Buscar

AVALIAÇÃO PATRIMONIAL DE MERCADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AVALIAÇÃO PATRIMONIAL DE MERCADO
1
Avaliação de empresas
A avaliação de empresas é o processo estruturado em que todos os fatores externos e internos são analisados e analisados quanto a possíveis resultados a serem apresentados.
2
Situações determinantes para avaliação de empresas
a) Prover sinergia, reduzir impostos, expandir a participação de mercado da empresa investidora
b) Ferramenta de Gestão e Planejamento Financeiro
c) Fusão, Cisão e incorporação de empresas
d) Dissolução de sociedade
e) Privatizações
f) Liquidação Judicial
g) Liquidação de empreendimentos
3
Métodos de Avaliação de Empresas
Para que servem?
Os métodos de avaliação servem para fornecer um estimativa de valor para uma empresa
 
4
Segundo Santos, Schimidt e Fernandes (2006) e Martins et al. ( 2001) Os modelos de avaliação de ativos classificam-se da seguinte forma:
A valores de entrada e a valores de saída
Quando se fala em valores de entrada e saída, estamos nos referindo a Avaliação patrimonial de Mercado.
Ai vocês me perguntam mais porque?
É o que veremos no próximo slide.
5
AVALIAÇÃO PATRIMONIAL DE MERCADO
É o método que consiste na valoração de todos os ativos e passivos da empresa a valores de possível realização no mercado, dado o tempo disponível para tal realização, utilizando-se de valores de entrada e saída.
 Segundo, MARTINS (2001, 269), “ Os valores de entrada ou saída são aplicados de acordo com a natureza e a intenção de uso de cada item”.
6
Valores de Entrada ( Compra)
Os valores são obtidos no mercado de aquisição dos ativos. Assim quando se registra um ativo pelo seu valor de entrada, está transferindo-se o reconhecimento do lucro para o momento da venda, Quando haverá a confrontação da receita com sua despesa correspondente.
As mais importantes formas de avaliação de ativos a valores de entrada são:
a) Custo histórico
b) Custo histórico Corrigido
c) custo corrente
d) Custo corrente corrigido
e) custo de reposição futura
7
Avaliação de ativos a valor de entrada
CUSTO HISTÓRICO
Representa o esforço financeiro efetuado no momento da aquisição ou produção que corresponde ao preço combinado entre o comprador e o vendedor, não considera os efeito da variação nos níveis de preço
CUSTO HISTÓRICO CORRIGIDO
Este método considera a variação do valor de reposição do ativo, ou seja, ajusta-se o custo corrente do ativo por um coeficiente de variação do índice geral de preços ou outro índice
8
CUSTO CORRENTE
O custo corrente representa” o preço de mercado que poderia ser pedido para um mesmo ativo, ou seu equivalente, ou seja o sacrifício necessário para disponibilizar um item semelhante ao que possui ou deseja repor.
O custo corrente e o histórico tendem a ser idênticos no momento da aquisição , mas seus valores se distanciam quando ocorrem alterações de preços.
9
CUSTO CORRENTE CORRIGIDO
Considera a avaliação do valor de reposição do ativo unido com a variação de preços. Ou seja o Custo corrente corrigido combina as vantagens do custo histórico corrigido e do custo corrente.
CUSTO DE REPOSIÇÃO FUTURO
Avalia o item em questão pela expectativa do custo corrente na data de sua reposição.
10
Valores de Saída( venda)
 Os valores de saída buscam refletir o possível ingresso de numerários na entidade, pelo  valor presente do ativo na sua possível saída, visando a geração provável de benefício futuro.
 Esses valores de saída têm uma relação com o mercado no qual a entidade vende seus bens, serviços ou produtos fabricados. Assim, baseia-se na avaliação de ativos para que esses venham refletir benefícios futuros.
11
VALOR LIQUIDO REALIZÁVEL
A Avaliação a Valores de Saída parte de uma premissa básica que é o valor pelo qual os ativos podem ser vendidos ou trocados quando deixarem a empresa, ou seja, baseia-se no preço de troca correspondente ao produto ou produção da empresa.
algumas vantagens, que podem ser destacadas:
1) quando a empresa atua num mercado organizado e pode calcular com previsão os custos adicionais de venda, a avaliação a preços de saída proporciona informações relevantes e constante atualizadas;
2) considerações do custo de oportunidade como o valor de caixa derivado da venda de um ativo ou do valor presente dos benefícios derivados do uso de um ativo.
Para efeito de apuração do lucro quando utilizada esta abordagem, reconhece-se um lucro futuro, relativo ao preço de venda, partindo-se da premissa que o preço atual seja um bom substituto do preço de saída.
.
12
VALOR DE LIQUIDAÇÃO
Esta é uma abordagem que implica na descontinuidade de uma entidade. Pode ser considerada como a mais extrema da hipótese de avaliação a valores de saída.
Por não serem realistas em circunstâncias normais, os valores de liquidação devem ser utilizados em situações específicas, como:
1) quando os produtos e outros ativos tenham perdido sua utilidade normal, ficando obsoletos ou por outro motivo qualquer tenham perdido o seu mercado normal;
2) quando a empresa espera desativar seus negócios em um futuro próximo, de modo que não poderá vender em seu mercado normal.
.
EQUIVALENTE DE CAIXA CORRENTE
Considera a capacidade de compra do mercado e parte da premissa de que todos os itens do ativo possuem um valor presente de mercado e aqueles que não possuem poderiam ser baixado no momento da compra.
VALOR PRESENTE DO FLUXO DE BENEFÍCIOS FUTUROS
Considera o valor presente do fluxo de benefícios que um ativo poderia gerar para empresa, descontando uma determinada taxa de oportunidade, por um período futuro estimado.
14
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Levando em consideração o assunto tratado, conclui-se que os métodos de avaliação auxiliam os avaliadores a estimar um valor para ao empreendimento.
Cabe assim, ao pessoal responsável pela avaliação decidir sobre o modelo mais adequado, levando em consideração as peculiaridades do empreendimento, porque a utilização de um modelo inadequado poderá levar a uma estimativa de valor totalmente distorcida.
15

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando