Buscar

ATIVIDADE ESTRUTURADA pesquisa sobre multímetros digitais e analógicos

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ESTRUTURADA Nº 3
ALUNO: 
DATA: 
PROFESSOR: 
DISCIPLINA: ELETRICIDADE APLICADA
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
OBJETIVO:
Fixar os conceitos ministrados na aula de laboratório com relação à utilização do multímetro. COMPETÊNCIAS/HABILIDADES:
Desenvolver a capacidade de utilizar o multímetro. 
DESENVOLVIMENTO:
Fazer uma pesquisa sobre multímetros digitais e analógicos e descrever as vantagens e desvantagens de cada um deles em relação ao outro. Descrever como se utiliza o multímetro digital e quais são os cuidados a serem observados nas medidas de tensão e nas medidas de resistência ôhmica. Descrever também como se faz e os cuidados a serem tomados para a medição de corrente elétrica
.
Multímetro Analógico e suas vantagens;
O multímetro analógico é mais indicado para verificar variações de tensão, situação em que o valor da grandeza pode variar. Na medição da queda de tensão de uma bateria de carro, por exemplo, o multímetro digital mostraria diferentes números no painel, enquanto com o analógico é possível verificar a amplitude da queda do ponteiro indicador. Os multímetros analógicos ainda apresentam vantagens na maior velocidade de resposta à variação de grandezas e na menor susceptibilidade a interferências
Desvantagens:
Escalas de leituras em seu painel frontal, porém não são tão precisas e limitadas na quantidade de escala de leitura.
Isolação (impedância) baixa
Multímetro Digital: Vantagens:
Com a modernização dos circuitos eletrônicos, hoje os multímetros digitais são capazes de realizar uma série de novas medidas, além de possuírem recursos que dificilmente poderiam ser concebidos em equipamentos analógicos. Dentre as novas medidas e recursos, incluem-se: medição do ciclo de trabalho, aquisição de dados, escala e polaridade automáticas etc. O multímetro digital converte a corrente elétrica em sinais digitais, utilizando circuitos conversores que mostram o valor em números. O analógico, por sua vez, funciona por meio de um galvanômetro, que utiliza a força eletromagnética do ponteiro para verificar o valor.
Mostra o valor medido em números com ou sem casas decimais dependendo da precisão. Mais modernos e resistentes, mais utilizado no dia a dia.
Desvantagens:
A velocidade de resposta na maior parte das vezes é mais lenta que a velocidade do cérebro humano, provocando a indesejável sensação de que os números não param. Em circuitos com grandezas variando continuamente, torna-se quase impossível efetuar leituras, exigindo a utilização de multímetro analógico.
Descrever como se utiliza o multímetro digital e quais são os cuidados a serem observados nas medidas de tensão e nas medidas de resistência ôhmica.
Ao usar um multímetro digital é importante saber selecionar a escala correta para a medição a ser feita. Para se medir uma tensão, por exemplo, é necessário que conectar as pontas de prova em paralelo com o ponto a ser medido. Se quiser medir a tensão aplicada sobre uma lâmpada deve-se colocar uma ponta de prova de cada lado da lâmpada, isto é uma ligação paralelo.
Cuidados na Utilização do Voltímetro
A graduação máxima da escala deverá sempre ser maior que a tensão máxima que se deseja medir.
Procura fazer a leitura mais próxima possível do meio da escala, para que haja maior precisão. O ajuste de zero deve ser feito sempre que for necessário com ausência de tensão.
Evitar qualquer tipo de choque mecânico.
Usar o voltímetro sempre na posição correta, para que haja maior precisão nas leituras.
Caso o voltímetro tenha polaridade, o lado (+) do mesmo deve ser ligado ao pólo positivo da fonte e o lado (-) do aparelho com o negativo da fonte.
Cuidados na utilização do ohmímetro
A graduação máxima da escala deverá ser sempre maior que a resistência máxima que se deseja medir.
Ajustar o ohmímetro a zero toda vez que se for medir uma resistência.
A resistência deve ser medida sempre com ausência de corrente e desconectada do circuito. Evitar choque mecânico do aparelho.
Usar o aparelho sempre na posição correta, para minimizar erros de medição. Descrever também como se faz os cuidados a serem tomados para a
Medição de corrente elétrica.
A graduação máxima da escala deverá ser sempre maior que a corrente máxima que se deseja medir.
Procurar utilizar uma escala, onde a leitura da medida efetuada seja o mais próximo possível do meio da mesma.
Ajustá-lo sempre no zero, para que a leitura seja correta (ajuste feito com ausência de corrente). Evitar choques mecânicos com o aparelho.
Não mudar a posição de utilização do multímetro, evitando assim leituras incorretas. Obedecer à polaridade do aparelho, se o mesmo for polarizado. O polo positivo (+)
do amperímetro ligado ao polo positivo da fonte e o polo negativo (-) ao polo negativo do circuito.

Continue navegando