Buscar

Respostas EXERCÍCIOS.doc-mercao financeiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Descreva a estrutura do SFN.
R= Conjunto de instituições financeiras e instrumentos financeiros que visam transferir recursos dos agentes econômicos (pessoas, empresas, governo, superavitários para os deficitários); Estrutura do SFN é composta pelo subsistema normativo e subsistema de intermediação;
Como é composto o sistema financeiro?
R=O Sistema Financeiro Nacional é constituído: 
Conselho Monetário Nacional; 
Banco Central do Brasil; 
Banco do Brasil S.A.; 
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social; 
demais instituições financeiras públicas e privadas 
e seu órgão normativo máximo é o Conselho Monetário Nacional.
Conceitue agentes carentes e agentes superavitários.
R= Agentes carentes de recursos entendem-se aqueles que assumem uma posição de tomadores no mercado, isto é, dependem em consumo e investimento valores mais altos que suas rendas.
Agentes superavitários são aqueles capazes de gastar em consumo e investimento menos do que a renda auferida, formando um excedente de poupança.
Informe as leis que regulamenta o sistema financeiro.
R= O SFN foi estruturado e regulado pela 
Lei de Reforma Bancária (1964), 
Lei do Mercado de Capitais (1965) e, mais recentemente, com a 
Lei de Criação dos Bancos Múltiplos (1988).
Cite a classificação das instituições financeiras, conceitue-as e exemplifique.
R= Classificadas em dois tipos: bancárias ou monetárias e não bancárias ou não monetárias.
Bancárias são aquelas que podem captar depósitos a vista, e usar esses recursos para realizarem empréstimos e financiamentos, geralmente de curto e médio prazo, as pessoas físicas e jurídicas. São criadoras de moeda escritural através do efeito multiplicador do crédito.
Não bancárias não recebem depósitos a vista. Trabalham basicamente com ativos não monetários, tais como ações, certificados de depósitos bancários etc. e são constituídas por praticamente todas as instituições financeiras que operam no mercado financeiro. Ex.: Sociedade corretoras, bancos de investimento, sociedades financeiras etc.
Qual o objetivo do subsistema normativo. Como está desmembrado?
R= É responsável pelo funcionamento do mercado financeiro e de suas instituições, fiscalizando e regulamentando suas atividades por meio principalmente do Conselho Monetário Nacional (CMN) e do Banco Central do Brasil (Bacen).
 Compõem esse subsistema o 
Conselho Monetário Nacional, o 
Banco Central do Brasil, a 
Comissão de Valores Mobiliários, o 
Banco do Brasil, o 
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social e a 
Caixa Econômica Federal.
Descreva sobre CVM.
R= É uma autarquia vinculada ao poder executivo (Ministério da Fazenda), que age sob a orientação do Conselho Monetário Nacional. São administrados por um presidente e quatro diretores, todos nomeados pelo Presidente da República.
Qual o objetivo do subsistema intermediário? Como está desmembrado?
R= O objetivo é atuar em operações de intermediação financeira. O subsistema foi estruturado em cinco grandes grupos de instituições: 
Bancárias, 
Não bancárias, 
Sistema de Poupança e Empréstimo, 
Auxiliares e Instituições Não Financeiras.
Comente sobre CMN.
R= Tem como finalidade principal a formulação de toda a politica de moeda e do crédito, objetivando atender aos interesses econômicos e sociais do país;
Descreva três atribuições do CMN.
R= Fixar diretrizes e as normas da politica cambial; Regulamentar as operações de câmbio; Controlar a paridade da moeda e o equilíbrio do balanço de pagamentos;
Como é composto o CMN?
R= É composto por: Ministro da fazenda, Ministro do planejamento, Presidente do Banco central;
Qual a função das comissões consultivas?
R= Assessorar o Conselho Monetário Nacional nos assuntos que lhe forem pertinentes. Tais como Assuntos bancários, mercado de capitais e mercados futuros, crédito rural, crédito industrial, politica monetária e politica cambial;
Comente sobre Bacen.
R= O Banco Central do Brasil é o principal poder executivo das políticas traçadas pelo Conselho Monetário e órgão fiscalizador do Sistema Financeiro Nacional. Pode-se tratar como fiscalizador e disciplinador do mercado financeiro, ao definir regras, limites e condutas das instituições, banco de penalidades, ao serem facultadas pela legislação a intervenção e a liquidação extrajudicial em instituições financeiras, e gestor do Sistema Financeiro Nacional, ao expedir normas e autorizações e promover o controle das instituições financeiras e de suas operações. 
Liste algumas atribuições do Bacen.
R= Realizar e controlar as operações de redesconto e as de empréstimos dentro do âmbito das instituições financeiras bancárias;
Executar a emissão do dinheiro e controlar a liquidez do mercado; Efetuar o controle do crédito, de capitais estrangeiros e receber os depósitos compulsórios dos bancos.
Aponte a principal finalidade da CVM.
R= Tem por finalidade básica a normatização e o controle do mercado de valores mobiliários, representado principalmente por ações, partes beneficiárias e debêntures e outros títulos emitidos pelas sociedades anônimas e autorizados pelo CMN. 
Liste três atribuições da CVM.
R=  Promover medidas incentivadoras à canalização das poupanças ao mercado acionário; Estimular o funcionamento das bolsas de valores e das intuições operadoras do mercado acionário, em bases eficientes e regulares; Assegurar a lisura nas operações de compra e venda de valores mobiliários e promover a expansão de seus negócios.
Descreva sobre o Banco do Brasil.
R= Até 1986 o Banco do Brasil atuou como co-responsável pela emissão de moeda, através do ajustamento das contas das autoridades monetárias e do Tesouro Nacional. Atualmente atua como banco comercial sendo agente financeiro do Governo Federal.

Outros materiais