Buscar

Elementos da narrativa

Prévia do material em texto

Elementos da narrativa:
Personagens, espaço, tempo
Narrativa jurídica e seus elementos constitutivos 
 º O quê? Fato, ação
 º Quem? Partes envolvidas: autor e réu.
º Como? Modo como o fato, ação é desenvolvida
 º Onde? Movimento em que o fato ocorreu 
 º Quando? Data
º Por Quê? Motivos dos acontecimentos 
“Toda narrativa consiste em uma sequência de fatos, ações ou situações que, envolvendo participação de personagens, se desenvolvem em determinado lugar e momento”
Modos verbais:
Indicativo, subjuntivo, imperativo 
 
 Os modos verbais são as ideias que os verbos transmitem em suas conjunções e são classificados em: indicativo, subjuntivo e imperativo.
 Algumas pessoas ficam em dúvida em relação ao emprego
1º Indicativo: exprime ideia de certeza. Ex: João brigou no parque; Maria terminou a lição de casa; Roberta passou no vestibular.
2º Subjuntivo: Exprime ideia de dúvida, desejo ou possibilidade. Ex: gostaria que Maria ficasse mais tempo conosco; queria ter mais tempo para conversar com você; Seria bom encontrar uma casa por aqui.
3º Imperativo: exprime ideia de ordem, pedido ou ameaça. Ex: Não saia de casa; obedeçam as leis da cidade; Não fuja das suas obrigações.
Verbo estudar nos 3 modos verbais :
João estuda muito- indicativo ( o que acontece)
Gostaria que João estudasse mais ( Subjetivo)
Não pare de estudar- Imperativo (ordem)
Formas nominais do verbo
Infinitivo, particípio e gerúndio.
 Infinitivo: É o nome do verbo, é como o chamamos. É caracterizado pelas terminações. AR, AR, OR e UR. Ex: Dizemos o verbo amar, o verbo querer, o verbo pôr ou o verbo sair.
 Particípio- indica uma ação passada. É caracterizado pelas terminações: ado e ido
Observe que os verbos da 1 º conjunção fazem particípio com a forma, ado, já os verbos das 2º e 3º conjugações fazem particípio com a forma- ido. EX: brincar-brincando, correr-corrido, partir-partido 
Gerúndio- indica uma ação continua, é identificado pela forma: NDO
Ex: amando, correndo, partindo.
Discursos
 Discurso indireto: o narrador conta a história e reproduz fala, reações das partes/personagens por meio da paráfrase, usando as formas verbais, na 3 pessoa. Nesse caso, o narrador se utiliza de palavras próprias para reproduzir aquilo que foi dito pela parte, personagem literário. Esse tipo de discurso indireto deve ser priorizado na narrativa jurídica.
Discurso Direto: Nesse tipo de discurso personagens literários ganham vez, É o que ocorre normalmente em diálogo, isso permite que trações da fala e da personalidade das partes personagens literários sejam destacados e expostos no texto, o discurso direto reproduz fielmente as falar as partes. Verbos como dizer, falar, perguntar, entre outros.

Continue navegando