permaneceu vários meses, sempre assustado com a presença da polícia, mas como nunca sofreu qualquer repreensão, inclusive tendo alguns agentes como clientes dentre outras autoridades da cidade, continuou sua labuta diária. Y, delegado de polícia, recém-chegado à cidade, ao perceber a prática contravencional, a despeito da tolerância de seus colegas, prende X em flagrante. No entanto, apenas algumas horas após sua soltura, X retornou ao antigo ponto continuando a receber apostas diárias de centenas de pessoas da comunidade.
Assinale a alternativa correta correspondente a esse caso. 
Parte superior do formulário
 a) A teoria da anomia advém do funcionalismo penal, que defende a pertinência da norma enquanto reconhecida pela sociedade como necessária para a solução dos conflitos sociais, tendo sido arbitrária a conduta do delegado.
 b) A anomia, no contexto do problema, dá-se pelo enfraquecimento da norma, que já não influencia o comportamento social de reprovação da conduta, quando a sociedade passa a aceitá-la como normal.
c) A atitude dos demais policiais caracteriza o poder de discricionariedade legítimo do agente de segurança pública, diante da anomia social caracterizada da norma que perde vigência pela ausência de funcionalidade.
 d) A atitude do delegado expressa a representação da teoria da anomia, em que a norma não perde sua força de coerção social, pois, somente revogada por outra norma, independente do comportamento do infrator.
 e) A teoria da anomia não tem aplicação no caso em análise, pois sob o aspecto criminológico é  necessário que estejam presentes no estudo do fenômeno o delinquente, a vítima e a sociedade. 
Letra B.
Questão 11) Sobre a criminologia positivista: 
Parte superior do formulário
 a) Ficou consagrada nos Estados Unidos com a obra Delinquent Boys, de Albert Cohen.
 b) Foi a primeira manifestação de ruptura com a criminologia do consenso do Iluminismo. 
 c) A despeito da metodologia correta, os resultados de Lombroso não foram corretos. 
 d) Sua recepção no Brasil teve ressonância principalmente nos estudos das tribos indígenas e suas relações criminosas. 
 e) No Brasil seu desenvolvimento reforçou cientificamente o racismo. 
Letra E.
Questão 12) Sobre a teorias da pena, é correto afirmar:
Parte superior do formulário
 a) O exame criminológico cumpre o projeto ressocializador determinado pelo ordenamento jurídico, pois permite a aferição concreta desta função da pena. 
 b) A prevenção especial positiva relaciona-se com a concepção etiológica de crime. 
 c) A Lei de Crimes Hediondos comprovou na prática seus objetivos declarados de prevenção geral negativa. 
 d) A implementação de um programa de direitos humanos nos presídios brasileiros passa pela implementação das ideias de prevenção geral positiva. 
 e) As funções de prevenção e retribuição do delito são realizadas no direito brasileiro, pois estão previstas expressamente no Código Penal. 
Letra B.
Questão 13) Sobre a política criminal e penitenciária brasileira nas últimas duas décadas, 
Parte superior do formulário
 a) medidas de combate à corrupção têm mudado significativamente o perfil da população prisional brasileira, reduzindo a seletividade do sistema penal. 
 b) a política de construção de presídios tem se mostrado ineficiente na redução da superlotação prisional. 
 c) a implementação de medidas descarcerizadoras resultou em sensível redução da criminalidade e na melhora dos presídios. 
 d) a utilização da justiça restaurativa na solução de conflitos penitenciários aumentou o poder das facções prisionais. 
 e) o encarceramento feminino cresceu em virtude da falta de investimentos em presídios que considerem a questão de gênero.  
Letra B.
Questão 14) A teoria do labelling approach
Parte superior do formulário
 a) também é conhecida como teoria da anomia e exerceu forte influencia sobre o funcionalismo penal. 
 b) possui uma perspectiva transdisciplinar na discussão da questão urbana e da ecologia criminal. 
 c) surge no Reino Unido na década de 1950 em reação à teoria da associação diferencial. 
 d) tem o interacionismo simbólico na sociologia como forte influência para seu desenvolvimento em ruptura aos modelos de consenso até então imperantes na criminologia. 
 e) tem sua raiz na sociologia marxista do conflito. 
Letra D.
Questão 15) política criminal atuarial 
Parte superior do formulário
 a) baseia-se na função de prevenção especial positiva da pena. 
 b) incentiva as práticas de liberdade condicional supervisionada (parole boards).
 c) indica que os presos devem ser organizados de acordo com seu nível de risco. 
 d) pauta-se na tentativa de compreensão das causas do crime. 
 e) é contrária à inocuização dos indivíduos perigosos.
Letra C.
Questão 16) As condições de vida no cárcere devem ser necessariamente piores do que as condições de vida dos trabalhadores livres.
O princípio correspondente à assertiva acima é 
Parte superior do formulário
 a) profecia autorrealizável. 
 b) mark system.
 c) panoptismo. 
 d) cifra negra. 
 e) less eligibity.
Letra E.
Questão 17) A criminologia da reação social 
Parte superior do formulário
 a) concentra seus estudos nos processos de criminalização. 
 b) corresponde a uma teoria do consenso. 
 c) explica o comportamento criminoso como fruto de um aprendizado. 
 d) identificou as subculturas delinquentes. 
 e) explica a existência do homem criminoso pelo atavismo.
Letra A.
 
Questão 18) Com fundamento no ensinamento de Michel Foucault sobre panoptismo, é correto afirmar:
Parte superior do formulário
 a) A localização GPS inserida em fotos de pessoas tiradas de celulares juntamente ao reconhecimento facial automatizado permite um controle de deslocamento constante e invisível dessas pessoas, porém não é um exemplo de panóptico por não se poder visualizar quem o exerce.
 b) A indefinição do ponto de vigilância, de quem vigia e de quem aplicará eventual sanção normalizadora é considerada uma falha no sistema panóptico e exige correção, por via de procedimento de exame. 
 c) Há distinção entre panoptismo e sistema panóptico, sendo que este último apenas pode ser operado via instâncias disciplinadoras oficiais do Estado, como as escolas e prisões. 
 d) O monitoramento eletrônico de presos, via colocação de tornozeleiras eletrônicas com SIM Cards, é exemplo de panoptismo, cuja função de vigilância é exercida com auxílio de um software de georrastreamento. 
 e) A arquitetura panóptica refere-se unicamente a estruturas físicas de edifícios (prisões, escolas, hospitais etc.), não se cogitando que sistemas de informação sejam arquitetados para operar em panoptismo. 
Letra D.
Questão 20) A respeito do conceito e das funções da criminologia, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
 a) A criminologia tem como objetivo estudar os deliquentes, a fim de estabelecer os melhores passos para sua ressocialização. A política criminal, ao contrário, tem funções mais relacionadas à prevenção do crime.
 b) A finalidade da criminologia em face do direito penal é de promover a eliminação do crime.
 c) A determinação da etimologia do crime é uma das finalidades da criminologia.
 d) A criminologia é a ciência que, entre outros aspectos, estuda as causas e as concausas da criminalidade e da periculosidade preparatória da criminalidade.
 e) A criminologia é orientada pela política criminal na prevenção especial e direta dos crimes socialmente relevantes, mediante intervenção nas manifestações e nos efeitos graves desses crimes para determinados indivíduos e famílias.
Letra D.
Parte inferior do formulário
Questão 21) Considerando que, para a criminologia, o delito é um grave problema social, que deve ser enfrentado por meio de medidas preventivas, assinale a opção correta acerca da prevenção do delito sob o aspecto criminológico.
Parte superior do formulário
 a) A transferência da administração das escolas públicas para organizações sociais sem fins lucrativos, com a finalidade de melhorar o ensino público do Estado, é uma das formas de prevenção terciária do delito.
 b) O aumento do desemprego no Brasil incrementa o risco das atividades delitivas, uma vez que o trabalho, como prevenção secundária do crime, é um elemento dissuasório, que opera no processo motivacional do infrator.
 c) A prevenção primária do delito é a menos eficaz no combate à criminalidade, uma vez que opera, etiologicamente, sobre pessoas determinadas por meio de medidas dissuasórias e a curto prazo, dispensando prestações sociais.
 d) Em caso de a Força Nacional de Segurança Pública apoiar e supervisionar as atividades policiais de investigação de determinado estado, devido ao grande número de homicídios não solucionados na capital do referido estado, essa iniciativa consistirá diretamente na prevenção terciária do delito.
 e) A prevenção terciária do crime consiste no conjunto de ações reabilitadoras e dissuasórias atuantes sobre o apenado encarcerado, na tentativa de se evitar a reincidência.
Letra E.
Questão 22) Em busca do
melhor sistema de enfrentamento à criminalidade, a criminologia estuda os diversos modelos de reação ao delito. A respeito desses modelos, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
 a) De acordo com o modelo clássico de reação ao crime, os envolvidos devem resolver o conflito entre si, ainda que haja necessidade de inobservância das regras técnicas estatais de resolução da criminalidade, flexibilizando-se leis para se chegar ao consenso. 
 b) Conforme o modelo ressocializador de reação ao delito, a existência de leis que recrudescem o sistema penal faz que se previna a reincidência, uma vez que o infrator racional irá sopesar o castigo com o eventual proveito obtido.
 c) Para a criminologia, as medidas despenalizadoras, com o viés reparador à vítima, condizem com o modelo integrador de reação ao delito, de modo a inserir os interessados como protagonistas na solução do conflito.
 d) A fim de facilitar o retorno do infrator à sociedade, por meio de instrumentos de reabilitação aptos a retirar o caráter aflitivo da pena, o modelo dissuasório de reação ao crime propõe uma inserção positiva do apenado no seio social.
 e) O modelo integrador de reação ao delito visa prevenir a criminalidade, conferindo especial relevância ao ius puniendi estatal, ao justo, rápido e necessário castigo ao criminoso, como forma de intimidação e prevenção do crime na sociedade.
Letra C.
Questão 23) Considere as seguintes afirmações acerca do funcionalismo sistêmico, teoria basilar do intitulado Direito Penal do Inimigo, assinalando a alternativa correta:
I – O funcionalismo sistêmico se constrói da necessidade de exclusão, típica de um Estado de exceção, como regra ou normalidade, visando atender-se às exigências político-criminais da sociedade pósmoderna, cujo extrato é o postulado: vigência da norma e identidade social.
II – A origem da palavra funcionalismo provém do núcleo função, que significa ação própria de uma pessoa e daquilo que é funcional, ou seja, eficaz, prático. Nesse sentido o indivíduo funcionalista é aquele que está de acordo com o pensamento afirmativo de que o homem tem que cumprir obrigações que produzam utilidade.
III – O sistema funcional possui como finalidade a assimilação individual e não a pré-exemplaridade difusa. Nesta perspectiva, o sistema penal serve como expectativa normativa cognitiva para que o indivíduo não pratique determinada ação ou omissão.
IV – Os principais traços do funcionalismo sistêmico são: a) a ausência de uma percepção meramente positivista que abarque todo o contexto social; b) a ressocialização e a prevenção geral detém conteúdo efetivo, vinculado a preceitos não concretistas e metafísicos, cujos direcionamentos não são guiados por observações científicas do real e c) a prevenção defendida não se funda na proporcionalidade, que é contrária à mera retribuição, deixando ainda de levar em conta o neorretribucionismo determinado pela neutralização.
V – Uma crítica possível ao sistema funcionalista é a de que nesse sistema a verdade e a validade normativa se limitam a apenas duas possibilidades de reação, o aprender e o não aprender que na relação de interconexão com as expectativas cognitivas, transformam-se em expectativas normativas cognitivas resultantes em um sistema normativo contrário aos preceitos do Estado Democrático e Social de Direito, eis que no processo se desconsidera o sujeito enquanto destinatário de garantias fundamentais.
Parte superior do formulário
 a) Apenas as afirmativas I, II e V estão incorretas;
 b) Apenas as afirmativas III, IV estão incorretas; 
 c)  Apenas as afirmativas II e V estão incorretas; 
 d) Apenas a afirmativa IV está incorreta;
 e)  Todas as afirmativas estão incorretas. 
Letra D.
Questão 24) Sobre a escola positivista da criminologia, é correto afirmar:
Parte superior do formulário
 a) A escola positivista ainda não chega a considerar a concepção da pena como meio de defesa social, que é própria de escolas mais modernas da criminologia.
 b) Sua recepção no Brasil recebeu contornos racistas, notadamente no trabalho antropológico de Nina Rodrigues.
 c) É uma escola criminológica ultrapassada e que já influenciou a legislação penal brasileira, mas que após a Constituição Federal de 1988 não conta mais com institutos penais influenciados por esta corrente.
 d) Por ter enveredado pela sociologia criminal, Enrico Ferri não é considerado um autor da escola positivista, que possui viés médico e antropológico.
 e) O método positivista negava a importância da pesquisa empírica, que possivelmente a levaria a resultados diversos daqueles encontrados pelos seus autores.
Letra B.
Parte inferior do formulário
Questão 25) Na história da administração penal, várias épocas podem ser destacadas, durante as quais vigoraram sistemas de punição completamente diferentes. Indenização (penance) e fiança foram os métodos de punição preferidos na Idade Média. Eles foram sendo gradativamente substituídos por um duro sistema de punição corporal e capital que, por sua vez, abriu caminho para o aprisionamento, em torno do século XVII.
(RUSCHE, Georg; KIRCHHEIMER, Otto. Punição e estrutura social. 2.ed. Rio de Janeiro: Revan, 2004, p. 23)
De acordo com o clássico trabalho de Rusche e de Kirchheimer de 1939, é correto afirmar:
Parte superior do formulário
 a) A pena de prisão foi tida pelos autores como uma forma positiva de adaptação dos trabalhadores ao sistema produtivo, trazendo a ressocialização ao centro do sistema punitivo.
 b) O surgimento da prisão como forma hegemônica de punição da modernidade foi uma conquista iluminista de humanização das penas frente à barbárie da Idade Média.
 c) Os autores podem ser classificados como membros da Escola de Chicago, dominante no período de publicação da obra.
 d) As relações entre mercado de trabalho, sistema punitivo e cárcere são próprios da criminologia crítica, que surgiu na década de 1960 e foi a principal escola de oposição a Rusche e Kirchheimer.
 e) A pena de prisão é relacionada ao surgimento do capitalismo mercantil, com a consequente necessidade de disciplina da mão de obra para beneficiar interesses econômicos.
Letra E.
Parte inferior do formulário
Questão 26) Considerando a atual conjuntura da política criminal brasileira, é correto afirmar que
Parte superior do formulário
 a) a eficiência do trabalho policial pode ser verificado pelo baixo índice de letalidade e o alto índice de prisões efetuadas.
 b) o processo de encarceramento em massa no Brasil alavancou-se no período de vigência da Constituição Federal de 1988, apesar desta ter como seus fundamentos a cidadania e a dignidade da pessoa humana.
 c) a construção de presídios tem sido uma política eficaz de redução do encarceramento em massa.
 d) o crescimento da população prisional é isonômico no aspecto de gênero.
 e) a proteção de direitos humanos tem sido o principal resultado da política criminal brasileira, uma vez que o aumento da população prisional demonstra que os bens jurídicos estão sendo cada vez mais protegidos por meio do direito penal.
Letra B.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Questão 27) A criminologia moderna
Parte superior do formulário
 a) é uma ciência normativa, essencialmente profilática, que visa oferecer estratégias para minimizar os fatores estimulantes da criminalidade e que se preocupa com a repressão social contra o delito por meio de regras coibitivas, cuja transgressão implica sanções.
 b) ocupa-se com a pesquisa científica do fenômeno criminal — suas causas, características, sua prevenção e o controle de sua incidência —, sendo uma ciência causal-explicativa do delito como fenômeno social e individual.
 c) ocupa-se, como ciência causal-explicativa-normativa, em estudar o homem delinquente em seu aspecto antropológico, estabelece comandos legais de repressão à criminalidade e despreza, na análise empírica, o meio social como fatores criminógenos.
 d) é uma ciência empírica e normativa que fundamenta
a investigação de um delito, de um delinquente, de uma vítima e do controle social a partir de fatos abstratos apreendidos mediante o método indutivo de observação.
 e) possui como objeto de estudo a diversidade patológica e a disfuncionalidade do comportamento criminal do indivíduo delinquente e produz fundamentos epistemológicos e ideológicos como forma segura de definição jurídico-formal do crime e da pena.
Letra B.
Questão 28) Acerca dos modelos teóricos explicativos do crime, oriundos das teorias específicas que, na evolução da história, buscaram entender o comportamento humano propulsor do crime, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
 a) O modelo positivista analisa os fatores criminológicos sob a concepção do delinquente como indivíduo racional e livre, que opta pelo crime em virtude de decisão baseada em critérios subjetivos.
 b) O objeto de estudo da criminologia é a culpabilidade, considerada em sentido amplo; já o direito penal se importa com a periculosidade na pesquisa etiológica do crime.
 c) A criminologia clássica atribui o comportamento criminal a fatores biológicos, psicológicos e sociais como determinantes desse comportamento, com paradigma etiológico na análise causal-explicativa do delito.
 d) Entre os modelos teóricos explicativos da criminologia, o conceito definitorial de delito afirma que, segundo a teoria do labeling approach, o delito carece de consistência material, sendo um processo de reação social, arbitrário e discriminatório de seleção do comportamento desviado.
 e) O modelo teórico de opção racional estuda a conduta criminosa a partir das causas que impulsionaram a decisão delitiva, com ênfase na observância da relevância causal etiológica do delito.
Letra D.
Questão 29) Considerando que, conforme a doutrina, a moderna sociologia criminal apresenta teorias e esquemas explicativos do crime, assinale a opção correta acerca dos modelos sociológicos explicativos do delito.
Parte superior do formulário
 a) Para a teoria ecológica da sociologia criminal, que considera normal o comportamento delituoso para o desenvolvimento regular da ordem social, é imprescindível e, até mesmo, positiva a existência da conduta delituosa no seio da comunidade. 
 b) A teoria do conflito, sob o enfoque sociológico da Escola de Chicago, rechaça o papel das instâncias punitivas e fundamenta suas ideias em situações concretas, de fácil comprovação e verificação empírica das medidas adotadas para contenção do crime, sem que haja hostilidade e coerção no uso dos meios de controle.
 c) A teoria da integração, ao criticar a teoria consensual na solução do conflito, rotula o criminoso quando assevera que o delito é fruto do sistema capitalista e considera o fator econômico como justificativa para o ato criminoso, de modo que, para frear a criminalidade, devem-se separar as classes sociais.
 d) A Escola de Chicago, ao atentar para a mutação social das grandes cidades na análise empírica do delito, interessa-se em conhecer os mecanismos de aprendizagem e transmissão das culturas consideradas desviadas, por reconhecê-las como fatores de criminalidade.
 e) A teoria estrutural-funcionalista da sociologia criminal sustenta que o delito é produto da desorganização da cidade grande, que debilita o controle social e deteriora as relações humanas, propagando-se, consequentemente, o vício e a corrupção, que são considerados anormais e nocivos à coletividade.
Letra D.
Parte inferior do formulário
Questão 30) A criminologia reconhece que não basta reprimir o crime, deve-se atuar de forma imperiosa na prevenção dos fatores criminais. Considerando essa informação, assinale a opção correta acerca de prevenção de infração penal.
Parte superior do formulário
 a) Para a moderna criminologia, a alteração do cenário do crime não previne o delito: a falta das estruturas físicas sociais não obstaculiza a execução do plano criminal do delinquente.
 b) A prevenção terciária do crime implica na implementação efetiva de medidas que evitam o delito, com a instalação, por exemplo, de programas de policiamento ostensivo em locais de maior concentração de criminalidade.
 c) No estado democrático de direito, a prevenção secundária do delito atua diretamente na sociedade, de maneira difusa, a fim de implementar a qualidade dos direitos sociais, que são considerados pela criminologia fatores de desenvolvimento sadio da sociedade que mitiga a criminalidade.
 d) Trabalho, saúde, lazer, educação, saneamento básico e iluminação pública, quando oferecidos à sociedade de maneira satisfatória, são considerados forma de prevenção primária do delito, capaz de abrandar os fenômenos criminais.
 e) A doutrina da criminologia moderna reconhece a eficiência da prevenção primária do delito, uma vez que ela atua diretamente na pessoa do recluso, buscando evitar a reincidência penal e promover meios de ressocialização do apenado.
Letra D.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Questão 31) No que se refere aos métodos de combate à criminalidade, a criminologia analisa os controles formais e informais do fenômeno delitivo e busca descrever e apresentar os meios necessários e eficientes contra o mal causado pelo crime. A esse respeito, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
 a) A criminologia distingue os paradigmas de respostas conforme a finalidade pretendida, apresentando, entre os modelos de reação ao delito, o modelo dissuasório, o ressocializador e o integrador como formas de enfrentamento à criminalidade. Em determinado nível, admitem-se como conciliáveis esses modelos de enfrentamento ao crime.
 b) Como modelo de enfrentamento do crime, a justiça restaurativa é altamente repudiada pela criminologia por ser método benevolente ao infrator, sem cunho ressocializador e pedagógico.
 c) O modelo dissuasório de reação ao delito, no qual o infrator é objeto central da análise científica, busca mecanismos e instrumentos necessários à rápida e rigorosa efetivação do castigo ao criminoso, sendo desnecessário o aparelhamento estatal para esse fim.
 d) O modelo ressocializador de enfrentamento do crime propõe legitimar a vítima, a comunidade e o infrator na busca de soluções pacíficas, sem que haja a necessidade de lidar com a ira e a humilhação do infrator ou de utilizar o ius puniendi estatal.
 e) A doutrina admite pacificamente o modelo integrador na solução de conflitos havidos em razão do crime, independentemente da gravidade ou natureza, uma vez que o controle formal das instâncias não se abdica do poder punitivo estatal.
Letra A.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Questão 32) Os objetos de investigação da criminologia incluem o delito, o infrator, a vítima e o controle social. Acerca do delito e do delinquente, assinale a opção correta.
Parte superior do formulário
 a) Para a criminologia positivista, infrator é mera vítima inocente do sistema econômico; culpável é a sociedade capitalista.
 b) Para o marxismo, delinquente é o indivíduo pecador que optou pelo mal, embora pudesse escolher pela observância e pelo respeito à lei.
 c) Para os correcionalistas, criminoso é um ser inferior, incapaz de dirigir livremente os seus atos: ele necessita ser compreendido e direcionado, por meio de medidas educativas.
 d) Para a criminologia clássica, criminoso é um ser atávico, escravo de sua carga hereditária, nascido criminoso e prisioneiro de sua própria patologia.
 e) A criminologia e o direito penal utilizam os mesmos elementos para conceituar crime: ação típica, ilícita e culpável.
Letra C.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Questão 33) O italiano Cesare Lombroso, autor da obra “L’Uomo delinquente”, foi um dos precursores da Escola Clássica de Criminologia, a qual admitia a ideia de que o crime é um ente jurídico - infração - e não ação.  Errado.
Parte inferior do formulário
  
Questão 34) No âmbito das teorias criminológicas, a teoria
da subcultura delinquente, originariamente conhecida como “Escola de Chicago”, assevera que a delinquência surge como resultado da estrutura das classes sociais, que faz com que alguns grupos aceitem a violência como forma de resolver os conflitos sociais. Errado.
Parte inferior do formulário
Questão 35) Enquanto a criminologia pode ser identificada como a ciência que se dedica ao estudo do crime, do criminoso e dos fatores da criminalidade, a vitimologia tem por objeto o estudo da vítima e de suas peculiaridades, sendo considerada por alguns autores como ciência autônoma. Correto. 
Questão 36) O minimalismo, enquanto movimento crítico ao sistema de justiça penal, foi concebido com a proposta de supressão integral do sistema penal por outras instâncias de controle social. Em sentido oposto, revelou-se o movimento “Lei e Ordem”, que reconhecia no direito penal máximo o instrumento primordial à resolução dos problemas que afligem a sociedade. Errado.
Questão 37) O Conselho Nacional de Justiça, através de seu Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, publicou no ano de 2014 diagnóstico de pessoas presas no Brasil, posicionando-nos em terceiro lugar no ranking dos dez países com maior população prisional do mundo, com cômputo das pessoas que se encontram em prisão domiciliar no Brasil. Outras constatações relevantes e retratadas no referido diagnóstico foram o considerável déficit de vagas prisionais e o elevado número de mandados de prisão em aberto. Certo.
Questão 38) Em sua obra "O Novo em Direito e Política", José Alcebíades de Oliveira Júnior cita interessante trecho da doutrina de Luigi Ferrajoli: "a sujeição do juiz à lei já não é de fato, como no velho paradigma juspositivista, sujeição à letra da lei, qualquer que seja o seu significado, mas sim sujeição à lei somente enquanto válida, ou seja, coerente com a Constituição". A interpretação da frase em destaque nos remete ao conteúdo do modelo garantista. Certo.
Questão 39) Para a aplicação do processo de Justiça Restaurativa, é imprescindível que  
Parte superior do formulário
 a) o delito tenha consequências exclusivamente patrimoniais. 
 b) o infrator e a vítima tenham vínculos afetivos.
 c) o infrator admita sua culpa. 
 d) a vítima tenha menos de 16 anos.  
 e) a vítima reconheça sua responsabilização parcial sobre o delito. 
Letra C.
 
Questão 41) Sobre as teorias criminológicas e a finalidade da pena, assinale a opção CORRETA:
Parte superior do formulário
 a) A ideologia do tratamento durante a execução penal, a ideia de que a pena tem a finalidade de prevenção especial e a valorização do livre-arbítrio são resquícios das teorias criminológicas positivistas do século XIX, encabeçadas por Cesare Lombroso, Enrico Ferri e Raffaele Garofalo.
 b) As discussões sobre a legitimidade do direito de punir, o controle dos abusos praticados pelas autoridades, a ideia de prevenção geral da pena e o estudo do delinquente estiveram entre as principais preocupações da escola criminológica clássica, representada, dentre outros, por Cesare Beccaria e Francesco Carrara.
 c) A teoria do etiquetamento, que teve em Howard Becker um de seus mentores, ocupou-se de indagar o porquê de certas pessoas serem tratadas como criminosas e de questionar os critérios de seleção das instâncias de controle social, dando primazia à investigação sobre os motivos que levam o delinquente a praticar o crime, bem como à retribuição proporcional como fundamento da pena.
 d) O funcionalismo sistêmico, adotado por Günther Jakobs, enxerga, na violação da norma, a expressão simbólica da falta de fidelidade ao Direito, o que ameaça a integridade e a estabilidade sociais, e defende que a lesão a bens jurídicos específicos não é o que justifica a incidência da pena, cuja função é de prevenção positiva, representando a reação social ao delito, com reforço da vigência dos valores violados.
 e) O garantismo integral penal, do qual é adepto Luigi Ferrajoli, postula tanto a obediência a axiomas como a legalidade, anterioridade, a lesividade e a presunção de inocência, quanto a tutela dos interesses da vítima no desenrolar do processo penal, por ser ela uma parte necessitada da proteção do Estado, contexto no qual a pena tem a função de diminuir as reações informais e arbitrárias do particular ao delito.
Letra D.
Questão 42) Sobre a relação entre sistema penal e pobreza é correto afirmar que
Parte superior do formulário
 a) a vertente criminológica do conflito identifica a pobreza como principal causa da criminalidade e defende maior investimento social para reduzir as taxas de crimes.
 b) tal qual o processo de criminalização, a vitimização também é um processo seletivo que tem como alvo preferencial os mais pobres.
 c) por se tratar de uma questão de saúde, a internação das pessoas com transtorno mental pelas medidas de segurança não se dá de maneira seletiva como no processo de criminalização.
 d) o surgimento da prisão como forma de punição por excelência nos séculos XVIII e XIX teve como fulcro a substituição de penas cruéis, mas somente nas últimas duas décadas passou a ser um mecanismo de controle social da pobreza.
 e) o efetivo respeito ao garantismo penal é capaz de reverter o caráter seletivo do sistema penal brasileiro e sua consequente gestão autoritária da miséria.
Letra B.
Questão 43) “As provas indicam que a polícia decidiu 'partir para cima' da população de forma abusiva e indiscriminada, matando mais de 100 pessoas, grande parte em circunstâncias que pouco tinha a ver com legítima defesa. Ademais, policiais encapuzados, integrantes de grupos de extermínio, mataram outras centenas de pessoas. Esses policiais realizaram 'caças' aleatórias de homens jovens pobres, alguns em função de seus antecedentes criminais ou de tatuagens (tidas como sinais de ligação com a criminalidade) e muitos outros com base em mero preconceito. Identificamos 122 homicídios contendo indícios de terem sido execuções praticadas por policiais naquele período." 
(São Paulo sob achaque: corrupção, crime organizado e violência institucional em maio de 2006. Human Rights Program at Harward University e Justiça Global) 
O relato acima sobre os “crimes de maio de 2006 em São Paulo" é exemplo de
Parte superior do formulário
 a) criminalização primária.
 b) direito penal subterrâneo.
 c) criminalização dos movimentos sociais.
 d) direito penal do inimigo.
 e) encarceramento em massa da pobreza.
Letra B.
Parte inferior do formulário
Questão 44) A teoria
Parte superior do formulário
 a) da prevenção especial negativa tem um papel determinante na doutrina do direito penal do inimigo de Günther Jakobs.
 b) materialista da pena, que remonta ao pensamento de Eugeny Pasukanis, confere à prisão um papel positivo de integração do preso nas relações de produção das sociedades capitalistas contemporâneas.
 c) garantista da pena, de Luigi Ferrajoli, apresenta a pena como mecanismo de redução do excesso de sofrimento causado pela prisão, mas sem fins preventivos.
 d) agnóstica da pena, elaborada por Eugenio Raúl Zaffaroni, revelou que a pena não tem qualquer função dentro do sistema de controle social forjado pelo direito penal.
 e) unificadora da pena, desenvolvida por Claus Roxin, mescla as teorias preventivas e retributivistas com forte influência nas categorias da teoria do delito.
Letra A.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Questão 45) Segundo as análises de Michel Foucault em seu livro Vigiar e punir, a necessidade de uma classificação paralela dos crimes e dos castigos, assim como a necessidade de uma individualização das penas em conformidade com as características singulares de cada criminoso são elementos que se referem
Parte superior do formulário
 a) à reforma do modelo prisional, no século XIX.
 b) ao suplício corporal, do século XVIII.
 c) à reforma humanista do Direito penal, no século XVIII.
d) à reforma judiciária do Direito, no século XX.
 e) às penas físicas, no século XVII.
Letra C.
Questão 46) “O atestado de que a prisão fracassa em reduzir os crimes deve talvez ser substituído pela hipótese de que a prisão conseguiu muito bem produzir a delinquência, tipo especificado, forma política ou economicamente menos perigosa − talvez até utilizável − de ilegalidade; produzir delinquentes, meio aparentemente marginalizado mas centralmente controlado; produzir o delinquente como sujeito patologizado". 
O trecho acima, extraído de Vigiar e punir, sintetiza uma importante conclusão de Michel Foucault decorrente de suas análises sobre a prisão como uma instituição disciplinar moderna. Para o autor, a prisão permite
Parte superior do formulário
 a) objetivar a delinquência por trás da infração e consolidar a delinquência no movimento das ilegalidades.
 b) classificar a delinquência em suas categorias e erradicar a delinquência do meio social.
 c) reduzir a delinquência através do controle e controlar a delinquência por meio da repressão.
 d) combater a delinquência por meio da punição e erradicar a delinquência do meio social.
 e) controlar a delinquência por meio da repressão e diferenciar a delinquência da periculosidade.
Letra A.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Questão 47) A Justiça Restaurativa: 
Parte superior do formulário
 a) propõe o crime como ato que viola a norma estatal, considerando a pena como reação correta à conduta delitiva;
 b) centraliza no Estado o papel definidor do tipo penal, cabendo a ele a atribuição da sanção segundo a norma instituída; 
 c) pensa o crime pelo viés comutativo na atribuição de pena proporcional ao mal praticado, considerando o processo intimidatório como primordial no controle da conduta do infrator; 
 d) considera a infração pela lógica distributiva, destinando serviços e benefícios a cada infrator de forma desigual, visando recuperar o infrator e reintegrá-lo à sociedade; 
 e) concebe o crime como violação à pessoa e às relações interpessoais, valorizando a reparação dos danos causados à vítima, à sociedade, ao ofensor e às relações interpessoais.
Letra E.
Questão 48) As escolas penais são as diversas correntes filosófico-jurídicas sobre crimes e punições surgidas no período moderno. Na compreensão da filosofia e dos princípios que regem o direito penal contemporâneo é preciso que se tenha uma visão do processo histórico que os precedeu. Considere as assertivas abaixo: 
I. A Escola Clássica propugna uma restauração da dignidade humana e o direito do cidadão perante o Estado, fundamentando-se no individualismo. Destaca-se pela aproximação do jusnaturalismo e contratualismo. 
II. A Escola Positiva é uma reação à Escola Clássica e reorienta estudos criminológicos. Opondo-se ao individualismo da Escola Clássica, defende o corpo social contra a ação do agente criminoso, priorizando os interesses sociais em relação aos individuais.
III. A Escola Correlacionista harmoniza as teorias classicista e positivista. Propugna uma metodologia simplificada do estudo do fenômeno delito e introduz o conceito de humanização da pena. 
IV. A Escola Alemã destaca-se pelo estudo do delito como um fenômeno humano-social e fato jurídico. A pena para esta teoria é finalística, coexistindo o caráter retributivo e preventivo. 
Está correto o que se afirma APENAS em
Parte superior do formulário
 a) III e IV.
 b) I, II e III.
 c) I, III e IV.
 d) I, II e IV.
 e) II.
Letra D.
Questão 49) Na criminologia contemporânea, não se consideram os protagonistas do crime — vítima, infrator e comunidade — nem o desenvolvimento de técnicas de intervenção e controle, pois essas matérias devem ser objeto de políticas públicas de segurança pública e não da ciência criminológica. Errado.
Questão 50) Entre outros, a reparação do dano é um dos objetivos da criminologia contemporânea.
Certo.
Questão 51) Entre outros, a reparação do dano é um dos objetivos da criminologia contemporânea. Certo.
Questão 52) O castigo como reprimenda penal por meio do confronto entre o Estado e o infrator de maneira polarizada caracteriza o modelo criminológico contemporâneo. Errado.
Questão 53) A justiça criminal, além de aplicar as leis e delimitar o direito, busca dar cumprimento ao decreto condenatório e assegurar a devida proteção aos direitos e garantias fundamentais dos presos. Certo.
Questão 54) Segundo o princípio da parcialidade positiva do juiz, diferenças sociais, culturais, econômicas, étnicas, raciais e de outras naturezas devem ser reconhecidas pelo julgador para que este possa chegar a decisões verdadeiramente justas no âmbito criminal. Certo.
Questão 55) A teoria justificacionista absoluta concebe a pena como uma finalidade em si mesma, por caracterizar a pena pelo seu intrínseco valor axiológico. Certo.
Questão 56) A teoria justificacionista relativa pode ser de caráter geral ou especial e considera a pena como meio para a realização do fim utilitário da prevenção de futuros delitos. Certo.
Questão 57) A função preventiva especial, em razão do caráter abstrato da previsão legal dos delitos e das penas, enfoca o delito e não o infrator individualmente. Errado.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Questão 58) A teoria utilitarista da prevenção especial positiva da pena está direcionada para a coletividade, no sentido de que a imposição e a execução da pena são úteis, respectivamente, para intimidar e neutralizar os criminosos. Errado.Parte inferior do formulário
Questão 59) A teoria utilitarista da prevenção especial positiva da pena está direcionada para a coletividade, no sentido de que a imposição e a execução da pena são úteis, respectivamente, para intimidar e neutralizar os criminosos. Errado.Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Questão 60) A teoria utilitarista da prevenção geral negativa age para garantir a segurança social, com a concepção de que a reintegração social é medida necessária para impedir ou, ao menos, diminuir a reincidência criminosa dos condenados à pena privativa de liberdade. Errado.
Questão 61) “Alunos rebeldes, que jogam bombas no recreio, usam drogas ou cometem violência contra o professor são expulsos da escola. Depois, expulsos novamente de outra instituição, acabam desistindo de estudar. Continuam cometendo delitos até que, por fim, são recolhidos à Fundação Casa. A trajetória é muito conhecida por juízes da Vara da Infância, que sabem que o resgate desses menores para a sociedade vai se tornando cada vez mais difícil. No entanto, a aplicação da Justiça Restaurativa nas escolas do Estado de São Paulo tem rompido esse ciclo de violência e recuperado adolescentes para o convívio social e escolar sem a necessidade de aplicação de medidas de caráter meramente punitivo". (Portal CNJ em 06/01/2015). 
Em relação à Justiça Restaurativa, analise as características a seguir: 
I - o processo decisório compartilhado com as pessoas envolvidas; 
II - a estrita observância do contencioso e do contraditório; 
III - a participação voluntária e o procedimento criativo e voltado para o futuro. 
Trata-se de característica(s) da Justiça Restaurativa: 
Parte superior do formulário
 a) somente I;
 b) somente II;
 c) somente I e III;
 d) somente II e III;
 e) I, II e III.
Letra C.
Questão 62) Analise as seguintes assertivas acerca da criminologia: 
I – A criminologia tem como objeto de estudo o delito, o delinquente, a vítima e a interdisciplinaridade. 
II – A teoria da desorganização social defende que a interação frequente do sujeito com semelhantes que praticam atos delituosos faz com que o mesmo passe a praticar, também, atos delituosos. 
III – A teoria do etiquetamento, idealizada por Howard Becker, defende que o sistema penal é seletivo quanto ao estabelecimento da população criminosa, proporcionando que a lei
penal recaia com maior ênfase apenas sobre determinadas camadas da população, geralmente camadas marginalizadas pela sociedade. 
IV – A vitimização secundária é levada a cabo no âmbito dos controles sociais, mediante o contato da vítima com o grupo familiar ou em seu meio ambiente social, como no trabalho, na escola, nas associações comunitárias, na igreja ou no convívio social. 
V – Lombroso desenvolveu a teoria do criminoso nato, indivíduo que seria predisposto à práti ca delituosa em razão de características antropológicas. Ferri fundamentava a responsabilidade penal na convivência social, afastando a tese do livre arbítrio. Garofalo idealizou a teoria da seleção natural, segundo a qual os criminosos irrecuperáveis deveriam ser afastados do convívio social pela deportação ou pela morte. 
Estão CORRETAS as assertivas:
Parte superior do formulário
 a) I e IV.
 b) I e V.
 c) II e III.
 d) II e IV
 e) III e V.
Letra E.
Questão 63) Os objetos de estudo da moderna criminologia estão divididos em
Parte superior do formulário
 a) três vertentes: justiça criminal, delinquente e vítima.
 b) três vertentes: política criminal, delito e delinquente.
 c) três vertentes: política criminal, delinquente e pena.
 d) quatro vertentes: delito, delinquente, justiça criminal e pena.
 e) quatro vertentes: delito, delinquente, vítima e controle social.
Letra E.
Parte inferior do formulário
Questão 64) Quando a vítima, em decorrência do crime sofrido, não encontra amparo adequado por parte dos órgãos oficiais do Estado, durante o processo de registro e apuração do crime, como, por exemplo, o mau atendimento por um policial, levando a vítima a se sentir como um “objeto” do direito e não como sujeito de direitos, caracteriza
Parte superior do formulário
 a) vitimização estatal ou oficial.
 b) vitimização secundária.
 c) vitimização terciária.
 d) vitimização quaternária.
 e) vitimização primária.
Letra B.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Questão 65) Sobre a teoria da “anomia”, é correto afirmar:
Parte superior do formulário
 a) é classificada como uma das “teorias de conflito” e teve, como autores, Erving Goffman e Howard Becker.
 b) foi desenvolvida pelo sociólogo americano Edwin Sutherland e deu origem à expressão white collar crimes.
 c) surgiu em 1890 com a escola de Chicago e teve o apoio de John Rockefeller.
 d) iniciou-se com as obras de Émile Durkheim e Robert King Merton, e significa ausência de lei.
 e) foi desenvolvida por Rudolph Giuliani, também conhecida como “Teoria da Tolerância Zero”.
Letra D.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Questão 66) Assinale a alternativa correta em relação aos modelos teóricos de reação social ao delito.
Parte superior do formulário
 a) São três os modelos: o dissuasório, o ressocializador e o integrador; o primeiro, também conhecido como modelo clássico, tem o foco na punição do criminoso, procurando mostrar que o crime não compensa; o segundo tem o foco no criminoso e sua ressocialização, procurando reeducá-lo para reintegrá-lo à sociedade; e o terceiro, conhecido como justiça restaurativa, que defende uma intervenção mínima estatal em que o sistema carcerário só atuará em último caso.
 b) Apresentam dois modelos bem distintos: o tradicional e o moderno, por entender que um tem foco na punição e recuperação do delinquente, e o outro tem foco na reparação do delito; o primeiro olha para o delinquente e o segundo, somente para a vítima, não importando a recuperação do delinquente.
 c) Estão divididos em dois modelos: o concreto e o abstrato, nos quais os objetivos são comuns, ou seja, ambos estão focados no sujeito ativo do delito e em como fazer com que ele não volte a delinquir; o primeiro visa aplicar uma pena privativa de liberdade e o segundo, uma pena pecuniária.
 d) São três os modelos teóricos: o moderno, o contemporâneo e o tradicional; o modelo moderno objetiva tratar a prevenção do delito como um problema social, no qual todos têm responsabilidade na ressocialização do criminoso; o modelo contemporâneo entende que há necessidade das penas serem proporcionais ao bem jurídico protegido, enquanto que o modelo tradicional busca no sistema de justiça criminal (Polícia, Ministério Público, Poder Judiciário e Sistema Penitenciário) a efetividade para a prevenção do delito.
 e) São caracterizados por três modelos, também conhecido como as três velocidades do direito penal, um direito penal mais “duro” para os crimes mais violentos, um direito penal mais brando, como, por exemplo, para os crimes de menor potencial ofensivo e um direito penal intermediário, um meio termo, para os demais crimes.
Letra A.
Parte inferior do formulário
Questão 67) O discurso da teoria da prevenção geral negativa é criticado porque confunde o direito em geral e toda a ética social com o poder punitivo. Certo.Parte inferior do formulário
Questão 68) Marque a alternativa que conforme a doutrina não se apresenta como uma faceta da chamada “tendência securitária”, na vertente do Movimento de Lei e Ordem:
Parte superior do formulário
 a) A “theory ticking bomb scenario” (teoria do cenário da bomba relógio)
 b) A “three strikes law” (lei dos três golpes) ou “three strikes and you're out” (três faltas e você está fora).
 c) A “purged taint exception” (exceção da mancha ou nódoa removida)
 d) A “broken windows theory” (teoria das janelas quebradas)
Letra C.
Questão 69) O Procurador de Justiça Rogério Greco preconiza que “no que diz respeito às ciências criminais propriamente ditas, serve a criminologia como mais um instrumento de análise do comportamento delitivo, das suas origens, dos motivos pelos quais se delinque, quem determina o que se punir, quando punir, como punir, bem como se pretende, com ela, buscar soluções que evitem ou mesmo diminuam o cometimento das infrações penais”. No contexto da seara criminológica, aponte a alternativa incorreta:
Parte superior do formulário
 a) Stalking é um termo que designa a forma de violência na qual o sujeito ativo invade repetidamente a esfera de privacidade da vítima, empregando táticas de perseguição e meios diversos de atuação, resultando dano à sua integridade psicológica e emocional, restrição à sua liberdade de locomoção ou lesão à sua reputação, configurando, deste modo, uma modalidade de assédio moral.
 b) A teoria de anomia, a teoria da associação diferencial e a escola de Chicago são consideras teorias de consenso.
 c) A figura criminológica conhecida como “síndrome da mulher de potifar” pode ser utilizada como técnica de aferição da credibilidade da palavra da vítima nos crimes de conotação sexual.
 d) A “síndrome de Londres” se evidencia quando a vítima, como instinto defensivo, passa a apresentar um comportamento excessivamente lamurioso, demasiadamente submisso e com pedido contínuo de misericórdia.
Letra D.
Questão 70) Analise as assertivas abaixo e indique a alternativa: 
I. Das construções doutrinárias de Günther Jakobs acerca do “Direito Penal do Inimigo”, extrai-se que aquele que por princípio se conduz de modo desviado, não oferece garantia de um comportamento pessoal, por isso não pode ser tratado como cidadão, mas deve ser combatido como inimigo; 
II. Uma classificação atual de justiça – levada em consideração na criação de novos métodos de resolução de conflitos -, que surge como alternativa para que o crime não seja punido de maneira retributiva, mas que o dano causado seja reparado ou minimizado, é a Justiça Restaurativa; 
III. O Direito pátrio acolhe muitas das reinvindicações das minorias mediante edição de normas jurídicas que visam a manter a convivência harmônica do coletivo; 
IV. A afirmativa de João Baptista Herkenhoff (in Movimentos Sociais, Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2004, p.25) de que “Os movimentos sociais não se submetem aos padrões do Direito estabelecido. Sobretudo em sociedades, como a brasileira, onde milhões de pessoas estão à margem de
qualquer direito, num estado de permanente negação da Cidadania, os movimentos sociais estão sempre a ´criar direitos´ à face de uma realidade sociopolítica surda aos apelos de direito e dignidade humana”, reflete o confronto dos movimentos sociais com a ordem social cristalizada.
Parte superior do formulário
 a) Apenas as assertivas II, III e IV são corretas;
 b) Somente as assertivas II e IV são corretas;
 c) Apenas as assertivas II e III são corretas;
 d) Somente a assertiva III é correta;
 e) Todas as assertivas são corretas.
Letra E.
Questão 71) Para a aproximação e verificação de seu objeto de estudo, a Criminologia dos dias atuais vale-se de um conceito
Parte superior do formulário
 a) empírico e interdisciplinar.
 b) dedutivo e dogmático.
 c) dedutivo e interdisciplinar.
 d) dogmático e lógico-abstrato.
 e) empírico e lógico-abstrato.
Letra A.
Questão 72) A abulomania é um dos fatores desencadeantes do comportamento delituoso de natureza
Parte superior do formulário
 a) sociológica.
 b) filosófica.
 c) biológica.
 d) psicológica.
 e) religiosa.
Letra D.
Questão 73) A sobrevitimização, ou revitimização, também é conhecida na doutrina por vitimização
Parte superior do formulário
 a) secundária.
 b) primária.
 c) quaternária.
 d) quintenária.
 e) terciária.
Letra A.
Questão 74) A prevenção terciária consiste em
Parte superior do formulário
 a) programas destinados a crianças e adolescentes de resistência ao consumo de drogas e à violência doméstica.
 b) atuação, por meio de ações policiais, sobre os grupos que apresentam maior risco de sofrer ou de praticar delitos.
 c) atuação, por meio de punição exemplar do delinquente em público, como meio de intimidação aos demais criminosos.
 d) programas destinados a prevenir a reincidência, tendo por público-alvo o preso e o egresso do sistema prisional.
 e) programas destinados a criar os pressupostos aptos a neutralizar e inibir as causas da criminalidade.
Letra D.
Questão 75) Sobre o objeto de estudo da Criminologia dos dias atuais, assinale a alternativa correta.
Parte superior do formulário
 a) O ramo da Criminologia que estuda a vítima é denomi- nado Frenologia Criminal.
 b) O estudo de desvios de conduta que atentam contra a moral e os bons costumes não é assunto da Criminologia, por não configurarem crime, na acepção jurídica da palavra.
 c) A Escatologia Criminal estuda os atos pecaminosos praticados por quem escolhe a vereda do mal.
 d) A Criminologia ocupa-se do estudo do crime, caracterizando-o como simples fato típico e antijurídico, da mesma forma que o Direito Penal.
 e) A Criminologia tem por objeto de estudo o delinquente, o delito, a vítima e o controle social.
Letra E.
Questão 76) A respeito dos fatores condicionantes e desencadeantes da criminalidade, é correto afirmar que
Parte superior do formulário
 a) apenas os jovens pobres cometem crimes, o que não é o caso dos jovens de classes sociais mais abastadas.
 b) a desagregação familiar vivida por uma criança ou adolescente necessariamente o conduzirá a uma carreira criminosa na vida adulta.
 c) de acordo com as estatísticas, a mulher comete menos crimes que o homem.
 d) não há qualquer constatação de aumento na prática de crimes em períodos de guerras ou revoluções.
 e) a baixa produtividade escolar, o analfabetismo e o precoce abandono escolar são características raramente observadas nos criminosos de classes sociais baixas.
Letra C.
Questão 77) Assinale a alternativa que contém os nomes dos precursores da vitimologia do século XX.
Parte superior do formulário
 a) Hans von Hentig e Benjamin Mendelsohn.
 b) Cesare Bonesana e Raffaele Garofalo.
 c) Émile Durkheim e Cesare Lombroso.
 d) Francesco Carrara e Enrico Ferri.
 e) Michel Foucault e John Locke.
Letra A.
Questão 78) O modelo restaurador de reação ao delito, também conhecido por modelo integrador ou de justiça restaurativa, tem por objetivo(s)
Parte superior do formulário
 a) aplicar pena ao condenado, buscando desestimulá-lo à prática de novos delitos.
 b) buscar a recuperação do delinquente, proporcionar assistência à vítima e restabelecer o controle social abalado pela prática do delito.
 c) punir o delinquente, como meio de castigá-lo e retribuir-lhe o mal pelo delito praticado.
 d) proteger os bens jurídicos violados pela prática delitiva.
 e) reinserir o condenado à sociedade por meio da religião e da laborterapia.
Letra B.
Questão 79) São fins básicos da Criminologia, dentre outros,
Parte superior do formulário
 a) os valores do ressarcimento e da indenização da vítima pelos danos sofridos.
 b) a prevenção e o controle do fenômeno criminal.
 c) o processo e o julgamento judicial do criminoso.
 d) o diagnóstico e a profilaxia das enfermidades mentais, mediante tratamento ambulatorial e internação hospitalar.
 e) a vingança e o castigo públicos do criminoso.
Letra B.
Questão 80) Entende-se por ____________um grupo polimorfo de indivíduos que existe à margem da sociedade, em situação de ______________, sem aptidão para o trabalho, por razões de ordem biológicas ou pela exclusão social.
Questão 81) Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho.
Parte superior do formulário
 a) parasitismo ... espírito de rebeldia
 b) mimetismo ... pleno emprego
 c) mimetismo ... espírito de rebeldia
 d) mal-vivência ... parasitismo
 e) mal-vivência ... pleno emprego
Letra D.
Questão 82) Assinale a alternativa que contém o ente que exerce ou fomenta os controles sociais informais sobre a vida dos indivíduos.
Parte superior do formulário
 a) Poder Judiciário.
 b) Polícia.
 c) Sistema Penitenciário.
 d) Ministério Público.
 e) Escola.
Letra D.
Questão 83) Entende-se por cifras negras
Parte superior do formulário
 a) as ocorrências criminais não registradas nos órgãos policiais responsáveis, em prejuízo do interesse da sociedade.
 b) somente os delitos praticados pelos criminosos de colarinho branco, em prejuízo da coletividade.
 c) os crimes hediondos praticados com violência ou grave ameaça.
 d) os crimes de menor potencial ofensivo praticados sem violência ou grave ameaça.
 e) apenas os crimes praticados por policiais, que não são apurados, por temor de represália.
Letra A.
Questão 84) Em relação às distintas teorias criminológicas, a ideia de que o “desviante” é, na verdade, alguém a quem o rótulo social de criminoso foi aplicado com sucesso foi desenvolvida pela Teoria
Parte superior do formulário
 a) da anomia.
 b) da associação diferencial.
 c) da subcultura delinquente.
 d) da ecologia criminal.
 e) da reação social ou Labelling Approach.
Letra C.
Questão 85) Na Criminologia, é frequente o debate a respeito das funções da pena. Segundo a ideia de prevenção especial negativa, a pena teria a função de:
Parte superior do formulário
 a) ressocializar o condenado, promovendo sua harmônica integração social.
 b) retribuir proporcionalmente o mal causado pelo delito.
 c) neutralizar ou segregar o condenado do meio social, impedindoo de cometer novas infrações penais.
 d) reforçar a confiança da coletividade na vigência da norma, estimulando a fidelidade ao Direito.
 e) intimidar e dissuadir a coletividade, de modo que todos se abstenham da prática de infrações penais.
Letra C.
Questão 86) “Deveríamos então supor que a prisão e de uma maneira geral, sem dúvida, os castigos, não se destinam a suprimir as infrações; mas antes a distingui-las, a distribuí-las, a utilizá-las; que visam, não tanto tornar dóceis os que estão prontos a transgredir as leis, mas que tendem a organizar a transgressão das leis numa tática geral de sujeições [...] Em resumo, a penalidade não reprimiria pura e simplesmente as ilegalidades; ela as diferenciaria, faria sua economia geral”. (FOUCAULT, Michel, Vigiar e punir). Pode-se afirmar que, de modo coerente com o pensamento foucaultiano, o tema central em Vigiar e punir é
Parte superior do formulário
 a) a descrição de uma
alteração nas práticas históricas que culminaria na construção histórica das ciências humanas e de um novo sujeito, sob a égide de uma tecnologia de exame constante e estudo de “casos”.
 b) a afirmação da liberdade fundamental do ser humano, inerente à própria natureza humana.
 c) a celebração da progressiva humanização das penas, indo das penas corporais às privativas de liberdade, menos invasivas quanto ao âmbito de autonomia individual.
 d) a apresentação da essência do conceito de poder, que consiste na dominação exercida por um grupo de pessoas sobre determinada pessoa, sob a forma de uma vigilância constante, atualizando o conceito marxista de luta de classes.
 e) a evolução da ideia de justiça penal, antes marcada pela justiça divina e cada vez mais centrada no ser humano, e, portanto, mais justa.
Letra A.
Questão 87) ____________ é considerado pai da criminologia, por ter utilizado o método empírico em suas pesquisas, revolucionando e inovando os estudos da criminalidade. 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
Parte superior do formulário
 a) Enrico Ferri
 b) Cesare Lombroso
 c) Adolphe Quetelet
 d) Emile Durkheim
 e) Cesare Bonesana
Letra B.
Questão 88) O método de análise utilizado pelos psicólogos para entender a vivência do paciente criminoso no mundo em que ele se encontra, bem como analisar seu modo de perceber os acontecimentos ao seu redor, é chamado de
Parte superior do formulário
 a) etiologia criminal.
 b) criminogênese.
 c) criminologia.
 d) fenomenologia criminal.
 e) sociologia criminal.
Letra D.
Parte inferior do formulário
Questão 89) Cesare Bonesana, o Marquês de Beccaria, pertenceu à seguinte escola dos estudos da criminologia:
Parte superior do formulário
 a) Clássica.
 b) Moderna.
 c) Positiva.
 d) Política criminal ou moderna alemã.
 e) Terza scuola italiana.
Letra A.
Questão 90) Dos autores a seguir, o que pertenceu à Escola Positiva da criminologia e foi chamado de “discípulo de Lombroso” foi
Parte superior do formulário
 a) Enrico Ferri.
 b) Francesco Carrara.
 c) Giovanni Carmignani.
 d) James Wilson.
 e) Hans Gross.
Letra A.
Questão 91) A técnica de identificação de criminosos, desenvolvida por Alphonse Bertillon, em 1882, que consiste na análise do conjunto de medidas corporais, marcas individuais, como cicatrizes, marcas de nascença e tatuagens, é chamada de
Parte superior do formulário
 a) fisiologia criminal.
 b) fotocomposição criminal.
 c) estrutura criminal.
 d) grafologia criminal.
 e) antropometria criminal.
Letra E.
Questão 92) As pessoas que apresentam predisposição permanente e inconsciente para se tornarem vítimas, atraindo os criminosos, como por exemplo prostitutas e usuários de drogas, são chamadas de
Parte superior do formulário
 a) vítimas omissas.
 b) vítimas falsas.
 c) pseudovítimas.
 d) vítimas latentes.
 e) vítimas atuantes.
Letra D.
Questão 93) Buscam incansavelmente a reparação judicial pelos danos sofridos ou a punição dos autores, comunicando o fato criminoso às autoridades públicas. Trata-se de vítimas
Parte superior do formulário
 a) incansáveis.
 b) desatentas.
 c) conscientes.
 d) persistentes.
 e) atuantes.
Letra E.
Questão 94) A prevenção criminal, que consiste na conscientização social, atingindo o problema criminal em sua etiologia, sendo operacionalizada a longo prazo, manifestando-se por meio de estratégias políticas, culturais e sociais, proporcionando qualidade de vida ao indivíduo, é chamada de prevenção
Parte superior do formulário
 a) secundária.
 b) primária.
 c) terciária.
 d) quaternária.
 e) quintenária.
Letra B.
Questão 95) Quanto ao estatuto da disciplina Criminologia e sua relação com a Política criminal, é correto afirmar:
Parte superior do formulário
 a) A Criminologia desenvolvida com base no chamado “paradigma etiológico”, de matriz positivista, e a Política criminal dela decorrente, exerceram influência marcante sobre vários níveis do sistema penal brasileiro (legal, doutrinário), exceto na execução penal.
 b) A seletividade do sistema penal significa que a criminalização é desigualmente distribuída entre os vários grupos e classes sociais, apesar da prática de condutas legalmente definidas como crime ocorrer em todos eles e que a Lei, em princípio, é igual e geral para todos, resultando a desigualdade no momento da seleção dos criminosos pela Polícia, Ministério Público e Justiça.
 c) A Criminologia desenvolvida com base no chamado “paradigma da reação ou controle social”, que origina a Criminologia crítica, estuda o sistema penal, incluindo a agência policial, como parte integrante de seu objeto, e conclui que a seletividade estigmatizante é a lógica estrutural de seu funcionamento.
 d) A obra “Dos delitos e das penas” (1764), de Cesar Beccaria, constitui a matriz mais autorizada do nascimento da Criminologia como uma disciplina autodenominada de “ciência” causal-explicativa da criminalidade.
 e) A Criminologia é uma disciplina complexa e plural, pois existem diferentes paradigmas e teorias criminológicas que, desde o século XVII, se desenvolvem no mundo ocidental, inclusive na América Latina e no Brasil. Seu objeto varia de acordo com os diferentes paradigmas. Entretanto, seu método experimental tem permanecido constante.
Letra C.
Questão 96) São referências de teorias penais e criminológicas latino-americanas e brasileiras que tiveram grande repercussão entre os anos 60 a 80 do século XX:
Parte superior do formulário
 a) A Criminologia dialética desenvolvida pelos brasileiros Roberto Lyra (pai) e Roberto Lyra Filho.
 b) Criminologia da Liberação desenvolvida em colaboração pelas Venezuelanas Lola Aniyar de Castro e Rosa Del Olmo.
 c) A Sociologia do controle penal desenvolvida conjuntamente pelo argentino Roberto Bergalli e pelo chileno Eduardo Novoa Monreal.
 d) O Realismo jurídico-penal marginal, a partir do ponto de vista de uma região marginal do poder planetário, desenvolvido pelo argentino Eugenio Raúl Zaffaroni.
 e) A Criminologia radical desenvolvida pelo brasileiro Juarez Cirino dos Santos e As matrizes Ibéricas do Direito Penal brasileiro, desenvolvida conjuntamente pelos brasileiros Nilo Batista e Vera Malaguti W. de Souza Batista.
Letra D.
Questão 98) Sobre o sistema penitenciário brasileiro, de acordo com as últimas estatísticas realizadas pelo Ministério da Justiça - CNPCP (Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária) através do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN)/ Sistema Integrado de Informações Penitenciárias (InfoPen) no ano de 2013, é correto afirmar:
Parte superior do formulário
 a) Os crimes contra a pessoa (homicídio qualificado e simples, sequestro e cárcere privado) constituem aproximadamente 40% do total da população prisional brasileira, totalizando prisões provisórias e definitivas.
 b) A população prisional brasileira é constituída, em sua esmagadora maioria, por homens, adultos jovens (predomina a faixa etária de 18 a 24 anos) e pobres. A clientela feminina, constituída também de mulheres adultas jovens e pobres cresce progressivamente, sobretudo em virtude da criminalização feminina pelo crime de tráfico de drogas.
 c) A população prisional brasileira hoje, totalizando prisões provisórias e definitivas, está entre as 3 (três) maiores no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos da América e a China.
 d) Os crimes contra o patrimônio (principalmente roubo qualificado e simples, furto qualificado e simples, extorsão mediante sequestro, extorsão e latrocínio) constituem aproximadamente 25% e o crime de tráfico ilícito de entorpecente incluído o tráfico internacional (Art. 33 da Lei 11.343/06) constitui aproximadamente 25% do total da população prisional brasileira, totalizando prisões provisórias e definitivas.
 e) A população prisional brasileira hoje, totalizando prisões provisórias e definitivas, presos cumprindo pena em estabelecimentos prisionais e delegacia de polícia é de 400.000 presos aproximadamente.
Letra B.
Questão 99) Em "Direito e Razão: teoria do Garantismo Penal", Luigi Ferrajoli observa que é possível distinguir três significados diversos para a palavra "garantismo". Em primeiro lugar, designa um modelo normativo de direito. Em um segundo significado, designa uma teoria jurídica da validade e da efetividade como categorias distintas não só entre si mas, também pela existência ou vigor das normas. Segundo um terceiro significado, designa uma filosofia política que requer do direito e do Estado o ônus da justificação externa com base nos bens e nos interesses dos quais a tutela ou a garantia constituem a finalidade. Certo. 
Questão 100) Contrariamente ao classicismo, que não visualizou no criminoso nenhuma anormalidade - e dele não se ocupou - o positivismo reconduziu-o para o centro de suas análises, apreendendo nele estigmas decisivos da criminalidade. Certo.
Questão 101) No paradigma etiológico, modelado segundo uma matriz positivista derivada Das Ciências Naturais, a Criminologia é definida como uma Ciência causal-explicativa da criminalidade, isto é, que investiga as causas da criminalidade (seu objeto) segundo o método experimental. Certo.
Questão 102) A "Nova Defesa Social", inspirada na obra de Marc Ancel, foi um movimento extremista, caracterizado pela defesa de um corpo de doutrina estável, com umA programação acrítica. Errado. 
Questão 103) Conforme a teoria da prevenção geral negativa, a finalidade da pena consiste em fazer com que o autor desista de cometer novas infrações, assumindo assim caráter ressocializador e pedagógico. Errado.
Questão 104) O movimento de política criminal denominado "lei e ordem" se deve à construção teórica de Gunther Jacobs que, por sua vez, deriva do "labelling approach". Errado.
Questão 105) Os objetos de estudo da criminologia são: o crime, o criminoso, a vítima e _________ . 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
Parte superior do formulário
 a) a participação da vítima no crime
 b) as classes sociais
 c) as leis
 d) o controle social
 e) o Poder Público
Letra D.
Parte inferior do formulário
Questão 106) A criminologia é conceituada como uma ciência
Parte superior do formulário
 a) jurídica (baseada nos estudos dos crimes e nas leis) monodisciplinar.
 b) empírica (baseada na observação e na experiência) e interdisciplinar.
 c) social (baseada somente nos estudos do comportamento social do criminoso) e unidisciplinar.
 d) exata (baseada nas estatísticas da criminalidade) e multidisciplinar.
 e) humana (baseada na observação do criminoso e da vítima) e unidisciplinar.
Letra B.
Questão 107) Para a criminologia, o crime é um fenômeno
Parte superior do formulário
 a) científico.
 b) ideológico.
 c) regionalizado.
 d) político.
 e) social.
Letra E.
Questão 108) As teorias macrossociológicas que influenciaram o pensamento criminológico moderno são as teorias:
Parte superior do formulário
 a) clássica e contemporânea.
 b) de consenso e de conflito.
 c) positiva e refletiva.
 d) negativa e refletiva.
 e) social e comportamental
Letra B.
Questão 109) A revolução industrial; os estudos sociológicos do final do século XIX; a influência da religião; a secularização, co- roada pela aproximação da elite instruída com as pessoas comuns, deram origem à _________, que também convencionou-se chamar de “teoria da ecologia criminal” ou “teoria da desorganização social.” 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
Parte superior do formulário
 a) Escola de Chicago
 b) Escola de Paris
 c) Escola de Roma
 d) Terza Scuola
 e) Escola de Santiago
Letra A.
Questão 110) Teoria desenvolvida pelo sociólogo americano Edwin Sutherland, que cunhou a expressão “white colar crimes” para definir autores de crimes específicos, que se diferenciavam de criminosos comuns, afirmando, ainda, que o comportamento criminoso é aprendido, nunca herdado. Trata-se da teoria
Parte superior do formulário
 a) do neorretribucionismo.
 b) crítica.
 c) da associação diferencial.
 d) do labelling approach.
 e) radical.
Letra C.
O autor __________escreveu o livro “O criminoso e sua vítima”, em 1948, onde esboçou uma relação de ajuda da psicologia com o estudo do binômio “ofensor/vítima”. 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do texto.
Parte superior do formulário
 a) Hans von Hentig
 b) Enrico Ferri
 c) Cesare Lombroso
 d) Rafael Garófalo
 e) Clifford Shaw
Letra A.
Questão 112) O sofrimento adicional causado à vítima por órgãos oficiais do Estado como, por exemplo, fóruns e delegacias, acarretando considerável aumento dos índices de subnotificação, que são os crimes que não chegam ao conhecimento das autoridades públicas, é chamado de vitimização
Parte superior do formulário
 a) terciária.
 b) primária.
 c) precoce.
 d) secundária.
 e) indireta.
Letra D.
Questão 113) A disciplina que tem por objetivo estudar as causas e as origens da criminalidade para encontrar medidas cabíveis que possam prevenir e combater a prática de crimes é a
Parte superior do formulário
 a) vitimodogmática.
 b) profilaxia criminal.
 c) infortunística.
 d) psiquiatria forense.
 e) psicologia forense.
Letra B.
Questão 114) A prevenção criminal que está direcionada ao preso, por meio de medidas socioeducativas, como prestação de serviço à comunidade, que tem como objetivo sua recuperação, evitando uma possível reincidência, classifica-se como prevenção
Parte superior do formulário
 a) primária.
 b) secundária.
 c) quaternária.
 d) quintenária.
 e) terciária.
Letra E.
Questão 115) O modelo integrador de reação social que visa dar assistência à vítima e ao controle social afetado pelo crime, mediante a reparação do dano causado, é chamado de modelo
Parte superior do formulário
 a) ressocializador.
 b) conservador.
 c) clássico.
 d) restaurador
 e) dissuasório.
Letra D.
Questão 116) A moderna criminologia exige do Estado Democrático de Direito um controle razoável da criminalidade que, no Brasil, apresenta como sugestão metodológica eficaz para a pequena e média criminalidade o modelo
Parte superior do formulário
 a) de justiça consensual como, por exemplo, a lei dos Juizados Especiais Criminais.
 b) da “tolerância zero”, criminalizando toda e qualquer conduta antissocial.
 c) do “Direito Penal do Inimigo”, desenvolvido pelo alemão Günther Jakobs.
 d) de “recrudescimento da pena” como, por exemplo, o tráfico de drogas ilícitas, de acordo com a Lei n.º 11.343/06.
 e) da utilização do Direito Penal como “prima ratio”, evitando desdobramentos mais graves.
Letra A.
Questão 117) O objeto da criminologia que analisa a conduta antissocial, as causas geradoras e vê a criminologia como um problema social e comunitário, é
Parte superior do formulário
 a) a psicologia.
 b) a ciência humana.
 c) o delito.
 d) a sociologia.
 e) o direito.
Letra C.
Questão 118) A criminologia geral consiste ______________ ; e a criminologia clínica consiste na _____________. 
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
Parte superior do formulário
 a) no estudo do crime e do criminoso, mas não serve para subsidiar a elaboração das leis penais ... análise da vítima e da conduta social para subsidiar no planejamento das políticas criminais
 b) no estudo da vítima e da conduta social, subsidiando a elaboração dos tipos penais ... análise do crime e do criminoso para servir no planejamento das políticas criminais
 c) no estudo do comportamento da vítima e do delinquente, traçando uma relação de causalidade sem que, contudo, influencie na elaboração de legislação correlata ... análise dos crimes, tanto em quantidade como em qualidade para servir no planejamento das políticas criminais
 d) na relação sistemática do poder público quanto à elaboração de leis que procuram evitar o crime e sua reincidência ... análise e estudos da vítima e sua participação no delito
 e) na sistematização, comparação e classificação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando