Buscar

Simulado de Imunologia Básica (6)

Prévia do material em texto

A Via Clássica do Sistema Complemento inicia-se com a ligação do anticorpo a superfície bacteriana. Ligam-se as proteínas iniciais do Sistema Complemento, vão se ligando outras a essas, até a formação da enzima que quebrará o quinto componente (C5). A partir daí, inicia-se a Via Comum, também conhecida como MAC (Complexo de Ataque à membrana). Dentre as alternativas abaixo, selecione a sequência de moléculas que representam a Via Comum.
		
	
	
	
	 
	C3C4C6C7C8C9
	
	 
	C5bC6C7C8C9
	
	
	C2C4C5C6C7C8C9
	
	
	C4bC5C6C7C8C9
	
	
	C5bC6bC7b C8C9
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A incapacidade do sistema imunológico de reagir, especificamente, contra um determinado antígeno para o qual deveria haver resposta imune, após exposição ao mesmo, é chamada de:
		
	
	
	
	 
	ignorância clonal
	
	
	anergia
	
	
	autotolerância
	
	 
	tolerância imunológica
	
	
	deleção clonal
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Se os antígenos próprios forem reconhecidos pelo sistema imunológico, levam à quebra da tolerância e, consequentemente, ao desencadeamento de:
		
	
	
	
	 
	deleção clonal
	
	
	anergia
	
	 
	doença autoimune
	
	
	tolerância imunológica
	
	
	ignorância clona
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		A sequência de ativação do sistema complemento que ocorre através de uma proteína ligadora de manose, que reconhece os carboidratos encontrados na superfície das células bacterianas, é conhecida como:
		
	
	
	
	 
	via Clássica
	
	
	Sistema Complemento
	
	
	via Alternativa
	
	
	Sistema Imune
	
	 
	via da Lectina
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		O sistema complemento serve como uma arma efetora das imunidades inata e adquirida. Envolvendo mais de 30 proteínas circulantes e fixadas à membrana, o complemento atua em uma grande variedade de reações da defesa do hospedeiro, reações inflamatórias, homeostáticas e imunes. A capacidade do complemento de eliminar determinadas bactérias é que levou a sua descoberta, e os anos seguintes t~em sido destinados à elucidação desses mecanismos, à purificação e à caracterização das proteínas e dos genes responsáveis, e à maior compreensão acerca dos outros papéis por ele desempenhados em um número cada vez maior de processos fisiológicos normais, bem como anormais (Benjamini et al., 2002). O sistema complemento apresenta várias funções que protegem o hospedeiro. Marque a alternativa que apresenta duas funções do sistema complemento:
		
	
	
	
	 
	Opsonização; Neutralização de vírus.
	
	
	Produção de histamina; Coagulação.
	
	
	Fagocitose; Coagulação.
	
	
	Neutralização de vírus; Coagulação.
	
	
	Coagulação; Opsonização.
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		O complemento compreende mais de 20 proteínas séricas diferentes que são produzidas por uma variedade de células incluindo, hepatócitos, macrófagos e células epiteliais do intestino. Algumas proteínas do complemento ligam-se a imunoglobulinas ou a componentes de membrana das células. Outras são proenzimas que, quando ativadas, clivam uma ou mais outras proteínas do complemento. Com a clivagem algumas das proteínas do complemento liberam fragmentos que ativam células, aumentam a permeabilidade vascular ou opsonizam bactéria. Analise as alternativas abaixo sobre o complemento e marque a resposta correta:
		
	
	
	
	 
	Em todas as vias do sistema complemento é desencadeada espontaneamente pelo ambiente físico-químico local criado pela presença dos constituintes de superfícies bacterianas.
	
	
	A via alternativa de ativação do sistema complemento depende da proteína ligadora da manose do plasma em reconhecer carboidratos das superfícies bacterianas.
	
	
	A via clássica do sistema complemento não depende da produção de anticorpos específicos.
	
	 
	As três vias clássica, lectina e alternativa levam à ativação da C5 convertase e resulta na produção de C5b que é essencial para a ativação da via do ataque à membrana.
	
	
	Apenas a via clássica de ativação do sistema complemento promove a clivagem de C3 (componente central), gerando C3b, o qual poderá se ligar covalentemente à superficie bacteriana.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		A tolerância imunológica se baseia em um estado de não reatividade específica para determinado antígeno. PORQUE: A autotolerância impede que o organismo elabore um ataque contra seus próprios constituintes. Sobre as duas afirmativas é correto afirmar que:
		
	
	
	
	 
	A primeira é uma afirmativa verdadeira, e a segunda , falsa.
	
	
	As duas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si .
	
	 
	As duas são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira é uma afirmativa falsa, e a segunda , verdadeira.
	
	
	As duas são verdadeiras, e a segunda não é uma justificativa da primeira.
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		A doença auto-imune ocorre quando uma resposta imune adaptativa específica é montada contra os auto-antígenos. A consequência normal de uma resposta imune adaptativa contra um antígeno estranho é a eliminação do antígeno do corpo. As células infectadas por vírus, por exemplo, são destruídas pelas células T citotóxicas, enquanto os antígenos solúveis são eliminados pela formação de complexos imunes., que são captados pelas células do sistema fagocítico mononuclear como os macrófagos. Porém, quando a resposta imune adaptativa se desenvolve contra os auto-antígenos, usualmente é impossível para os mecanismos efetores imunes eliminar completamente o antígeno; assim, a resposta é mantida. A consequência é que as vias efetoras da imunidade causam lesão inflamatória crônica aos tecidos, a qual pode ser letal (Janeway et al., 2000). Assinale a alternativa e que se pode identificar dois fatores exógenos envolvidos no risco de desenvolvimento de doenças auto imunes:
		
	
	
	
	 
	Exposição prolongada aos raios UVA; Uso de drogas.
	
	 
	Doenças infecciosas que causam uma reação de hipersensibilidade patológica; Exposição prolongada aos raios UVA.
	
	
	Doenças infecciosas que causam uma reação de hipersensibilidade patológica; Uso de antibióticos.
	
	
	Deficiência nutricional; Doenças relacionadas ao uso de drogas.
	
	
	Distúrbios causados pela resposta imune; Uso de antibióticos.

Continue navegando