Buscar

ECONOMIA POLÍTICA - O que vem a ser?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ECONOMIA POLÍTICA
O que vem a ser?
É mister primeiramente destacar que não existe economia que não seja política. Os esforços da escola neoclássica tentaram fazer da Economia uma ciência pura, desvirtuada de seu aspecto social e político, por meio de complexos cálculos matemáticos que pretendem ter respostas para todas as questões da produção e distribuição dos bens materiais, tendo como base as leis da oferta e da demanda e como esperança divina da resolução de todos os problemas, a mão invisível de Adam Smith.
As crises periódicas por que tem passado o capitalismo, mostraram – em graus diferentes – a inviabilidade do modelo neoliberal e o fracasso dos teoremas matemáticos que visavam ter respostas para tudo. Transpareceu ao longo da história a necessidade de se ver a economia não como uma ciência pura, livre das determinações sociais que estão inseridos os diferentes indivíduos, mas como uma ciência que tem sim determinantes políticos que a movem. As formas de poder que foram consolidadas, refletiram nas diferentes tomadas de decisões econômicas em que, na maioria das vezes, as camadas sociais mais pobres saem prejudicadas.
Portanto, destaco que a Economia sempre foi política, entretanto, o modo de pensar dominante, aliado aos interesses hegemônicos da busca constante pela valorização do capital através de extração de mais-valia, tentaram retirar da ciência econômica tal termo, escamoteando a importância que se tem discutir tal ciência, levando em conta os interesses antagônicos das diferentes classes que estão em luta ( hoje, predominantemente, capitalistas e assalariados). Tentando transparecer que a “Economia” poderia ser uma ciência que estava acima das classes e que simplesmente buscava um melhor convívio social, contribuíram pra manter o status quo corroborando com a exploração do trabalho por capitalistas (detentores dos meios de produção) que se dá através da predominância do trabalho geral abstrato que gera valor de troca. 
Dito isto, pode-se dizer que Economia Política é a ciência que trata do modo como os indivíduos produzem, distribuem e consomem a produção material, fruto da interação destes mesmos indivíduos com a natureza, por via do trabalho. É, realmente, de forma sintética, o estudo da produção material de vida dos indivíduos em sociedade.

Outros materiais