Buscar

INTRODUÇÃO A FUNDAÇÕES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. INTRODUÇÃO A FUNDAÇÕES
Ruptura do solo de fundação de silos de concreto armado Fonte: Tschebotarioff (1978)
quartzo
EMENTA DO CURSO
calcita
 Introdução ao estudo de fundações;
 Fundações Rasas (blocos, sapatas, vigas, e radiers);
 Fundações Profundas (estacas e tubulões);
 Dimensionamento dos diversos tipos de fundações; 
 Cálculos de recalques.
CONCEITOS INICIAIS
Fundação é o elemento ou peça de uma estrutura responsável por transmitir as cargas da estrutura para o terreno. Portanto, a função de uma fundação é transmitir cargas ao terreno, devendo essa transmissão ser feita de forma adequada, ou seja, sem gerar problemas para a estrutura, de qualquer natureza.
 
A questão de conceituar fundação como um elemento de transferência de carga é fundamental, de vez que vários alunos trazem a idéia, errada, de que a fundação deve aguentar ou reter a carga, e não transmitÍ-la ao terreno. A forma adequada de transmissão da carga ao terreno, pela fundação, traduz-se por dois requisitos: (i) segurança com relação à ruptura e (ii) recalques compatíveis com a estrutura. O primeiro conceito significa que o solo de fundação não pode entrar em colapso, ou ruptura. O segundo significa que, mesmo que as cargas a aplicar à fundação apresentem segurança com relação à ruptura, os recalques para as cargas que irão atuar precisam ser compatíveis com aqueles tolerados pela estrutura.
CONCEITOS INICIAIS
O gráfico abaixo, que representaria uma prova de carga, ilustra os comentários do slide anterior.
CONCEITOS INICIAIS
Esses dois requisitos devem ser atendidos por todas as fundações. Cabe ainda lembrar que quando aqui se menciona colapso ou ruptura da fundação, a referência diz respeito ao terreno de fundação e não à estrutura da fundação. 
Naturalmente, a fundação deve atender às exigências de projetos de estruturas quanto ao seu dimensionamento estrutural. Entretanto, vale lembrar que os problemas e acidentes relacionados a fundações são muito mais relativos ao terreno de fundação do que à estrutura da fundação.
TIPOS DE FUNDAÇÕES
Segundo a NBR 6122:
1. Fundação superficial (rasa ou direta): elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões distribuídas sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.
TIPOS DE FUNDAÇÕES
TIPOS DE FUNDAÇÕES
TIPOS DE FUNDAÇÕES
2. Fundação profunda:elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, devendo sua ponta ou base estar assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo 3 m. Neste tipo de fundação incluem-se as estacas e os tubulões.
 
halita
TIPOS DE FUNDAÇÕES
 
halita
TIPOS DE FUNDAÇÕES
BIBLIOGRAFIA
Notas de Aula – Curso de Fundações, Prof. Fernando Artur Brasil Danziger – Escola Politécnica – UFRJ
FUNDAÇÕES – VOLUME 1..Dirceu de A. Velloso e Francisco de
R. Lopes. Editora Oficina de Textos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais