Buscar

Portfólio neuroanatomia (questões)

Prévia do material em texto

Thais Lemos Almeida – 8002238
ATIVIDADE 17ª SEMANA
								
Centro Universitário Claretiano
Bacharelado em Educação Física
Disfunções Orgânicas, Atividade Física e Saúde. 
Tutor Edson Donizetti Verri
Vitória
2017
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
	Curso: Bacharelado em Educação Física
	Disciplina: Neuroanatomia
	Tutor: Edson Donizetti Verri
	R.A.: 8002238
	Aluno: Thais Lemos Almeida
	Turma: DGEFB1602VITA4S
Objetivos 
 
•. Conceituar a ação dos músculos do tórax, abdômen e dorso. 
•. Conceituar a ação dos músculos da respiração. 
•. Conceituar o que é o sistema nervoso central, periférico e visceral.
•. Conceituar qual é a célula primordial do sistema nervoso e suas células de sustentação e proteção. 
•. Conceituar arco reflexo simples. 
•. Conceituar a função das regiões do sistema nervoso central. 
•. Conceituar a função do sistema nervoso periférico. 
•. Conceituar a função do sistema simpático e parassimpático. 
Descrição da atividade: De acordo com os conceitos apresentados na Unidade 4 e 6, responda às questões a seguir:
1). Cite os músculos que formam a região anterior do abdômen e qual é ação de cada músculo. 
R: Oblíquo externo: Age na flexão e na movimentação do tronco, ocasionando compressão, proteção e suporte ao conteúdo abdominal. 
Oblíquo interno: Sua ação, assim como do externo refere-se à proteção, compressão e suporte ao conteúdo abdominal.
Reto: Atua na flexão do tronco dando proteção, compressão e suporte ao conteúdo abdominal.
Transverso: Sua ação está relacionada com a proteção, compressão e suporte ao conteúdo abdominal.
2). Cite a ação do músculo diafragma na respiração. 
Durante a inspiração o diafragma, juntamente com os músculos intercostais, se contrai fazendo com que o diafragma desça e as costelas subam, ocasionando um aumento na caixa torácica, forçando a entrada de ar nos pulmões. E durante a expiração ocorre o inverso, que é quando o diafragma e os músculos intercostais relaxam. O diafragma sobe abaixando as costelas, fazendo com que haja diminuição do espaço na caixa torácica, consequentemente forçando a saída do ar.
3). Cite a ação dos músculos intercostais externo e interno na respiração. 
Durante a inspiração os músculos intercostais contraem-se fazendo com que as costelas subam e o diafragma desça, ocasionando assim um aumento na caixa torácica, forçando a entrada de ar. Na expiração ocorre o contrário, os músculos intercostais relaxam fazendo com que as costelas desçam e o diafragma suba, ocasionando uma diminuição no tamanho da caixa torácica, forçando a saída do ar. 
4). Cite os músculos acessórios da respiração (no pescoço e no abdômen). 
Os músculos acessórios principais do pescoço são o esternocleidomastóideo e os escalenos anterior, médio e inferior. Os músculos abdominais são o reto abdominal, os oblíquos externo e interno, e o transverso abdominal.
5). Cite a ação dos músculos do dorso. 
Trapézio: Elevação e adução da escápula.
Levantador da escápula: Eleva o ângulo superior da escápula, puxa o pescoço lateralmente quando a escápula está fixada.
Rombóide maior: Adução da escápula.
Rombóide menor: Adução e levantamento da escápula.
Serrátil anterior: Abdução da escápula, fixando-a junto ao corpo e auxílio na inspiração elevando as costelas.
Grande dorsal: Adução, extensão e rotação medial do braço.
Serrátil posterior superior: Elevação da 2 ª a 5ª costelas auxiliando na inspiração.
Serrátil posterior inferior: Abaixa as 3 ultimas costelas auxiliando na expiração.
6). Dê a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso. 
O sistema nervoso é anatomicamente composto pelo cérebro, medula espinhal, cerebelo, tronco encefálico e as meninges (dura-máter, pia-máter e aracnoide) que são as membranas que revestem o sistema nervoso central.
Referente a funcionalidade do sistema nervoso, classificamos da seguinte forma:
Sistema nervoso somático que corresponde a porção do sistema nervoso responsável por relacionar o indivíduo com o meio externo. Possui um componente aferente do sistema nervoso somático que envia aos centros nervosos os impulsos que são advindos dos receptores periféricos, informando a estes centros sobre o que ocorre no meio ambiente. A parte eferente do sistema nervoso somático conduz aos músculos esqueléticos a direção dos centros nervosos, resultando de movimentos que levam a uma maior associação com o meio externo.
Sistema nervoso visceral ou da vida vegetativa que corresponde a porção do sistema nervoso responsável por relacionar o indivíduo com o meio interno. Possui um componente aferente ou sensitivo: que se relaciona com a inervação das estruturas viscerais. Sua importância está na integração da atividade das vísceras em relação à preservação da obstinação do meio interno, onde mantém homeostase.
7). Conceitue o que são as substâncias branca e cinzenta do sistema nervoso. 
Ao visualizarmos um corte do encéfalo, podemos observar áreas claras e escuras, que são denominadas de substância branca e substância cinzenta. A substância branca é constituída, principalmente, de fibras nervosas mielínicas e a substância cinzenta de corpos neuronais.
8). O que são os neurônios e quais suas células de sustentação e proteção? 
Os neurônios são células nervosas, cuja função é conduzir os impulsos nervosos. Os neurônios são compostos por três partes principais que são respectivamente dendritos (parte receptora do neurônio), corpo celular (responsável pela integração das informações) e axônios (que transportam o impulso nervoso de um neurônio para outro, ou de um neurônio para uma glândula/fibra muscular).
9). Defina nervos e gânglio nervoso. 
Nervos são os cordões esbranquiçados compostos por fibras nervosas associadas por tecido conjuntivo, cuja função é levar ou trazer impulsos ao sistema nervoso central.
Gânglios são os acúmulos de corpos celulares que ocorrem fora do sistema nervoso central.
10). Dê a função dos seguintes nervos cranianos: nervo facial (VII par), nervo vestíbulo coclear (VIII par), nervo glossofaríngeo (IX par), nervo vago (X par), nervo acessório (XI par). 
Nervo facial: Está relacionado à sensibilidade gustativa e ao controle dos músculos da expressão facial. 
Nervo vestíbulo-coclear: Composto por duas partes uma porção coclear que está relacionada aos fenômenos da audição e a porção vestibular relacionada ao equilíbrio, é sensitivo. 
Nervo glossofaríngeo: É um nervo misto (sensitivo e motor), responsável por conduzir fibras parassimpáticas para a glândula salivar parótida, está relacionado à sensibilidade gustativa.
Nervo vago: É um nervo misto (sensitivo e motor), sendo um dos nervos cranianos mais essenciais, pois inerva todas as vísceras torácicas e a maioria das abdominais.
Nervo acessório: É o responsável por inervar músculos esqueléticos, porém, partes de suas fibras destina-se ao vago e com ele é distribuída.
11). Descreva o que é um nervo espinhal e qual é a sua importância no sistema nervoso. 
O nervo espinhal é composto pelas ligações de duas raízes, uma ventral e uma dorsal. Se une aos músculos esqueléticos por meio da medula espinhal e juntamente com os nervos cranianos, formam o sistema nervoso periférico que é o responsável pelas funções de relação do organismo, como a locomoção, a fala e os sentidos.
12). Dê as funções da medula espinhal. 
A medula espinhal tem como função principal conduzir impulsos nervosos das regiões do corpo até o encéfalo, também é a responsável por produzir impulsos e coordenar atividades musculares e reflexos.
13). Cite a ação do cerebelo. 
O Cerebelo é o responsável pelos reflexos, movimentos e também atuando no tônus muscular, devido a recepção de impulsos sensitivos das articulações, músculos, tendões, olhos e órgãos de equilíbrio. 
14). Cite aspartes do tronco encefálico. Qual é a função da oliva bulbar e da pirâmide bulbar? 
O tronco encefálico é composto pelo Mesencéfalo, Ponte e Bulbo. 
A oliva bulbar, que é formada pelo núcleo olivar inferior, é responsável por receber fibras do córtex central da medula e do núcleo rubro; ligando-se ao cerebelo por meio das fibras olivo-cerebelares que cruzam o plano mediano, penetram o cerebelo pelo pedúculo cerebelar inferior. As conexões olivo-cerebelares estão envolvidas na aprendizagem motora; já os núcleos olivares acessórios medial e dorsal têm a mesma estrutura, conexão e função do núcleo olivar inferior, constituindo com ele o complexo olivar inferior.
15). Qual é a função do sistema motor piramidal e extrapiramidal? 
16). Quais são os nervos do plexo braquial? Cite um exemplo de qual músculo (membro superior) é inervado pelo nervo deste plexo. 
17). Quais são os nervos do plexo lombo sacral? Cite um exemplo de qual músculo (membro inferior) é inervado pelo nervo deste plexo. 
18). Quais são os nervos cranianos que são parassimpáticos? 
19). Qual é a ação do sistema nervoso simpático e parassimpático no corpo humano (em todas as regiões do corpo humano: coração, respiração músculos)?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
http://anatomiafacil.com.br/043-musculos-respiratorios/
http://neurocerebro.blogspot.com.br/2009/02/penfield-e-os-homunculos-na-decada-de.html
 
CARVALHO, T. et al. Posição oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte: atividade física e saúde. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 79-81, out./dez. 1996.

Continue navegando