Buscar

Psicologia AV1 2014

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Psicologia 
Aula 1
Caso concreto 1
Os valores determinam a nossa individualização, pois nos desenvolvemos ela com o decorrer da nossa vida. Fazendo com que cada indivíduo possua valores, desejos e perspectivas diferentes uns dos outros.
Mas é aqui que o homem percebe que conceitos como liberdade, individualidade e igualdade não passam de meras ilusões". Esta afirmativa desenvolve a ideia de que o indivíduo está sempre sendo influenciado pelas regras da sociedade.
R= C
Aula 2
Caso 1
Se eu comparar o desenvolvimento humano com o índice de desenvolvimento humano, para a psicologia estaremos abrangendo lados distintos ressaltando que o 
DESENVOLVIMENTO HUMANO, acompanha nosso desenvolvimento desde o ventre de nossa mãe, até a velhice e analisando cada fase desse longo processo e o 
ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO, visa mostrar o percentual de pessoas de uma determinada região ao desenvolvimento básico do ser humano como saúde e educação, etc... Assim concluo que ao analisar o IDH não se estuda as várias áreas abrangidas e estudadas pelo DESENVOLVIMENTO HUMANO, pela psicologia do desenvolvimento. R= C
Aula 3 
A educação benevolente e frouxa que hoje predomina nas casas e escolas é
mais nociva do que uma sala de aula com teto e chão furados e livros aos frangalhos
Aula 4
R= 1 Gênero são os papeis sociais que representamos, na sociedade. Nas Ciências Sociais e na Psicologia refere-se às diferenças sociais, conhecidas nas ciências biológicas como papel de gênero.
 R= 2 São as diferenças entre o homem e a mulher quanto aos papeis que lhes são atribuídos, pela sociedade, em um determinado momento, em um contexto histórico e cultural.
R= 1 Violência de gênero é um comportamento deliberado e consciente, que pode provocar lesões corporais ou mentais da vitima. O termo vem do latim “violentia” e está vinculado à ação que executada com força ou brutalidade, e que se realiza contra a vontade do outro. É toda e qualquer quebra de expectativa
R=2 São as diferenças impostas menosprezadamente pelo cônjuge, ou seja, a indução paulatinamente da perda dos direitos ate a pratica do ato violento em si, seja ela física ou psicológica.
observa-se que no conceito de gênero da situação acima descrita, já se vê a inferioridade de Ana, que esperou 23 anos para tomar uma decisão e sair da situação a ela imposta de humilhação, espancamento e ofensas, pois ali Roberto deixou claro o que esperava dela nesta relação.
R= C - Entende-se por identidade de gênero a vivência interna e individual do gênero tal como cada pessoa o sente, a qual pode corresponder ou não com o sexo atribuído após o nascimento, incluindo a vivência pessoal do corpo.
Aula 5
Caso concreto 1
O relacionamento amoroso tem um grande poder: o de nos servir de espelho (sem o qual continuaríamos cegas sobre como realmente somos) e também de alavanca (para nos tornarmos quem verdadeiramente somos). Não considero que a medida do amor seja o quanto estou disposto a me sacrificar por alguém, e sim o quanto estou disposto a desenvolver minha autonomia.
Acontece que, quando nos apaixonamos, acreditamos que o ser amado corresponda exatamente aos nossos ideais. Mas, com o tempo, abrimos os olhos, inevitavelmente, e descobrimos que o parceiro não é como o imaginávamos. Ele é o que é. Então, nós nos frustramos a cada vez que ele não age da maneira desejada. Isso dói.
Há, na verdade, um monstro de sete cabeças que ameaça os relacionamentos. A primeira cabeça é a ideia de que eu não posso viver sem estar enamorado; a segunda, a competição com o par; a terceira, a falta de projetos comuns; a quarta, problemas com a família do cônjuge; a quinta, a incompatibilidade de gostos; a sexta, antagonismo nas linhas ideológicas básicas; e a sétima, a rotina.
Essa noção vem do mito de que duas pessoas são metades que, juntas, compõem uma maravilhosa e incrível unidade. Eu, particularmente, prefiro ser inteiro e ter a meu lado alguém igualmente inteiro, para, assim, enriquecermos a vida a dois. Não podemos descuidar esse ponto e deixar de ser quem somos. Afinal, a maior riqueza de conviver é a possibilidade de abrir espaço para que ambos possam ser quem são. Muitas pessoas, infelizmente, acreditam que, para estar junto de alguém, precisam renunciar a si mesmos.
"Uma relação saudável possui três pontos de apoio: o amor, a atração e a confiança. Agora, se um dos três sair de cena, não haverá a parceria; talvez, o matrimônio, mas não a parceria.

Outros materiais