Buscar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso Concreto
João Manuel saiu de casa em uma comum noite de sábado com a finalidade de comprar um maço de cigarros no botequim da esquina. Sua esposa, Maria, estranhou a situação, mas não questionou a vontade do marido. O seu estranhamento somente se manifestou horas mais tarde ao não ver o marido retornar. Dirigiu-se ao bar e não o encontrou. Disseram-lhe, contudo que ele havia entrado em um veículo, onde se podia ver a figura de uma loura. Buscou ajuda dos filhos para encontrar João Manuel. Nenhum sucesso. Com o passar dos anos, decidiram pedir a partilha dos bens e, assim, a decretação da morte presumida de João, nos termos da lei civil. Seguindo-se o rito processual, é decretada a morte presumida e realizada a sucessão provisória. Alguns meses após esta última decisão, João Manuel regressa de sua longa lua-de-mel com a loura e requer a devolução de seu patrimônio - o que é imediatamente deferido pelo juízo competente. Indaga-se:
a) Há incidência do ITCMD na sucessão provisória?
Na morte presumida há incidência do ITCMD. A partir do momento em que é decretada a morte presumida vai haver a incidência do tributo e os bens do suposto morto serão transmitidos aos herdeiros (sucessão patrimonial). 
Súmula 331 do Supremo Tribunal Federal, “É legítima a incidência no imposto de transmissão causa mortis no inventário por morte presumida”.
b) Há incidência do ITCMD na devolução do patrimônio a João Manuel?
Em cada Estado essa devolução dos bens pode ser disciplinada de uma maneira diferente, havendo a incidência do tributo do mesmo modo, uma vez que os bens voltariam a situação anterior e, portanto, seriam novamente transmitidos. Se na devolução foi feita novamente uma devolução gratuita, haverá tributação, dependendo da lei de cada Estado. Artigo 118, CTN.

Outros materiais