Buscar

Ensino Clinico teórico 1 e 2ok

Prévia do material em texto

Aluno: DAIANE APARECIDA LUVISON
	Matrícula: 201603024557
	Disciplina: SDE3620 - ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE COLETIVA TEÓRICO 
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	
	
		1.
		Questão: A adoção de medidas específicas pode quebrar ou romper elos da cadeia. A vacinação atua sobre o elo de susceptibilidade o que resulta em eliminação dos susceptíveis interrompendo a cadeia de transmissão permitindo que o próprio organismo crie defesas contra a doença. Em relação às doenças previníveis relacione a 1ª coluna ao seu respectivo modo de transmissão:
Poliomielite      (  ) Através de solução de continuidade (pele e mucosa); relações sexuais; exposição percutânea a agulhas ou outros instrumentos contaminados.
Hepatite B         (  ) através de contato com as secreções nasofaríngeas de pessoas infectadas. A infecção se produz por disseminação de gotículas ou através de contato direto com os pacientes.
Tuberculose      (  ) A transmissão ocorre principalmente por contato direto de pessoa a pessoa. A boca é a porta de entrada do polivírus, fazendo-se a transmissão pelas vias fecal-oral ou oral-oral.
Rubéola             (  ) A transmissão ocorre pela introdução dos esporos em uma solução de continuidade (ferimento), geralmente do tipo perfurante, contaminado com terra, poeira.
Tétano               (  ) a fala, o espirro e, principalmente a tosse de um doente bacilífero que lança no ar gotículas contaminadas de tamanhos variados.
A sequencia CORRETA é:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	1,3,5,4,2
	
	
	2,4,1,5, 3
	
	
	12,3,4,5
	
	
	4,5,2,1,3
	
	
	3,2,1,4,5
	
	
		2.
		Os conceitos sobre Saúde Coletiva, Saúde Pública e Saúde Comunitária foram evoluindo, a partir do momento histórico-científico, como adaptação da ciência ao modo de vida da população. Diante dessa afirmativa analise os conceitos a seguir e identifique o ERRADO.
		Quest.: 2
	
	
	
	
	A saúde pública atualmente é entendida como o campo do conhecimento que tem suas práticas organizadas e orientadas institucionalmente para promover a saúde das populações.
	
	
	Na saúde coletiva, a saúde está restrita ao biológico, é marcada em um corpo que é simbólico e não sofre influências do ambiente coletivo onde vive.
	
	
	A saúde pública surgiu no século XVII com a Medicina moderna, tendo como objetivo a polícia médica e fundamentada no naturalismo médico.
	
	
	O conceito de saúde coletiva resultou do movimento sanitarista latino-americano e da corrente da reforma sanitária no Brasil que tem como objetivo analisar o processo saúde-doença de uma coletividade, considerando o contexto social historicamente determinado em que ela se insere. Essa análise dará a ele condições de intervir na realidade, promovendo mudanças e melhorias naquela comunidade.
	
	
	A saúde comunitária discute sobre a saúde dos indivíduos e como ocorrem a distribuição dos níveis de saúde neste grupo, tendo o objetivo de melhorar a saúde da população levando em conta como a população está organizada socialmente, no ambiente em que vive, como estão distribuídos os recursos e outros. Seu enfoque é buscar soluções para os fatores que podem impactar a saúde da população.
	
	
		3.
		A promoção da saúde, como vem sendo entendida nas últimas décadas, representa uma estratégia promissora para enfrentar os diversos problemas de saúde que afetam as populações. Partindo de uma concepção ampla do processo saúde-doença e de seus determinantes, propõe à articulação de saberes técnicos e populares, e a mobilização de recursos institucionais e comunitários, públicos e privados, para seu enfrentamento e resolução. A I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde teve como produto final uma Carta de intenção, que tornou-se, desde então, um termo de referência básico e fundamental no desenvolvimento das ideias de promoção da saúde em todo o mundo, essa Carta define promoção da saúde como o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Assinale qual Conferência produziu essa Carta.
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Alma Ata
	
	
	Jakarta
	
	
	Sundsval
	
	
	Adelaide
	
	
	Ottawa
	
	
		4.
		As avaliações do impacto das ações de saúde são extremamente relevantes, pois em linhas gerais, os serviços de saúde devem ser eficazes, efetivos e eficientes. Sendo assim, efetividade é:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	O efeito alcançado em relação ao esforço despendido, em termos de recursos e tempo utilizados; é o resultado obtido, tendo em conta os insumos empregados
	
	
	O grau em que uma determinada intervenção, procedimento, regime ou serviço produz um resultado benéfico, quando empregado no mundo real, em uma população definida; é o resultado verddadeiramente observado nas consições habituais de uso
	
	
	O grau em que uma determinada intervençao, procedimento ou regime produzirá, provavelmente , em uma população definida.
	
	
	O grau de comprometimento de uma determinada ação desenvolvidas por profissionais de saúde, em um determinado serviço.
	
	
	O grau em que uma determinada intervenção, procedimento, regime ou serviço produz um resultado benéfico, em condições ideais de observação; trata-se do resultado no laboratório
	
	
		5.
		As Conferências Internacionais de Cuidados Primários e de Promoção da Saúde ofereceram grandes contribuições para a saúde da população. A conferência Internacional sobre Cuidados Primários aconteceu no final da década de 70 quando a OMS realiza I Conferência Internacional de Saúde em Alma-Ata, que tem como meta "Saúde para todos no ano 2000", reforçando a proposta da atenção primária em saúde, essa conferência enfatiza ações fundamentais, EXCETO:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	A responsabilidade dos governos com a saúde da população através de adoção de medidas sanitárias e sociais.
	
	
	A necessidade urgente para que os cuidados primários de saúde sejam desenvolvidos e aplicados nos países industrializados.
	
	
	As desigualdades existentes no estado de saúde das populações devem ser alvo de preocupação comum entre todos os países.
	
	
	Que os cuidados primários de saúde representam o primeiro nível de contato dos indivíduos, família e comunidade com o Sistema Nacional de Saúde. Sendo estes essenciais e devendo ser colocados ao alcance de toda a população.
	
	
	A saúde como um direito humano fundamental.
	Aluno: DAIANE APARECIDA LUVISON
	Matrícula: 201603024557
	Disciplina: SDE3620 - ENSINO CLÍNICO EM SAÚDE COLETIVA TEÓRICO 
	Período Acad.: 2017.2 (G)
	
	
		1.
		A vacina Sabin deve ter sua primeira dose administrada aos 2 meses de idade com o objetivo de prevenir:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	poliomielite
	
	
	meningite
	
	
	tétano
	
	
	difteria
	
	
	tuberculose
	
	
		2.
		A saúde é um direito de todos e um dever do Estado, desenvolvido através de uma política social e econômica que vise acima de tudo as ações e serviços para a sua
		Quest.: 2
	
	
	
	        
	Idealização, proteção e recuperação
	
	      
	promoção, proteção e recuperação
	
	      
	promoção, prevenção e centralização
	
	      
	proteção e recuperação
	
	      
	regionalização, proteção e recuperação
	
	
		3.
		A raiva humana é uma doença que mata em 100% dos casos. Por isso, a principal medida preventiva que promove maior segurança às pessoas é:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	vacinação de pessoas agredidas por animais.
	
	
	uso de soro anti-rábico, sempre, nas pessoas agredidas por cães.
	
	
	vacinação em massa de cães e gatos.
	
	
	vigilância permanente do animal agressor.
	
	
	uso de mordaça nos animais.4.
		A missão do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) é promover e implementar a política de triagem neonatal possibilitando o diagnóstico de certas doenças genéticas, endocrinológicas e doenças metabólicas que não apresentam evidências clínicas ao nascimento, promovendo o acesso universal, integral e equânime, com foco na prevenção, na intervenção precoce e no acompanhamento permanente das pessoas com as doenças incluídas no PNTN. O diagnóstico precoce, o tratamento adequado e o acompanhamento médico de algumas doenças tem por objetivo evitar a morte, deficiências e proporcionar melhor qualidade de vida aos recém-nascidos acometidos. A Triagem Neonatal identifica algumas destas condições. Dentre os testes realizados nesse programa existe uma exceção:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	teste de PPD
	
	
	hipotireoidismo congênito
	
	
	doença falciforme
	
	
	teste da orelhinha
	
	
	fenilcetonúria
	
	
		5.
		Durante a consulta de pré-natal a enfermeira da Unidade Básica de Saude identifica que uma gestante no 3o mês de gravidez, relata ter feito todas as vacinas na infância inclusive a DTP, porém há mais de 10 anos não faz nenhuma vacina. A conduta adequada a ser tomada pela enfermeira é
		Quest.: 5
	
	
	
	
	cetoacidose, poliúria e polidpsia
	
	
	Não indicar nenhuma vacina
	
	
	Indicar a administração de uma dose de reforço de vacina dupla bacteriana
	
	
	Indicar a administração de uma dose de reforço de vacina tríplice bacteriana
	
	
	Indicar esquema vacinal com 3 doses de vacina dupla bacteriana

Continue navegando