Buscar

Resumo Ondas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cápitulo VII – Ondas
Ondas são perturbações periódicas no tempo e oscilante no espaço. É também um modo de transferência de energia sem transferência de matéria, ou seja, consiste em uma perturbação periódica, que se propaga em um meio material ou no espaço.
Toda vez que um determinado corpo transfere energia para um meio, esse corpo produz uma perturbação – alteração das características de um determinado meio físico – que se propaga para todas as direções desse meio. Já quando há propagação tem o ato ou efeito de se mover e se espalhar no espaço.
O deslocamento transversal é um deslocamento cujo sentido é perpendicular em relação a determinado referencial. O deslocamento longitudinal é o deslocamento cujo sentido é paralelo em relação a determinado referencial.
A quantidade de movimento (energia) de um corpo que se choca com um meio elástico determina, nesse meio, tanto o número de ondas por unidade de tempo como a amplitude dessas ondas. A quantidade de movimento de um corpo que se choca com um meio elástico não determina a velocidade de propagação da onda. O que determina a velocidade de propagação de uma onda são as características intrínsecas do meio.
As principais características de uma onda, as quais definem seu comportamento:
Velocidade da onda: distância percorrida pela onda por unidade de tempo.
Frequência: número de perturbações por unidade de tempo.
Amplitude: intensidade de cada perturbação (altura da onda).
Comprimento de onda: distância ente duas perturbações (medida pela distância entre duas cristas).
Velocidade de propagação: distância percorrida pela perturbação (no sentido da propagação) por unidade de tempo. Depende simultaneamente da frequência e do comprimento da onda.
Ondas sonoras são ondas mecânicas produzidas pelo som. As ondas podem ter sua propagação unidimensional – que se propaga em uma única dimensão do espaço -, bidimensional – que se propaga em duas dimensões do espaço -, e propagação tridimensional – que se dá nas três dimensões do espaço.
Nem sempre ondas que se propagam precisam ser monótonas e idênticas. Uma grande variabilidade de padrões de frequência e amplitude pode se somar, fazendo surgir um composto complexo de oscilações que, a princípio, parecem caóticas. Esse complexo é chamado de “onda complexa”.
	As ondas se somam e se subtraem, dando origem a uma onda resultante, ou então formando padrões complexos de ondas. Chamamos a interação entre ondas de interferência. Pode ser interferência construtiva que é o fenômeno no qual ocorre sincronização de ondas, ou interferência destrutiva que é o fenômeno no qual ondas em oposição de fase se anulam.
	Existe um fenômeno chamado de sincronização no qual os vales de várias ondas se sobrepõem produzindo uma onda resultante de grande amplitude. O ritmo assincrônico é o que não ocorre sobreposição dos vales das ondas, uma vez que cada uma apresenta suas características próprias, não ocorrendo sobreposição entre elas.
	Espectro é o conjunto de ondas simples que compõem uma onda complexa. Ressonância é a situação na qual um corpo vibra em uma frequência própria, com amplitude acentuadamente maior, como resultado de estímulos externos que apresentam a mesma frequência de vibração do corpo.
	Onda mecânica é aquela que se propaga através de um meio material, por meio do deslocamento de uma perturbação local, e que interfere no estado de movimento das partículas desse meio. A velocidade de propagação das ondas mecânicas é maior nos sólidos do que nos líquidos, e maior nos líquidos do que nos gases. As ondas mecânicas não se propagam no vácuo.
	Dentro das ondas mecânicas, uma das mais comuns é a onda sonora. Os fenômenos sonoros têm características específicas como volume, frequência e timbre. Essas características dos sons têm sua origem nas propriedades físicas das ondas sonoras.
	A intensidade do som é a qualidade do som determinada pela amplitude das ondas sonoras. O volume sonoro é o mesmo que intensidade do som. A altura do som é a qualidade sonora determinada pela frequência das ondas sonoras, quanto maior a frequência da onda, mais agudo será o som percebido. O timbre é a qualidade que permite diferenciar dois sons de mesma altura e mesma intensidade, emitidos por fontes distintas.
	O efeito doppler é o fenômeno no qual ocorre alteração na percepção do som quando este é emitido por uma fonte em movimento. A frequência aparente é a frequência percebida pelo observador.
	Ondas eletromagnéticas são as que se propagam no vácuo, sempre à velocidade da luz. É uma perturbação que se origina da vibração de um campo elétrico e magnético, simultaneamente. No vácuo, as ondas eletromagnéticas sempre se deslocam à velocidade da luz.
	O fóton é a partícula elementar mediadora da força eletromagnética. O fóton também é a quantidade da radiação eletromagnética (incluindo a luz), comportando-se ora como onda ora como partícula.
	Espectro eletromagnético é o intervalo que compreende todas as frequências de ondas eletromagnéticas conhecidas. 
	Luz é o conjunto de ondas eletromagnéticas que podem ser percebidas por meio do sentido da visão. Cor é a qualidade da luz determinada pela frequência das ondas luminosas.
	Luz policromática é a luz composta por ondas luminosas de várias frequências. Luz monocromática é a luz determinada por uma única frequência de onda. Refração é a alteração da velocidade de propagação de uma onda, sendo geralmente acompanhada de uma alteração na direção de propagação, que ocorre quando a onda muda de meio.
	Se misturarmos as luzes das sete cores do arco-íris, teremos como resultante a luz branca, ou seja, cada cor-luz se soma à outra. Chamamos esse fenômeno de síntese aditiva. Nesta síntese ocorre a soma de ondas de diversas frequências. Se pegarmos sete tintas, cada uma de uma cor do arco-íris, e misturarmos todas elas com um pincel, veremos a cor preta, damos a esse fenômeno o nome de síntese subtrativa.

Continue navegando