Buscar

AVALIAÇÃO PARCIAL 3

Prévia do material em texto

ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E QUESTÃO SOCIAL
	Avaiação Parcial: SDE0638_SM_201510735488 V.3 
	 
	Aluno(a): MARIA AMELIA ALVES DO NASCIMENTO
	Matrícula: 201510735488
	Acertos: 10,0 de 10,0
	Data: 24/10/2016 12:45:27 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201511536274)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Sobre o trabalho do assistente social, é correto afirmar:
		
	 
	Tem a sua força de trabalho especializada, que somente irá transformar-se em atividade ou trabalho quando se associar aos meios e às condições de trabalho no marco das relações de poder das organizações e das entidades.
	
	Desenvolve atividades sem comprometimento com os interesses sociais presentes nos espaços sócio-ocupacionais.
	
	Não devemos considerar que há uma margem de autonomia nos processos de trabalho em que os assistentes sociais estão envolvidos.
	
	Não é um trabalhador assalariado, qualificado e solicitado a responder a demandas e entidades empregadoras.
	
	Há necessidade de uma sólida formação teórica e técnica, mas principalmente das improvisações. O planejamento do trabalho é dispensável.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201511536279)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A expressão ¿questão social¿ foi utilizada para:
		
	 
	designar as contradições concretas entre capital e trabalho.
	
	explicar a influência ideológica dos partidos políticos no SS.
	
	nominar o movimento messiânico e fatalista presente no SS.
	
	buscar resolver os problemas da sociedade no século XX.
	
	designar o processo de igualdade social inerente à constituição da sociedade capitalista.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201511536272)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	De acordo com a teoria de Marx, a desigualdade social e, portanto, a questão social, se explicam:
		
	
	Pela não exploração da mão de obra e do trabalho humano.
	 
	Pela divisão da sociedade em classes sociais, decorrente da separação entre proprietários e não-proprietários dos meios de produção.
	
	Pela apropriação das condições de trabalho pelos homens mais capazes em contextos históricos, marcados pela igualdade de oportunidades.
	
	Pelas diferenças de inteligência e habilidade inatas dos indivíduos, determinadas biologicamente.
	
	Pela distribuição da riqueza de acordo com o esforço de cada um no desempenho de seu trabalho.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201511077525)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A citação: ¿ partir da complexificação da divisão social do trabalho tem início o processo de desigualdade entre os homens e a exploração do trabalho humano como fonte de acumulação de riqueza.¿, representa o pensamento de:
		
	
	Durkheim
	 
	Marx
	
	Anna Augusta Almeida
	
	Arlete Alves Lima
	
	Conte
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201511376159)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	"Sustentando-se na análise de Marx, e a partir da observação do comportamento do capitalismo contemporâneo, David Harvey discute, em O Novo Imperialismo, a necessidade de reavaliação histórica do conceito de acumulação primitiva de capital. Para o geógrafo inglês, não haveria nessa categoria de acumulação nada de antiquado; pelo contrário, estaria ela ainda cumprindo papel fundamental na reprodução do sistema capitalista (alguns daqueles mecanismos discutidos por Marx teriam sido inclusive aprimorados e desempenhariam hoje um papel ainda mais destacado). Percebendo a necessidade de reativação do debate, o autor sugere como chave analítica o conceito de acumulação por despossessão (HARVEY, 2009); trata-se, portanto, de uma proposta de atualização do termo clássico marxista para sua inserção na discussão do capitalismo avançado." (PENHAVEL, P. F. C.. Capitalismo avançado e acumulação primitiva.) Segundo Marx, a acumulação primitiva de capital foi:
		
	
	Uma forma pré-histórica de acumulação de riqueza.
	
	Um momento particular do colonialismo espanhol.
	
	Uma consequência do aumento de produtividade obtido pelo fordismo.
	
	Uma etapa anormal da acumulação capitalista.
	 
	Um processo histórico de dissociação do produtor e os meios de produção.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201511012313)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando se tem muitos peixes e não se sabe fazer cestos, estes se tornam tão valiosos quanto as toneladas de peixes. O que existe de igual nesta troca? Marque V(verdadeira) ou F(falsa) (justifique suas respostas): ( ) Os peixes e os cestos resultaram de trabalho. ( ) Os peixes são oriundos de comunidade de pescadores e os cestos de um grupo de artesãos, mas o trabalho deles se tornou equivalente na troca. ( ) Os peixes e a produção dos cestos resultaram da exploração da forças de trabalho. ( ) É com base nesta dimensão dupla da mercadoria que podemos entender segundo Marx a origem da forma dinheiro como valor, ou seja, quando várias mercadorias são trocadas por uma só ¿ o dinheiro. A sequência correta é:
		
	
	V - V - V - F
	
	F - F - V- V
	 
	V- V - F - V
	
	V - V - F - F
	
	V- V- V- V
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201510938118)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A sociedade atual, caracterizada como a sociedade do consumo, da privatização dos bens e serviços, impõe desafios ao profissional em assistente social comprometido com uma perspectiva ético-política de um projeto que propõe uma nova ordem social. Assim, em relação ao profissional em Serviço Social, é correto afirmar:
		
	
	O assistente social deve permanecer como executor terminal de políticas sociais para cumprir o Código de Ética profissional de 1993.
	
	O assistente social é um profissional que tem exclusividade de atuação na questão social desde o campo comunitário até a área da saúde.
	
	Como trabalhador especializado, o assistente social deve vender a sua capacidade de trabalho apenas ao Estado, para este poder cumprir sua responsabilidade social.
	
	Os assistentes sociais não pertencem à classe dos trabalhadores assalariados inseridos no processo de produção da riqueza social.
	 
	O trabalho dos assistentes sociais se inscreve no campo da defesa e/ou realização de direitos sociais de cidadania, na gestão da coisa pública.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201511435071)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acerca do Serviço Social na contemporaneidade, considere as seguintes afirmativas: 1. É uma profissão inscrita na divisão social e técnica do trabalho. 2. É uma profissão regulamentada por lei. 3. Dispõe de um código de ética profissional. 4. O assistente social vende sua capacidade de trabalho para entidades empregadoras de diferentes naturezas jurídicas. Assinale a alternativa correta.
		
	
	Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras.
	 
	As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras.
	
	Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201510938098)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Quando o estudioso Michel Aglietta caracteriza um regime de acumulação intensiva, em que a classe capitalista intenta administrar a reprodução global da força de trabalho assalariada através de relações mercantis, sob as quais os trabalhadores assalariados adquirem seus meios de consumo, aludindo ao princípio de uma articulação do processo de produção e do modo de consumo, que instaura a produção em massa, chave da universalização do trabalho assalariado, ele está mencionando o(a):
		
	 
	fordismo.
	
	toyotismo.
	
	reestruturação produtiva.
	
	Modelo ideal Weberiano.
	
	taylorismo.
		
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201510938083)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A exploração do trabalhador pode se tornar ainda maior com o aumento das horas de trabalho (mais ¿ valia absoluta) e com a introduçãode novas tecnologias (mais valia ¿ relativa) , o que faz com que o trabalhador num mesmo período de tempo:
		
	
	Não produza mais do que produzia antes.
	 
	Produza mais do que produzia antes.
	
	Produza menos do que produzia antes.
	
	Não produza o que necessita para sobreviver.
	
	Produza o que a precisa para manter a produção.

Continue navegando