Buscar

TIRO LIVRE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Handebol - Tiro Livre.
Handebol - Tiro Livre.
Handebol - Regras e Penalidades - Tiro livre.
Se um jogador, de posse da bola, é agarrado quando tenta infiltrar-se entre seus adversários, o árbitro marca a infração e determina o tiro livre. Na cobrança do tiro livre os jogadores da defesa podem ficar alinhados um ao lado do outro, com os braços levantados, formando uma barreira. Devem estar a uma distância igual ou superior a três metros em relação ao atacante com a bola.
O tiro livre é cobrado da linha de tiro livre quando a infração ocorre nas imediações da área de goleiro. Pode ser executado sem esperar a autorização do árbitro e a formação da barreira. Porém, se o árbitro apitar, o arremesso deverá ser executado dentro do tempo de 3 segundos. Caso se esgote o tempo, será cobrado tiro livre pelo adversário.
Durante a execução do tiro livre, nenhum jogador da equipe que está de posse da bola poderá ficar entre a linha de gol e a linha de tiro livre. Além disso, ao jogador atacante não é permitido atirar a bola contra a barreira. O jogador poderá arremessar ao gol, por cima ou pelo lado da barreira, desde que não ameace a integridade física do adversário. Essas infrações são punidas com tiro livre.
O tiro livre é aplicado quando o jogador:
- toca a bola com os pés;
- entra e sai irregularmente da quadra;
- maneja a bola irregularmente;
- comete infração nas imediações da área de gol;
- agarra, empurra ou segura o adversário;
- dá mais de três passos com a bola na mão;
- atira-se sobre a bola que está rolando;
- soca a bola para tirá-la do adversário.
Infrações cometidas pelo goleiro também são punidas com tiro livre. Quando as infrações não são cometidas nas imediações da área de goleiro, o tiro livre é cobrado do local exato onde ocorreu a infração.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando