Buscar

DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS FLUIDOS E APLICAÇÃO DA TEORIA DOS ERROS

Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICA
DETERMINAÇÃO DAS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS FLUIDOS E APLICAÇÃO DA TEORIA DOS ERROS
INTRODUÇÃO
O presente trabalho descreve atividades desenvolvidas no laboratório referente a disciplina de mecânica dos fluidos. Buscou determinar as propriedades físicas dos fluidos água e álcool. As propriedades físicas determinadas foram peso específico, massa específica, peso específico aparente e massa específica aparente. Por meio dos resultados obtidos foi aplicado a teoria dos erros. 
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O fluido é uma substância que não tem uma forma própria, assume o formato do recipiente ainda pode-se definir como qualquer tipo de matéria com pouca resistência à deformação, podendo ser líquido, gás ou vapor.
Trata-se de uma substância que se deforma continuamente sob a ação de uma força tangencial (cisalhante), por menor que seja esta força. O fluido tem a propriedade de escoar. Fluidos podem se apresentar como líquidos (água, gasolina), gás (ar, oxigênio, hidrogênio) ou como uma combinação de líquido e gás (vapor úmido).
Algumas propriedades são fundamentais para a análise de um fluido e representam a base para o estudo da mecânica dos fluidos. Essas propriedades são específicas para cada tipo de substância avaliada e são muito importantes para uma correta avaliação dos problemas normalmente encontrados na indústria. As propriedades são características dos fluidos dependendo do estado que estes se encontram, essas propriedades variam.
Peso especifico (): é a relação entre o peso de um fluido e volume ocupado, seu valor pode ser obtido pela aplicação da equação a seguir. 
 =
A unidade de peso específico no Sistema Internacional de medidas e N/m³. Nota-se ainda que existe uma relação entre a massa especifica de um fluido e o seu peso específico, e assim pode-se escrever que: 
						 =
Massa específica (): Representa a relação entre a massa de um determinado fluido e o volume ocupado por ele. A massa específica pode ser quantificada através da aplicação da equação a seguir. 
=
No Sistema Internacional (SI), a massa específica é quantificada em quilogramas (kg) e o volume em m³, assim, a unidade de massa especifica é Kg/m³.
Peso específico aparente (R): Representa a razão entre o peso específico do fluido e o peso da água (fluidos líquidos), ou do ar (fluidos gasosos). Como peso específico é a relação entre dois pesos específicos, o mesmo é um número adimensional, ou seja, não contempla unidades. 
R= ou R=
Massa específica aparente (R): Representa a razão entre a massa específica do fluido e a massa específica da água (fluidos líquidos), ou do ar (fluidos gasosos). Como a massa específica é a relação entre duas massas específicas, a mesma é um número adimensional, ou seja, não contempla unidades.
R= ou R=
A literatura disponibiliza os valores tabelados das propriedades físicas dos fluidos como mostra a tabela a seguir. 
No experimento realizado foram feitos vários ensaios, em cada um deles obtivemos um valor diferente para a massa de água e álcool, essa diferença “advém das características dos equipamentos utilizados na sua de determinação e do operador”. 
Existem dois tipos de erros comuns em experimentos, segundo Profa. Msc. Terezinha Saes de Lima, os erros estatísticos, que são variações aleatórias nas medições, causados por algum evento inesperado, como uma corrente de ar; e os erros sistemáticos, que sempre estão presentes, mesmo que se repitam as medições, são causados por erros na calibragem dos instrumentos ou por fatores do ambiente, como temperatura e pressão.
O procedimento adequado para analisar os erros estatísticos é efetuar várias medições de uma mesma grandeza, nas mesmas condições. A melhor estimativa do valor da sua grandeza, é a sua média, onde temos uma confiança maior que uma única amostra. 
Para estimar o erro dessa amostra, temos uma incerteza média das medições individuais, conhecida com desvio padrão da amostra e é calculada da seguinte maneira:
Após o cálculo do desvio padrão da amostra, podemos calcular o desvio padrão médio, por meio do qual teremos uma incerteza média entre os valores obtidos nos experimentos. É calculado da seguinte forma:
Após calculada, essa incerteza média é considerada para sabermos o resultado médio final, que será representado por:
METODOLOGIA
Os equipamentos utilizados foram: pipeta, Erlenmeyer, pera, Becker, Pisseta, balão volumétrico e balança graduada.
O primeiro procedimento do ensaio foi medir a massa do Erlenmeyer e balão volumétrico. 
Para a água primeiro inseriu 100 mililitros de substância no recipiente com a auxilio da pisseta e então foi medido a massa. O procedimento foi repetido 14 vezes para a substância.
Para o álcool foi inserido 100 mililitros no balão volumétrico com auxilio da pipeta e da pera e posteriormente medido a massa. Repetiu 12 vezes o procedimento.
Em uma tabela foram anotados os dados à medida que terminava cada procedimento (Tabela I). Com o auxílio do software Excel todos os dados foram tabulados.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Tabela I - Experimento com a substância água.
Na tabela I estão os dados e os resultados obtidos das propriedades físicas da água. Observa-se que os valores de peso específico, massa específica, peso específico aparente e massa específica aparente da água obtidos com o experimento ficaram bem próximos do valor determinado na literatura. 
Tabela II - Experimento com a substância álcool.
Na tabela II estão os dados e os resultados obtidos das propriedades físicas do álcool. Observa-se que os valores de peso específico, massa específica, peso específico aparente e massa específica aparente do álcool obtidos com o experimento ficaram bem próximos do valor determinado na literatura. 
REFERÊNCIA
Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Introdução a teoria de erros. Disponível em: https://educacaoespacial.files.wordpress.com/2010/10/erros.pdf.
UNESP. Teoria dos erros. Disponível em: http://wwwp.fc.unesp.br/~malvezzi/downloads/Ensino/Disciplinas/LabFisI_Eng/ApostilaTeoriaDosErros.pdf.

Continue navegando