Buscar

DIABETES MELLITOS I E II

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU
FOZ DO IGUAÇU 04/04/2016
 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU
PRIMEIROS SOCORROS
Farmácia 2016
 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU
 DIABETES 
 (HIPOGLICEMIAS E HIPERGLICEMIAS)
 Aluna: Claudinéia Lima de Souza
Farmácia 2016
INTRODUÇÃO
Parte importante da gestão da diabetes é verificar o nível de glicose no sangue frequentemente. Com os testes capilares de glicemia (ponta de dedo) saberá quando será necessário tratar sua diabetes.
Hipoglicemia: você deve verificar se seu nível de glicose no sangue está de acordo com as metas determinadas pelo seu médico. Caso perceba que seu nível de glicose está baixando, faça imediatamente o teste de glicemia. Constatando estar com hipoglicemia, deverá tratá-la rapidamente.
Hiperglicemia é o termo técnico para glicemia elevada (alto nível de açúcar no sangue). Glicemia alta acontece quando o corpo tem muito pouca insulina ou quando o corpo não consegue utilizar a insulina adequadamente.
A hiperglicemia é a causa principal de complicações diabéticas e acontece de tempos em tempos, para todas as pessoas que têm diabetes.
É importantíssimo verificar os níveis de glicose no sangue para determinar quando o seu nível é alto e fora da meta ideal.
Apresento neste trabalho a forma de prevenção, causas, sintomas, consequências e tratamentos. Mostrarei também os diferentes tipos de diabetes. Inclusive o que desenvolve em gestantes. Uma pequena demonstração de como medir a taxa de açúcar no sangue através de aparelho e fita de precisão.
1-Diabetes
Diabetes é considerada uma doença crônica, caracterizada pelo aumento persistente do nível de açúcar no sangue. Não possui cura porem pode ser controlado através de uma alimentação balanceada, medicamentos e principalmente com aplicação de insulina.
2-Consequências da doença
A falta de controle em relação ao diabetes ou até mesmo um tratamento mal administrado pode acarretar vários riscos a saúde e levar o paciente até mesmo a morte. Em alguns casos pode acarretar a cegueira, insuficiência renal, má circulação, amputações e problemas de coração. O controle inadequado da doença aumenta o risco de ocorrerem estas complicações.
3-Quais são os tipos de diabetes
Identificada como diabetes tipo 1, considerada uma doença genética que se manifesta em crianças, jovens e adultos; podendo aparecer em qualquer idade. É resultado de destruição de células do pâncreas pelos anticorpos produzidos pelo próprio organismo.
Diabetes tipo 2, esta categoria acomete a maioria dos paciente, principalmente adultos a partir dos 50 anos, com excesso de peso. A instalação do diabetes tipo 2 é lenta e silenciosa. Pode ocorrer devido a resistência á insulina, ou seja, o organismo produz a insulina , mas as células do corpo não a reconhecem; ou por baixa produção onde o organismo produz insulina, mas não é suficiente.
As gestantes também devem ficar atentas ao diabetes gestacional, que na maioria das vezes, é provocado pelo aumento excessivo de peso da mãe. É importante procurar sempre a orientação médica para o tratamento correto e adequado para seu tipo de diabetes.
4-Sintomas do diabetes
- Vontade de urinar diversas vezes
- Fome frequente
- Sede constante
- Perda de peso
- Fraqueza
- Fadiga
- Infecções constantes
5-Principais fatores de risco
- Idade maior de 45 anos
- Obesidade
- Sedentarismo
- Histórico familiar
6-O diabetes quando não tratado pode causar
- Cegueira
- Insuficiência renal
- Má circulação
- Amputações
- Problemas de coração
7-As diferenças entre hipoglicemia e hiperglicemia
A hipoglicemia e a hiperglicemia são algumas complicações agudas em relação ao diabetes. Sendo que a hipoglicemia refere-se ao nível baixo de açúcar no sangue, devido à má administração da insulina geralmente em excesso, pouca alimentação, refeições ou lanches feitos muito além do horário devidamente adequado ou até mesmo excesso de atividade física.
É muito importante aprender a identificar os fatores que causam a crise de hipoglicemia, e tratar imediatamente, pois ela tem início súbito.
Sintomas da hipoglicemia:
-Calafrios
-Cansaço
-Taquicardia
-Sudorese
-Mau humor
-Dor de cabeça
-Visão turva
-Dormência nos lábios e língua
-Desmaio
-Pele fria, pálida e úmida.
Na hiperglicemia, contém características pela quantidade exagerada de açúcar no sangue, é causada pela dosagem a menos de insulina, ingestão de alimentos que aumentam a taxa de hiperglicemia no sangue. 
Sintomas da hiperglicemia: 
Já na hiperglicemia, os sinais e sintomas aparecem aos poucos, até mesmo notados apenas em situações externas.
Sintomas da hiperglicemia:
-Cansaço
-Fraqueza
-Urinar muito
-Muita sede
-Visão turva
-Sonolência 
-Tontura
-Pele e boca secas
Evite alimentos muito doces.
8-Tratamento
Pacientes com crise de hipoglicemia devem fazer o teste de glicemia capilar para sua confirmação, se por ventura não for possível, deve-se ingerir alimentos doces de fácil absorção imediatamente. Por exemplo: refrigerante comum, balas, mel tudo isso em doses pequenas.  .
Se não melhorarem os sintomas após 15 minutos, ingerir um pouco mais destes alimentos e peça ajuda. Pois o paciente pode vir a desmaiar. Se chegar a este ponto, você precisará de tratamento imediato, através de injeções de glucagon ou tratamento de emergência em um hospital.
Crise de hiperglicemia é primordial fazer o teste de glicemia capilar para confirmar a suspeita. E se possível procurar imediatamente um posto de saúde, hospital ou serviço médico, este quadro não tratado pode evoluir e agravar o paciente colocando sua vida em risco.
9-O que vem a ser o teste de glicemia capilar?
É uma forma muito eficaz; rápida e prática para se fazer o controle da taxa de açúcar no sangue, pois o resultado é analisado instantaneamente. Este teste pode ser realizado a qualquer momento, mas em geral são indicados logo pela manhã, em jejum, ou antes das refeições, e também duas a três horas após as refeições e até mesmo antes de dormir.
10-Resultados normais:
-Glicemias em jejum entre 70 a 130 mg/dl
-Glicemias pós-prandiais, ou seja, após as principais refeições: até 180 mg/dl
-Resultados baixo de 60 mg/dl são considerados hipoglicemia 
-Acima de 140 mg/dl duas horas pós-prandiais são consideradas hiperglicemias.
11-Passo a passo para medir a taxa de açúcar no sangue
Material: aparelho, fita, lanceta, algodão e álcool.
Calibrar o aparelho adequando a fita específica
Lavar as mãos com água e sabão
Completar a limpeza com álcool. 
Higienizar com algodão e álcool o local onde ocorrera o furo, seque bem com a parte seca do algodão.
Deixe a mão pendurada para baixo para cumular o sangue na extremidade.
Aperte o dedo abaixo do local a ser picado, até obter gota de sangue.
Coloque a gota de sangue na fita de acordo com a orientação do fabricante do aparelho
Pressione o local picado com o auxilio do algodão até que pare de sangrar.
12- Os três maiores nutrientes da nossa alimentação são:
Carboidratos (glicídios);
Proteínas;
Lipídeos (gorduras).
Todos formam glicose no nosso organismo.
100% dos carboidratos ingeridos formam glicose;
35% das proteínas formam glicose;
10% das gorduras ingeridas irão formar glicose.
 Para manter a taxa de açúcar ou glicemia constante no sangue é necessária uma unidade de insulina para cada 15g de carboidrato.
O esquema abaixo simplifica a função da insulina:
	
13-Os glicídios podem ser divididos em três grupos:
1) Monossacarídeos - são os açúcares simples, que não necessitam sofrer qualquer transformação para serem absorvidos pelo organismo. Exemplo:
Glicose, dextrose - é encontrada no milho, na uva, no mel e em certas raízes;
Frutose - é o açúcar das frutas;
Galactose - faz parte da lactose.
2)
Dissacarídeos - são os açúcares duplos ou combinações de açúcares simples. Temos nesse grupo:
Sacarose {glicose + frutose} - é encontrado no açúcar de cana, da beterraba açucareira e no mel;
Lactose {glicose + galactose} - é o açúcar do leite;
Maltose {glicose + glicose} - é o açúcar do malte e da cevada.
3) Polissacarídeos - são os carboidratos mais complexos compostos de muitas unidades de monossacarídeos. São eles:
Amido - encontra-se armazenado nas sementes, nas raízes, nos tubérculos, nas frutas, no caule e folhas de vegetais;
Pectina - não é digerível e encontra-se nas frutas;
Celulose - é um polissacarídeo resistente às enzimas digestivas, mas podem sofrer ação das bactérias intestinais;
Glicogênio - é a forma sob a qual a glicose se armazena no organismo humano. 
14-A principal função dos glicídios é proporcionar energia.
E isso só acontece se tiver insulina. De 50 a 60% do Valor Energético Total (VET) diário, ingerido por um indivíduo, devem ser compostos de glicídios. Dez a 15% de proteínas e menos de 30% de lipídeos. Temos, então, um total igual a 100%. Isto é uma alimentação equilibrada, balanceada que todo ser humano necessita. Inclusive o portador de diabetes.
Em um VET de 2 mil kilocalorias diários, 300 gr são de glicídios que deverão ser distribuídos ao longo do dia em cinco ou seis refeições diárias. Tudo para não se ter muito mais glicídios em uma refeição do que em outra. E respeitar também o esquema de insulinização e ou hipoglicimiante oral adotados, a fim de evitar flutuações na glicemia.
Se privilegiar-se o uso de glicídios de rápida absorção, será necessário o uso de insulina de ação rápida. Caso contrário, a glicemia sobe (hiperglicemia) e a insulina engorda, não valendo a pena usar glicídios de rápida absorção. Este exemplo é válido em tese, mas não aplica na prática.
Se usar mais glicídios do que se deve (acima de 50% a 60%), ele será estocado como gordura, causando um aumento de peso. Cria-se um desequilíbrio alimentar que irá repercutir na saúde do indivíduo.
É importante lembrar que a alimentação deve ser adequada em micronutrientes (vitaminas, minerais e oligoelementos). Esse equilíbrio não pode ser rompido.
Como vimos, não se trata do pode comer e do não pode comer e, sim, de selecionar alimentos para uma alimentação quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, além de harmoniosa em seus componentes.
15-Considerações finais
Hipoglicemia acontece de tempos em tempos, para todos que tem diabetes.
É importante tratar a hipoglicemia rapidamente, porque a hipoglicemia pode piorar e você poderá passar mal. Se chegar a este ponto, você precisará de tratamento imediato, através de injeções de glucagon ou tratamento de emergência em um hospital.
Se você sentir que está entrando em hipoglicemia, mas por algum motivo não puder verificar imediatamente, lembre-se de uma regra muito simples: consumir doces imediatamente.
Uma série de fatores que podem causar a hiperglicemia:
Se você tem o tipo 1, você pode não ter se injetado insulina suficiente.
Se você tem o tipo 2, o corpo pode ter insulina suficiente, mas não é tão eficaz como deveria ser.
Você comeu mais do que programou ou praticou menos exercício do que planejou.
Você tem o estresse de uma doença, como um resfriado, uma gripe ou uma virose.
Você passa por outras formas de stress, tais como conflitos familiares, escolares ou problemas de namoro.
A hiperglicemia pode ser um problema sério se você não tratá-la, por isso é importante tratar logo que detectá-la. Se você deixar de tratar a hiperglicemia, uma condição chamada cetoacidose (coma diabético) poderá ocorrer. A cetoacidose se desenvolve quando o organismo não tem insulina suficiente. Sem insulina, o organismo não consegue utilizar a glicose como combustível, passando a quebrar as moléculas de gordura para gerar energia.
Quando seu corpo quebra as gorduras, resíduos chamados cetonas são produzidos. Seu corpo não pode tolerar grandes quantidades de cetonas e vai tentar se livrar delas através da urina. Infelizmente, o corpo não pode liberar toda a cetona que se acumula no sangue, podendo levar a cetoacidose.
Cetoacidose é risco de vida e precisa de tratamento imediato. 
Mude o seu estilo de vida. Fique mais ativo e siga o programa alimentar prescrito pela nutricionista.
Brasil é o quarto país com maior número de portadores de diabetes no mundo
Segundo a Federação Internacional de Diabetes, o Brasil possui 13,4 milhões de portadores de diabetes entre os 20 e os 79 anos de idade. Isso faz do país o quarto do mundo com maior prevalência da doença. Os dados fazem parte da mais recente edição do Atlas da entidade, divulgado no final de 2012.
Ainda segundo o Atlas da Federação Internacional de Diabetes, no mundo todo são quase 400 milhões de pessoas com a doença na mesma faixa etária e a tendência é de crescimento. Infelizmente, segundo os dados divulgados, 50% dessas pessoas desconhecem tal condição, o que inviabiliza o tratamento precoce.
O país com maior número de portadores de diabetes é a China, com 92,3 milhões, seguida por Índia (63 milhões) e Estados Unidos (24,1 milhões).
A diabetes é uma doença crônica que mata mais que acidentes de transito. E quatro vezes mais que a AIDS.
O grito de conscientização para todo cidadão será um meio de combater este grande vilão que assola silenciosamente todo o mundo. A prevenção e o controle da doença é o princípio de uma vida estabilizada, normal e saudável.
16-BIBLIOGRAFIAS
https://www.google.com.br/search?q=foto+de+aparelho+para+medir+diabete&safe=active&espv=2&biw=1360&bih=643&tbm=isch&imgil=IBPPBnKZNiuqpM%253A%253Bxqt095QIvhqZTM%253Bhttp%25253A%25252F%25252Fwww.cliquefarma.com.br%25252Fblog%25252Faparelhos-de-glicemia%25252F&source=iu&pf=m&fir=IBPPBnKZNiuqpM%253A%252Cxqt095QIvhqZTM%252C_&usg=__zz4gyHBWMaDCmP-1uDiZCfqQGKE%3D&ved=0ahUKEwiv8Nyo-fTLAhXFIZAKHVbVCP8QyjcIMQ&ei=KlkCV6-zOMXDwATWqqP4Dw#imgrc=U8e8qOFpXiNRJM%3A
http://www.minhasaudehapvida.com.br/%20%20http:/www.minhasaudehapvida.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=60:saiba-quais-sao-os-tipo-de-diabetes&catid=14&Itemid=111
http://www.minhasaudehapvida.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=66:diet-x-light-saiba-qual-o-melhor-pra-voce&catid=21&Itemid=123
http://www.tiojuliao.com.br/Bet_Balanca/Dicas_de_Nutricao/nut32.php
http://adies.com.br/site/a-diabetes/hipoglicemia-e-hiperglicemia/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais